Contratar talento tech deveria ser mais fácil. Aliás, o volume de vagas abertas para profissionais de tecnologia é muito alto. Mas existem algumas pedras no caminho. Nesse sentido, veja neste conteúdo como melhorar sua performance como tech recruiter.
Lembre-se que há muitas variáveis na hora de contratar pessoas desenvolvedoras. Entre elas estão o domínio da tecnologia procurada, o grau de experiência das pessoas candidatas, os salários oferecidos pela sua empresa e, por fim, a vontade do(a) candidato(a).
Contudo, no meio dessa trajetória, é preciso eliminar tudo o que está prejudicando o fluxo de contratação. Assim, com a mente mais aberta e com os objetivos bem definidos, você encontrará os tão desejados profissionais de tecnologia e dizer “ufa, consegui!”.
4 motivos para não contratar os melhores talentos tech
Se você está encontrando dificuldades para achar talentos tech ou se está começando sua carreira como tech recruiter, dê uma olhada nos motivos que te impedem de contratar talento neste meio.
1. Pouco Dev para tanta vaga
É consenso que faltam pessoas desenvolvedoras para preencher as vagas abertas na área de tecnologia. Estamos falando das carreiras comuns, como Front-end, Back-end e Full-stack developers.
Para você ter uma ideia, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) calculou que, até 2024, o mercado de TI criará 420 mil novas vagas.
Entretanto, cerca de 150 mil vagas não deverão ser preenchidas por falta de pessoal qualificado. Segundo a mesma associação, o déficit anual de novos(as) profissionais formados(as) no mercado é de aproximadamente 24 mil pessoas.
Isso não ajuda muito o pessoal do RH. Então, a concorrência entre as empresas fica mais acirrada. Como resultado, o tech recruiter pode acabar recrutando pessoas que não estão atendendo a expectativa do coordenador de RH ou do cliente final das empresas de recrutamento.
Obviamente que isso é um risco, pois pode aumentar negativamente a taxa de turnover, quebrar o ritmo de produtividade da equipe ou aumentar o tempo previsto para o onboarding.
Nesse sentido, a solução para este problema está interligada com os outros motivos que fazem você ter dificuldades na hora de contratar talento tecnológico. Enfim, veja mais detalhes na sequência.
2. Falta alinhamento com os gerentes de contratação
Na hora de contratar talento tech é importante que toda a equipe de RH fale a mesma língua, ou seja, esteja alinhada e conectada. Afinal de contas, a pessoa responsável pelo recrutamento de talentos tech não pode carregar sozinha nos ombros os riscos de uma seleção mal conduzida.
Sendo assim, o mais indicado é receber suporte e feedback regular dos(as) gerentes de contratação. Saber exatamente o que a empresa está buscando, avaliar as tendências de mercado e ficar de antena ligada, sempre, é a solução.
Nesse sentido, nunca é demais pesquisar sobre as funções, as prioridades da empresa e sobre o que os developers mais buscam em um novo emprego. Aliás, sobre esse aspecto falaremos mais a seguir.
Assim, se o acompanhamento do tech recruiter for mais próximo e mais engajado às lideranças dos setores de operação e desenvolvimento, a chance de contratar pessoas qualificadas cresce.
Além disso, outro meio para avaliar a qualidade das contratações é pedir um feedback aos coordenadores de RH após o primeiro mês de trabalho do developer que foi recrutado por você. Fique de olho também na rotatividade. Isso porque se o talento tech ficou poucos meses na empresa pode ser importante reavaliar alguns pontos do processo.
3. Não evidenciar o que os Devs mais querem
Se você recebeu a missão de contratar uma pessoa desenvolvedora, converse com os Devs da sua empresa e pergunte o que eles mais gostam no trabalho e na organização.
Desse modo, você pode direcionar a apresentação da empresa para este aspecto. Afinal de contas, nós sabemos que apenas atrativos trabalhistas e salários não servem para atrair talentos de tecnologia.
Isso porque muitas pessoas que estão à frente de processos de contratação de Devs fazem um PPT da empresa e enumeram os atrativos da vaga (como plano de saúde e participação nos lucros) para apresentar nas entrevistas com os(as) candidatos(as) de maneira generalizada.
4. Não dar chances de aprendizado
Muitos(as) desenvolvedores(as) já são “cavaleiros(as) Jedi” na sua carreira, porém querem continuar aprendendo e aprimorando seu currículo.
Por falar nisso, a pesquisa HackerRank Developer Skills Report, edição de 2020, que ouviu 116 mil pessoas desenvolvedoras, apontou que 59% dos Devs buscam empregos onde possam aprender novas habilidades para crescer profissionalmente.
Portanto, empregos que ofereçam o desenvolvimento de novas skills e oportunidades de aprendizado são sempre priorizados pelos Devs. Assim, se você evidenciar isso no processo de recrutamento, mostrará que a empresa está preocupada com o crescimento profissional do seu time.
Conclusão
Para contratar talento tech que contribua com a conquista de resultados para a empresa ou startup, você precisa ter uma base sólida no recrutamento e seleção.
Portanto, é imprescindível corrigir falhas no fluxo de trabalho de divulgação de vagas, seleção de currículos, entrevistas e seleção. Nesse sentido, cresce no mercado tech a procura por consultorias em recrutamento tech.
Assim, a Coodesh surge como uma grande parceira. Isso porque somos uma startup com experiência no recrutamento tech. Utilizamos processos claros e definidos, desde a divulgação da vaga em canais específicos, até o teste comportamental e a entrevista técnica.
Então, saiba mais sobre as soluções em recrutamento tech clicando aqui.