Curso de Flutter: veja dicas de escolas on-line para dominar essa tecnologia

escolas de Flutter

O Flutter é uma das tecnologias do futuro para quem deseja seguir a carreira de desenvolvedor Mobile. Isso porque ele é um recurso híbrido em que você pode usar o mesmo código para rodar aplicações nativas em Android e iOS. Entenda neste conteúdo porque ele pode ser vantajoso em relação ao React Native e o Ionic, que são tecnologias parecidas. Além disso, saiba onde fazer curso de Flutter para ter acesso a ótimas oportunidades de emprego. 

Veremos adiante as vantagens e características deste framework, mas antes você precisa saber que o Flutter é uma stack muito utilizada pelos desenvolvedores do Brasil e do mundo. 

Segundo a pesquisa Stack OverFlow de 2021, 13,55% dos desenvolvedores usam essa tecnologia. Além disso, conforme a pesquisa JetBrains 2021 State of Developer Ecosystem, o Flutter é o framework multiplataforma mais popular do mundo. 

Afinal, por que ele é tão importante no contexto do desenvolvimento de aplicativos para dispositivos mobile, web e desktop? Acompanhe este conteúdo até o final. 

O que é Flutter? 

Flutter é um framework lançado pela Google em dezembro de 2018. Algumas versões de teste já haviam sido apresentadas antes. Hoje em dia, o desenvolvedor não precisa se preocupar quanto às atualizações, pois o framework tem o suporte da equipe da Google e, assim, possui releases frequentes. 

Características 

Saiba agora algumas características marcantes desse framework antes mesmo de iniciar seu curso de Flutter

  • Tem o Dart como linguagem base; 
  • É de código aberto, sob a licença da BSD License; 
  • Multiplataforma (roda em Windows, Linux e MacOS); 
  • Ampla adesão com várias comunidades de flutteristas; 
  • Aplicado em big techs como Google, Alibaba, Groupon, Nubank. 

Como o Flutter funciona? 

Como foi dito, o Flutter conta com o suporte da Google, garantindo assim mais qualidade na aplicação, com uma ampla documentação e as informações que o desenvolvedor necessita. 

Portanto, quem está começando a codar em Dart, usando Flutter, já sabe que o código é compilado para a linguagem base do dispositivo, transformando-o em aplicações nativas. 

Seus concorrentes React Native e Ionic têm aplicações semelhantes, entretanto, Flutter utiliza os widgets, que na prática são componentes que dão mais fluidez à aplicação. 

LEIA TAMBÉM

Veja dicas para começar a carreira de desenvolvedor Mobile Flutter

Os desenvolvedores especialistas na tecnologia afirmam que não há um framework melhor que o outro, pois tudo vai depender da adaptabilidade do desenvolvedor. 

A aparente desvantagem de aprender e fazer curso de Flutter para usá-lo no dia a dia da profissão de desenvolvedor mobile é que ele se baseia em Dart, que não é uma linguagem de programação tão popular quanto JavaScript, por exemplo. 

No entanto, a fluidez e alto desempenho dos projetos criados com Flutter são atrativos que fortalecem, dia a dia, este recurso. 

Dicas de curso de Flutter 

Antes de falarmos sobre as dicas de curso de Flutter, é bom lembrar que o desenvolvedor iniciante pode consultar a documentação do framework aqui. Neste mesmo endereço, o interessado encontra várias informações e atualizações do recurso. 

Mas quem depende de um método de estudo mais estruturado e, sobretudo, do certificado para apresentar nos processos seletivos, a dica é se matricular num curso específico. Por isso, acompanhe nossas dicas de curso de Flutter

🔹 Alura 

A Formação em Flutter da Alura ensina o desenvolvedor a criar seu primeiro aplicativo do zero através do curso on-line. Na formação, o estudante vai entender o que é widget, criar layouts, refatorar o código visando o framework em Flutter, entre outros conceitos. 

Além do mais, a formação foi desenvolvida em parceria com os softwares engineer do Nubank, que também utilizam Flutter. Ela contém 11 cursos, vídeos e artigos especializados sobre esta tecnologia.   

🔹 Cubos Academy 

A Cubos Academy oferece o curso de Desenvolvimento Mobile com Flutter. O aluno precisa reservar três horas semanais, aproximadamente, para o curso que ocorre ao vivo três vezes na semana. A escola oferece monitoria ao vivo e correção individualizada de projetos. O desenvolverá aprenderá os principais conceitos de Flutter e terá a chance de testar seus conhecimentos em projetos reais. 

🔹 Cod3r 

A Cod3r disponibiliza o curso “Aprenda Flutter & Dart e construa apps iOS e Android” para o desenvolvedor que deseja mergulhar no universo mobile. Com o conteúdo será possível construir aplicativos móveis nativos e envolventes para os sistemas Android e iOS. Além disso, aprender a usar funcionalidades como o Google Maps, autenticação e câmera do dispositivo. 

🔹 TreinaWeb 

O curso de fundamentos em Flutter da TreinaWeb é voltado para o nível iniciante, prometendo ser um curso bastante completo no quesito conceitos. Assim, o desenvolvedor terá acesso à parte teórica e prática, pois passará por vários exercícios e terá a chance de desenvolver um aplicativo para o seu portfólio. 

🔹 Balta.io

No curso gratuito da Balta.io, chamado “Criando seu primeiro app com Flutter”, o desenvolvedor mobile aprenderá a instalar e configurar o framework em sua máquina, além de desenvolver aplicações. Entre os conceitos expostos no conteúdo estão como utilizar o AVD, widgets, scaffold, componentes fundamentais, utilização de pacotes e muito mais. 

