Como calcular o índice turnover e qual é a média nas empresas?

índice turnover

O índice turnover é um termômetro para identificar o sucesso da sua empresa perante os funcionários. Ele pode ser saudável porque oxigena a organização com novas pessoas e visões. Mas se estiver muito alto, vai acender o sinal de alerta e exigir providências. Então, como identificar esse indicador e como saber se ele está dentro da média do mercado? Veja neste conteúdo tudo sobre a rotatividade de colaboradores. 

Já se foi o tempo em que as pessoas passavam a vida toda numa empresa e só saíam quando se aposentavam. Hoje é esperado que o profissional passe por várias empresas e, assim, desenvolva novas skills. 

Mas para a empresa, cada entra e sai de colaborador impacta na produtividade, nos custos de recrutamento e no clima organizacional, pois um funcionário que pede demissão estimula outros colegas a fazerem o mesmo se estiverem descontentes com a organização.

Então, como você do RH pode acompanhar esses dados e garantir melhor desempenho à empresa? Veja a seguir. 

O que é índice turnover e quais os tipos? 

Turnover, em português, significa renovação. Mas no meio corporativo, ele representa a rotatividade de funcionários. 

Portanto, o indicador mede o número de empregados que entram e saem de uma empresa em um determinado período de tempo. 

Existem vários motivos para o desligamento de um funcionário. Sendo assim, entenda os principais tipos de índice turnover a seguir. 

  • Voluntário: ocorre quando o colaborador pede demissão;
  • Involuntário: quando a empresa demite o funcionário, seja com ou sem justa causa, por baixa produtividade, falta de alinhamento ou reestruturação da empresa; 
  • Funcional: é o desligamento de funcionários com baixo desempenho; 
  • Disfuncional: envolve a demissão de colaboradores difíceis de repor ou que representam grupos de diversidade, como mulheres, pessoas pretas, integrantes da comunidade LGBTQIAP+, entre outros. 

Como medir o índice turnover? 

Para medir o índice turnover, você precisa do: 

  • Número de pessoas que entraram na empresa;
  • Quantidade de pessoas que foram desligadas; 
  • Total de funcionários ativos (incluindo CLT e PJ). 

Assim, com os números em mãos, relacionados a um determinado período (1 ano, por exemplo), faça a seguinte operação: 

  • Some o número de funcionários admitidos e de funcionários demitidos;
  • Divida o resultado por 2;
  • Pegue o resultado da operação acima e divida sobre o total de funcionários ativos;
  • Agora multiplique o resultado por 100 e obtenha o índice turnover.

Ideal 

Não existem números recentes do índice turnover, mas uma pesquisa feita entre 2012 e 2014 pelo centro de pesquisa Robert Half mostrou que a média mundial é de 38%. A pesquisa ouviu 1.775 diretores de RH do mundo, sendo 100 brasileiros. 

No entanto, especialistas apontam que o ideal é ter uma média de 5% a 10% na organização. Além disso, é importante considerar a realidade do seu mercado. 

O que causa o aumento do índice turnover? 

Mas por que há empresas com alto e outras com baixo índice? Confira o que leva a esses números. 

Baixa remuneração 

As empresas precisam estar conectadas ao mercado no quesito salários. Sendo assim, é muito importante que ela pratique salários compatíveis com o mercado. Do contrário, poderão ter funcionários por um curto período de tempo. 

Aliás, diferenças salariais grandes, internamente, também afastam bons funcionários, que podem se sentir desvalorizados e procurar outro emprego. 

Falta de plano de carreira 

Quando um funcionário não consegue visualizar seu futuro dentro da empresa, a chance dele sair dela é muito maior. Nesse sentido, configure um plano de carreira, com feedbacks e avaliações periódicas, estimulando os talentos a permanecerem na empresa. 

Ausência de metas claras 

O funcionário não encontra sentido nas metas determinadas para serem cumpridas pela empresa. Assim, não se sente motivado em continuar produzindo todos os dias. Além disso, a falta de um feedback qualificando mostrando o porquê o colaborador não atingiu as metas do setor também servem como desestimuladores. 

Falta de identificação com a cultura organizacional 

Outro ponto fundamental é a cultura organizacional, que é o modo como a empresa se posiciona no mercado e conduz as suas tomadas de decisões. Desse modo, quando o colaborador não se identifica com a cultura da empresa, a tendência é que ele permaneça o tempo mínimo no local. 

Problemas com as lideranças 

Um dos motivos campeões do índice de turnover é a liderança fraca ou um método de administração arcaico, com muitas cobranças e falta de empatia. Portanto, o líder consciente do seu papel consegue despertar as habilidades do colaborador e, assim, desenvolver a empresa.  

Estresse no trabalho 

Empresas que não têm um ambiente psicologicamente saudável não conseguem reter talentos. Dessa maneira, é importante que as lideranças saibam identificar pontos falhos na comunicação, nas metas inatingíveis, na sobrecarga de trabalho, entre outros aspectos que possam estar aumentando o estresse do trabalhador. 

Qual a importância do recrutamento na redução do turnover? 

Embora o turnover envolva funcionários já contratados e estabelecidos na empresa, é no recrutamento que o cuidado para evitá-lo deve ser adotado. 

Afinal de contas, no recrutamento é possível identificar as skills dos candidatos e as suas pretensões. 

Sendo assim, o recrutamento da Coodesh reúne teste comportamental, desafio técnico e entrevista de fit cultural para identificar se o candidato está alinhado à empresa. 

Dessa forma, a chance de o talento continuar trabalhando por mais anos na organização, bem como subindo degraus no plano de carreira, é muito maior.

Como reduzir o turnover nas equipes de desenvolvedores? 

O índice turnover é uma preocupação de todas as empresas. Entretanto, alguns setores sofrem mais com a rotatividade de funcionários. 

Entre eles está o de TI (Tecnologia da Informação) ou de desenvolvimento. Isso se dá em razão do momento no qual o mercado de trabalho está vivendo. Afinal de contas, há mais vagas abertas do que candidatos para preenchê-las. 

Sendo assim, o desenvolvedor mais experiente pode até escolher onde deseja trabalhar. As empresas têm investido alto em salários de desenvolvedores, porém sempre há uma startup com ofertas melhores. 

Nesse sentido, é muito importante que a organização invista em uma cultura organizacional e outros atrativos, como benefícios corporativos, promoção e desafios que motivem os desenvolvedores.

Conclusão 

Diante disso, é importante que o RH ou Gestão de Pessoas trace estratégias para reduzir o índice turnover e possa, dessa forma, trabalhar com um plano de carreira que seja atrativo para os funcionários.

E lembre-se de dar uma atenção especial ao recrutamento e seleção. Nesse sentido, é importante que você conheça a Coodesh, uma plataforma que certamente será sua aliada. 

Cadastre-se agora mesmo. Conheça os nossos recursos no plano gratuito e comece a avaliar, recrutar e testar desenvolvedores remotos para a sua empresa.

cultura organizacional no spotify

Estudo de caso: conheça a cultura organizacional no Spotify

indicadores de RH

Como começar a implantação de indicadores de RH na minha startup?