O que é PDCA e PDSA e como aplicá-las na empresa?

PDCA e PDSA

O que você faz ou sugere ao seu líder quando há um problema na sua empresa ou setor? Muitas vezes tomamos decisões baseadas apenas na experiência ou na intuição. Mas é importante conhecer metodologias gerenciais, como PDCA e PDSA. Saiba agora o que representa essas siglas. 

PDCA é o resumo de Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Act (Agir) enquanto que PDSA muda apenas o S de Study (Estudar) para estudar as raízes do problema e as suas possíveis soluções. 

Essas metodologias se unem a outras ferramentas de gestão para ajudar a equipe a encontrar soluções para desafios que possam estar comprometendo os resultados. 

Muito usadas no mundo corporativo, essas metodologias podem ser aplicadas não apenas na indústria, mas em outros segmentos e setores. 

Veja mais detalhadamente o que cada letra significa e identifique se esses métodos fazem sentido para a sua empresa. 

Plan – Planejar

A primeira etapa do método PDCA é o “Plan” (Planejar). Todos os dias nos deparamos com várias situações que necessitam de uma intervenção. Caso o problema continue se arrastando, pode refletir em outros setores ou fluxos de trabalho, comprometendo os resultados e o alcance de metas. 

Imagine você, por exemplo, com um tempo muito amplo para o fechamento de vagas. Estamos nos referindo ao SLA (Service Level Agreement), que é o tempo gasto para encontrar um candidato, medido entre o anúncio da vaga e a seleção do profissional. 

Se esse tempo for muito grande, a empresa sofre com a cadeira vazia deste profissional, além do que a produtividade cai e se gasta mais recursos para encontrar uma pessoa adequada. 

Portanto, a etapa do “Plan” (Planejar) é usada para identificar o problema e para traçar um plano de ação a partir disso

Por que isso acontece sob diversas perspectivas? Qual é o plano de ação? O que a equipe vai fazer para mudar isso? 

Como você notou, para estabelecer um problema é preciso medir os resultados. Afinal, conhecendo as estatísticas do seu negócio, é mais fácil definir um planejamento e as ações consequentes para resolver o impasse. 

Do – Fazer 

A segunda etapa do método PDCA é “Do” (Fazer). Com o problema identificado, e o planejamento traçado, é possível partir para a execução. 

Dessa forma, estabelecemos o que fazer, quem vai fazer e em quanto tempo a ação será executada. Assim, dividimos as tarefas e sabemos como monitorar o andamento das atividades. 

Portanto, seguindo o exemplo anterior, podemos verificar como reduzir o SLA para o fechamento de uma vaga operacional. Se a causa do atraso está na falta de um processo automatizado de seleção de currículos na triagem inicial, por exemplo, pode-se contratar uma empresa ou adotar uma nova ferramenta. 

Check – Analisar 

E agora vamos à terceira etapa, que é “Check” (Checar, analisar). Com as ações tomadas na primeira e na segunda fases, o momento é de analisar os resultados. 

Através de um monitoramento mais eficiente, é possível concluir se as intervenções feitas surtiram resultados. 

Desse modo, deve-se estabelecer um recorte de tempo para avaliar as métricas, reunir as observações, colher os feedbacks e verificar se a solução foi alcançada

Act – Agir 

Uma vez completadas as etapas anteriores, é hora de cumprir a quarta e última fase, que é a de “Agir”. 

Nesse momento, você já tem subsídios para dizer se o planejamento tomou o rumo desejado, se as ações foram eficientes e se os resultados foram favoráveis. 

Assim, com um panorama em mãos, é fácil seguir para a quarta etapa do método PDCA. 

Se o problema foi sanado, cria-se uma padronização de como agir nos próximos eventos. Sendo assim, é interessante ter um mecanismo de documentação para que os demais colegas da equipe saibam como agir conforme os resultados esperados. 

Mas, do contrário, se o problema não for resolvido, gira-se o ciclo PDCA novamente e volta-se ao início até encontrar novas saídas que correspondam às necessidades. 

Justamente por isso, é que o processo é de iteração, ou seja, a cada intervenção pode-se tomar diferentes caminhos e até soluções. 

O que é o “S” do PDSA? 

O PDSA é um método semelhante ao PDCA, mas que vai além na checagem dos levantamentos, estudando mais profundamente as medidas tomadas, os indicadores empregados e os reflexos gerados pelos resultados na organização como um todo. 

Normalmente, esta etapa se ocupa em analisar os resultados dos testes anteriores para resolver o problema, comparando inclusive o período com estatísticas do passado. 

Como consequência, dá para analisar se houve melhora no decorrer do tempo, os possíveis motivos e ainda como é possível traçar previsões para o futuro da empresa.  

Como foi criado o ciclo PDCA? 

Ainda útil nas empresas, o ciclo PDCA vem dos anos 20 do século passado, quando ele foi criado pelo físico norte-americano Walter Andrew Shewhart. Ele era muito ligado ao controle estatístico de qualidade e, por isso, se tornou conhecido na criação do método, que também se baseia em testes e indicadores. 

Porém, a metodologia se tornou popular após a ampla utilização dela pelo professor William Edwards Deming nos anos 50. Ele prestou consultoria a executivos japoneses, após a 2ª Guerra Mundial, e ajudou o país a alavancar a economia após ser devastado pela guerra. Parte dessa retomada se deve às metodologias de gestão e qualidade ensinadas por Deming. 

Como aplicar PDCA e PDSA na empresa? 

Como você viu, o PDCA e o PDSA são mecanismos eficientes para aparar as arestas e trazer melhorias para o seu negócio de forma global ou pontual dentro do seu setor. 

Mas como adotá-lo? Veja a seguir alguns passos importantes: 

  1. Defina o objetivo através do uso da metodologia. Afinal, você quer resolver um problema ou melhorar um processo? 
  2. Planeje como será feita uma ação. Inclua quem irá participar, quais resultados são esperados e quais os prazos de execução. 
  3. Mãos à obra: siga o que foi planejado, verifique quais ferramentas serão utilizadas e como as pessoas vão desenvolver as ações.
  4. Monitore os resultados durante o seu desenvolvimento, verificando assim se todos os membros da equipe entenderam o propósito da tarefa, se estão trabalhando efetivamente para os resultados e, finalmente, se as ações estão saindo conforme o planejado. 
  5. Se os resultados forem negativos, tenha pressa em retomar o processo para encontrar uma solução viável. 

Conclusão 

Como você notou, os ciclos PDCA e PDSA contribuem para melhorias significativas na empresa, mas antes de iniciar o processo é bom ter muita clareza do que se pretende atingir. 

Por que fazer? O problema que eu quero solucionar é recorrente? Outras soluções já foram tentadas? 

A partir de uma análise inicial, é interessante colocar o ciclo para rodar e avaliar cada etapa, entendendo a sua importância.

Gostou das dicas deste conteúdo? Você pode conhecer melhor a Coodesh e ganhar este suporte no recrutamento tech para o seu time de RH. Comece a usar a plataforma gratuitamente clicando aqui.

fit cultural

Veja como conduzir a entrevista de fit cultural com 17 perguntas essenciais

o que é selenium

O que é Selenium?