🔹 Udemy 

Um dos cursos de Flutter mais bem avaliados pelos usuários na plataforma Udemy é o de “Responsividade no Flutter com mobile, tablet, web e desktop”. Em 44 videoaulas, o aluno aprenderá os conceitos mais relevantes do framework, adaptar a interface do aplicativo nas mais diferentes telas, descobrir mais de 20 widgets e packages que auxiliam na responsividade e compreender o mecanismo de constraints do Flutter. O curso tem acesso vitalício e emite certificado.  

Mas o aluno também pode optar pelo curso “Flutter & Dart – O Guia Completo [Edição 2022]” do instrutor e desenvolvedor Maximilian Schwarzmüller. Pode-se dizer que o curso é um dos mais completos, compreendendo 377 aulas para possibilitar o aprendizado na linguagem e no framework. Dessa forma, developers com experiência zero podem sair avançados do curso, cujo conteúdo é em inglês.

🔹 EspecializaTI 

O curso de Flutter da escola EspecializaTI também contempla as stacks de Laravel e Vue para o desenvolvimento de aplicações web. São mais de 200 horas de conteúdo com suporte individual e aulas on-line. Somente o curso de Flutter conta com 49 aulas em sua formação completa. Para saber mais sobre a formação, acesse este link

🔹 DevMedia 

O DevMedia também oferece uma formação robusta em Flutter. Ao todo são seis cursos que abordam temas centrais como: novos widgets, reaproveitamento de widgets, captura de input de dados, conhecendo navigator.push, navegando entre telas e criando a primeira aplicação. Quer saber mais sobre os cursos? Clique aqui.  

🔹 Flutterando 

O Flutterando é a maior comunidade de Flutter do Brasil. Entre as suas formações estão a de Flutter – Iniciante, voltado para desenvolvedores que já têm conhecimento em Dart. As aulas são ao vivo e ficam gravadas na plataforma do Flutterando. Além disso, o desenvolvedor pode fazer seu networking na comunidade exclusiva do Telegram. Confira todas as informações sobre o curso nesta página

🔹 InfNet 

O Instituto InfNet disponibiliza o curso de Flutter com aulas remotas ao vivo. São 48 horas de curso. A formação é composta por um curso oficial do Android ATC e prepara o desenvolvedor para o exame de certificação AFD-200 – Flutter Certified Application Developer. É interessante que o aluno já possua conhecimento em alguma linguagem e ainda tenha inglês técnico para acompanhar as aulas. 

🔹 The App Brewery

No bootcamp completo de Desenvolvimento Flutter 2021 com Dart do The App Brewery, o desenvolvedor tem a chance de acessar 23 horas de conteúdo (em inglês). Ele(a) aprenderá todos os componentes de Dart (linguagem do Flutter) com ensinos teóricos e exercícios práticos. Além disso, o curso foi atualizado com um módulo inteiro sobre Flutter State Management.

🔹 Flutter Apprentice

O Flutter Apprentice Fall 2021 é um evento voltado à comunidade flutterista que, embora já tenha encerrado, disponibilizou os vídeos gravados na sua plataforma. Enfim, o desenvolvedor com fluência em inglês que deseja crescer nesta carreira pode ter acesso aos links dos vídeos. Assim, o(a) interessado(a) terá acesso a um vasto material didático reunido durante 10 dias de evento.

🔹 Lynda.com

O LinkedIn Learning é agora o Lynda.com, uma plataforma de cursos para você avançar na sua carreira. Entre os cursos do catálogo está o “Aprendendo o Google Flutter para desenvolvimento de dispositivos móveis“. São 1h25 de videoaulas introduzindo a tecnologia e o seu uso na criação de apps para iOS e Android, a linguagem Dart, a configuração do SDK Flutter, entre outros assuntos abordados.

🔹 Udacity

A Udacity oferece o curso gratuito “Crie aplicativos móveis nativos com Flutter”. As videoaulas são desenvolvidas por instrutores do Google que ensinam, passo a passo como criar um aplicativo em uma base de código que seja compilado para código ARM nativo e tenha alto desempenho no iOS e no Android. Saiba mais sobre o conteúdo do curso acessando este link.

🔹 PluralSight

A PluralSight oferece o curso “Começando em Flutter” para quem ainda não tem familiaridade com essa tecnologia. Primeiro, você explorará como criar um aplicativo Hello World com o Flutter. Em seguida, você criará uma interface de usuário e adicionará interatividade. Por fim, você descobrirá como criar um aplicativo de banco de dados completo.

🔹 freeCodeCamp

Mais uma dica de curso gratuito, mas com conteúdo em inglês, é o “Flutter para iniciantes” com o instrutor Vandad Nahavandipoor através da freeCodeCamp. O curso oferece 37 horas de conteúdo para auxiliar o desenvolvedor que deseja ingressar nesta carreira e criar aplicativos multiplataforma. O aluno ainda terá acesso ao grupo de estudos no Discord. Confira o curso completo aqui.

Conclusão 

Com um curso de Flutter, o desenvolvedor pode dar um passo à frente na sua carreira, podendo participar de processos seletivos de startups que estão investindo em versões mobile dos seus produtos. 

Mas é interessante que a pessoa interessada já tenha conhecimento em Dart, que é a principal linguagem atrelada ao framework, e continue se atualizando sobre as novidades do mercado. 

Agora que você já viu as dicas de curso on-line, aproveite e faça seu cadastro como desenvolvedor na plataforma Coodesh e preencha seu perfil dinâmico para aumentar suas chances de contratação nas startups e empresas brasileiras e internacionais.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

o que é arquitetura mvc

O que é arquitetura MVC?

testes na coodesh

Ficou mais fácil visualizar o código em testes na Coodesh