Estudo de caso: conheça a cultura organizacional na Netflix

cultura organizacional na netflix

A cultura organizacional da Netflix ‒ plataforma de streaming com 221,6 milhões de assinantes no mundo ‒ é marcada pela liberdade e autonomia do colaborador. Desse modo, a empresa estimula o funcionário a criar, mas com responsabilidade. Não há regras, mas sim busca por resultados.

Confira neste estudo de caso o que a própria empresa diz sobre a sua cultura organizacional, a sua história de superação diante de um novo perfil de consumidor e as suas diretrizes para com as equipes espalhadas por diversas partes do mundo.

Mas antes vamos lembrar que a empresa apresentou uma queda no faturamento no início de 2022, provocando várias demissões. 

Pela primeira vez em 10 anos, a plataforma perdeu 200 mil assinantes, levando os investidores a tirar o dinheiro da empresa. Consequentemente, as ações da empresa caíram 70%. 

Assim, as demissões atingiram 3% do total de 11 mil funcionários que atuam em tempo integral, principalmente nos Estados Unidos. 

No entanto, a empresa continua contratando em terras brasileiras, como pode ser conferido no site

De entrega de DVD pelo correio até o streaming 

A Netflix foi fundada em 1997 por Marc Randolph e Reed Hastings na Califórnia, Estados Unidos. 

Na época, as famílias se divertiam vendo filmes em videocassetes com fitas VHS. Porém, em 1997, eis que surgiu uma nova tecnologia mais compacta e com alta qualidade: o DVD

Como Marc já tinha interesse em trabalhar com locação de filmes a distância, ele percebeu que o transporte de fitas VHS não daria certo, pois o material era muito frágil. 

Entretanto, com o DVD, ele teve a ideia de entregar o material pelo correio. Assim, fundou a Netflix com um investimento inicial de US$ 2,5 milhões. Nascia então a primeira plataforma de aluguel de DVD contratada pelos clientes através da internet. 

Havia pagamento de aluguel, com taxas e prazos parecidos com os adotados pela sua concorrente, a Blockbuster. 

O negócio cresceu, até que em 2010 a Netflix abriu seu serviço de streaming de forma independente do aluguel de DVD. 

Três anos depois, a empresa já contava com 33 milhões de assinantes e, em pouco tempo, o serviço já estava disponível em 40 países. O lançamento no Brasil ocorreu apenas em 2011. 

Hoje a empresa está sediada em Los Gatos, uma vila com 29 mil habitantes na Califórnia. Há um escritório em Alphaville, São Paulo. 

Pontos principais da cultura organizacional na Netflix 

No RH convencional se costuma trabalhar com regras: horários, metas, fluxos de trabalho e outros procedimentos. Mas numa cultura organizacional moderna e visionária como a da Netflix não existem regras, mas sim foco nos resultados. 

A cultura organizacional da Netflix prega a liberdade e a responsabilidade. Normalmente, os líderes definem as metas e as repassam aos funcionários que se encarregam da sua parte. 

Assim, o cenário é favorável à criação. Afinal de contas, equipes que trabalham muito focadas nas regras e sem autonomia podem ficar desmotivadas. 

A cultura de feedbacks também está presente. Porém, ela prioriza as relações entre as pessoas dos diferentes times e não é conduzida somente pelo líder da área. Faz-se, portanto, uma avaliação 360º onde os colaboradores podem analisar quem faz parte da sua rotina. 

Veja um resumo da cultura organizacional extraído da própria página da Netflix: 

  • Incentivamos funcionários(as) a tomar decisões;
  • Compartilhamos informações de forma aberta, ampla e consciente;
  • Temos uma comunicação sincera e direta;
  • Mantemos apenas pessoas altamente eficazes;
  • Evitamos regras.

Soft skills mais valorizadas na cultura organizacional da Netflix 

Como a empresa cobra resultados e não o cumprimento de regras, além de manter apenas pessoas altamente eficazes, como você viu anteriormente, as soft skills ganham uma posição de destaque. 

Desse modo, a Netflix possui certos comportamentos que ela valoriza bastante e que, certamente, estarão no job description. Confira quais são eles

Discernimento

A empresa valoriza funcionários com visão de futuro, que “gastam o dinheiro dos assinantes com sabedoria”. 

Generosidade

A Netflix dá valor aos funcionários humildes, que sabem reconhecer uma grande ideia. Além disso, aqueles que sempre têm tempo para ajudar os colegas. 

Coragem

Tomar decisões difíceis e com rapidez. Além disso, não ter medo de ficar vulnerável em algumas situações. Acima de tudo, dar e receber feedback de colegas de todos os cargos. 

Comunicação 

Você pensa e escreve de modo conciso e coerente? Além disso, você adapta a sua comunicação com pessoas diferentes de você (seja devido ao idioma ou a cultura)? Essa é uma skill bastante valorizada pela cultura organizacional da Netflix, principalmente pelo fato dela ter equipes espalhadas em vários países. 

Inclusão 

Deve-se ter respeito no tratamento às pessoas, seja de cargos diferentes, culturas, origens, identidades e valores. Também é preciso agir caso alguém seja destratado na sua frente. 

Integridade

Uma pessoa íntegra, para a Netflix, é aquela que age com sinceridade e transparência. Enfim, se remete também a pessoas que admitem seus erros e compartilham o que aprendeu. 

Paixão

A cultura organizacional na Netflix destaca a paixão dos funcionários em trabalhar com orgulho de entreter o mundo. Com foco na excelência, cada pessoa deve servir de inspiração para as demais. 

Inovação

Ideias com impacto, flexibilidade para prosperar em uma organização que está evoluindo e a vontade de reduzir complexidades. Estas e outras devem ser as diretrizes dos funcionários para trabalhar em uma empresa inovadora como a Netflix.

Curiosidade

Um dos aspectos valorizados é a curiosidade, que nos faz enxergar padrões e conexões onde a maioria das pessoas não vê. Além disso, entender os desejos dos assinantes. 

Pertencimento e responsabilidade 

Se no corredor da sua empresa você visse um papel jogado no chão, você iria ignorar ou recolher e colocar no lixo? 

Em muitas empresas, as pessoas ignoram o lixo no chão porque, afinal de contas, não é sua função pegar. 

Entretanto, a cultura organizacional da Netflix se concentra, justamente, nas pessoas que recolhem o papel, pois o objetivo é mostrar que o funcionário deve ter noção de pertencimento e responsabilidade na empresa. 

É claro que o papel no chão é apenas uma metáfora. Mas expressa a necessidade desse tipo de atitude no profissional que trabalha na Netflix. 

Se você quer construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira ou atribua-lhes

tarefas e trabalho, mas sim ensine-as a desejar a infinita imensidão do oceano.

Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe.

Conclusão

Neste estudo de caso, você viu a cultura organizacional na Netflix. Mas aproveite para rever também os estudos de caso do Airbnb e do Spotify.

Um dos aspectos mais importantes para fortalecer a cultura organizacional é fazer um processo de recrutamento alinhado ao fit cultural. Por isso, veja as soluções da Coodesh para empresas de tecnologia.

Cadastre-se agora mesmo. Conheça os nossos recursos no plano gratuito e comece a avaliar, recrutar e testar desenvolvedores remotos para a sua empresa.

cultura organizacional no airbnb

Estudo de caso: conheça a cultura organizacional no Airbnb

como dominar o git

Veja as melhores práticas de como dominar o Git