Estudo de caso: conheça a cultura organizacional no Spotify

cultura organizacional no spotify

Há muito tempo, a cultura organizacional no Spotify é usada como modelo de inspiração em startups. Afinal, eles trabalham de uma forma inovadora e divertida, como se fosse algo natural e intrínseco à organização. Além disso, adotaram com sucesso o método de Squad para ganhar mais agilidade e alinhamento entre as equipes. 

Quer saber como entender os diferenciais da plataforma? Então, acompanhe esse conteúdo na íntegra. Aproveite também para relembrar o conceito de cultura organizacional e como ela cria uma identidade na sua empresa, unindo os colaboradores em torno de uma mesmo objetivo. 

O que é cultura organizacional? 

Na sociedade, a nossa cultura é formada por vários elementos, como sotaque, costumes, vestimentas, gastronomia, entre outros. 

No espaço corporativo, essa lógica é a mesma. A cultura organizacional de uma empresa é um guia de comportamento e mentalidade para os funcionários, líderes e gestores. 

Uma empresa de cosméticos que não realiza testes em animais, por exemplo, tem esse padrão na sua cultura organizacional. Uma startup que defende a inclusão, estabelecendo ações afirmativas, também coloca esse aspecto na cultura da organização. 

Em suma, os pensamentos, práticas, hábitos, valores e princípios ajudam a moldar a cultura organizacional. E ela interfere diretamente no clima organizacional, que ajuda a construir a percepção do público interno sobre a marca. 

O que é Spotify? 

Spotify é uma plataforma de streaming de música, podcast e vídeo. Ela é uma startup com sede em Estocolmo, na Suécia, fundada em 2008. 

No relatório financeiro divulgado em 2019, a empresa tinha 79 escritórios no mundo e cerca de 4 mil funcionários. Hoje o Spotify está disponível em 177 países, com acesso freemium (plano grátis e pago) aos usuários. 

Entre os valores fundamentais da plataforma estão: 

  • paixão;
  • inovação;
  • sinceridade;
  • colaboração;
  • diversão. 

E como a startup reúne esses valores na sua cultura organizacional? Confira mais detalhes abaixo. 

Como é a cultura organizacional do Spotify? 

A cultura organizacional no Spotify se baseia nos valores anteriormente citados para identificar seus fluxos de trabalho, independentemente do local onde a equipe está baseada. 

E como se dá a formatação dessa cultura empresarial? Confira: 

Paixão 

Quando alguém se apaixona pelo que faz, o trabalho flui naturalmente. Por essa razão, a plataforma defende o sentimento e o orgulho de realizar conquistas. “Não temos medo de fazer grandes apostas ou errar com elas”. Acima de tudo, a organização prega que os colaboradores se sintam apaixonados pelo aprendizado constante e o crescimento contínuo. 

Inovação 

Para o Spotify, a inovação deve ser uma mentalidade padrão nas equipes. Portanto, inovar não é uma obrigação, mas algo natural assim como caminhar e se alimentar. “Somos todos pioneiros, somos originais e criativos”. 

Sinceridade 

O Spotify acredita que confiança e respeito mútuos são grandes aliados do crescimento e do alcance de objetivos e metas. Nesse sentido, os líderes exercem mais o papel de mentores do que fiscalizadores do trabalho de cada membro do time. “Confiamos uns nos outros para fazer um ótimo trabalho”. 

Colaboração 

A ideia de que “somos mais fortes juntos” move as equipes da plataforma de streaming. “Quanto mais colaboramos, mais eficazes nós somos”. Desta forma, todos os funcionários são incentivados a desenvolverem essa mentalidade, seja pelo exemplo dos gestores ou pelos resultados apresentados. 

Diversão

“Nós nunca nos levamos muito a sério”. Portanto, assim como as pessoas ouvem música do Spotify quando trabalham ou relaxam, os times da plataforma têm bandas tocando no escritório. Tudo isso para reforçar que o Spotify é uma “marca divertida”. 

Como o Spotify adotou squads 

O Spotify utilizou a metodologia Ágil desde a sua fundação em 2008. No entanto, com as práticas diárias dos times, a empresa percebeu que havia alguns pontos vagos na metodologia. 

Dessa maneira, os gestores passaram a adotar o estilo “Agile à la Spotify” e implantaram o sistema de squads para o cotidiano da organização. Assim, ela ganhou mais agilidade e resultados mais consistentes. 

Basicamente, o Squad (que significa esquadrão) é uma consequência do Scrum, só que tem suas características próprias. 

O Squad se caracteriza pela formação de times pequenos compostos por pessoas de diferentes áreas. É como unir o designer, o desenvolvedor, o vendedor e uma pessoa do marketing para trabalhar em uma mesma sprint. 

Isso porque no método convencional, o mesmo projeto passa por times distintos (desenvolvimento, marketing, operações, entre outros). Portanto, muitas vezes ele trava em algum aspecto porque precisa da decisão de algum aspecto pontual de outro time. Assim, as coisas fluem mais rápido e naturalmente. 

De maneira geral, as squads estão alinhadas. O comparativo com uma banda de música, para aproveitar que estamos falando do Spotify, é fiel a essa cultura: cada músico é autônomo, mas foca na mesma canção, concentrando os mesmos esforços dos outros membros da equipe. 

Pilares da cultura organizacional no Spotify 

Autoliderança, confiança, liderança servidora, entre outros aspectos, formam os pilares da empresa. 

Uma das coisas que chama a atenção é o desenvolvimento iterativo na criação de protótipos, confirmação de hipóteses, ajuste e lançamento de melhorias aos usuários. 

Por ser uma startup sueca, um ponto de destaque é dar voz a todos os funcionários, pois o país é fortemente baseado na democracia. Portanto, não é comum que um líder decida algo importante sem antes ouvir seus liderados. 

Acima de tudo, confia-se no trabalho de cada pessoa das squads, pois sabe-se que o processo de recrutamento e seleção inseriu na organização pessoas com os mesmos propósitos de oferecer um produto de qualidade. 

Conclusão 

Como você viu, a cultura organizacional do Spotify foca nas pessoas, assim como prega as metodologias ágeis, proporcionando assim um time mais valorizado e com vontade de dar sempre o seu melhor. 

Já pensou em como essa mentalidade pode ser trabalhada em sua equipe a partir do recrutamento? Afinal, ao selecionar as pessoas e compor os times é muito importante ter essa visão norteando todo o processo. 

E por falar em recrutamento, apresentamos a Coodesh, que é uma startup de recrutamento remoto que preza pelo respeito à cultura organizacional da empresa contratante. 

Com teste comportamental e entrevista de fit cultural, é possível preservar os valores e encontrar pessoas alinhadas à empresa. Para saber como utilizar a nossa plataforma, cadastre-se agora mesmo. Conheça os nossos recursos no plano gratuito e comece a avaliar, recrutar e testar desenvolvedores remotos para a sua empresa.

o que é jquery

O que é jQuery?

índice turnover

Como calcular o índice turnover e qual é a média nas empresas?