Saiba o que é SLA no recrutamento e entenda a sua importância

SLA no recrutamento

Você sabe o que é SLA no recrutamento? O conceito surgiu nos contratos de prestação de serviços. Mas também está relacionado ao prazo de preenchimento de vagas no processo seletivo. E como melhorar o SLA no seu RH? Confira as informações deste conteúdo. 

Quando uma vaga de emprego está aberta, uma empresa pode sofrer várias consequências. Entre elas está a paralisação de um projeto importante, a queda de produtividade da equipe e a expectativa de encontrar uma pessoa capacitada para ocupá-la. 

Por isso, é preciso ter celeridade, mas sem perder de vista a qualidade. Existem muitos entraves na hora de preencher uma vaga. No entanto, é importante vencê-los para dar prosseguimento aos trabalhos e, enfim, atingir os objetivos da empresa. 

Portanto, entenda neste conteúdo o conceito de SLA no recrutamento, como usar, seus benefícios e o que pode acontecer se não adotar esse indicador. 

O que é SLA? 

SLA é o acrônimo para Service Level Agreement. Em português, pode ser traduzido como Acordo de Nível de Serviço. 

Ele é uma condição no contrato de prestação de serviços entre a empresa contratante e o prestador de serviços. Um exemplo: quando você contrata uma empresa de organização de eventos, você pode exigir que o cerimonialista esteja no local do evento com 2 horas de antecedência, que a empresa realize a confirmação de convidados e que lhe passe uma lista com nome e e-mail dos participantes para futuras ações de marketing e vendas. 

Todos esses detalhes descritos fazem parte do SLA e, se desrespeitados, podem embasar multas de contrato. Aliás, uma curiosidade: o termo surgiu nos contratos da área de TI (Tecnologia da Informação) e, aos poucos, expandiu-se para outros segmentos. Inclusive no recrutamento e seleção. 

Veja mais detalhes sobre isso a seguir. 

O que é SLA no recrutamento?

Na área de recrutamento, o SLA está relacionado com o prazo de preenchimento de uma vaga pelo tech recruiter, ou seja, é o Acordo do Nível de Serviço esperado pelo gestor para que o departamento de RH encerre o processo seletivo. 

Portanto, ele pode ser considerado como um dos indicadores de RH. Afinal, com a definição de uma média de quanto tempo o RH leva para encerrar uma vaga, fica mais fácil gerenciar esse fluxo e, por fim, entregar resultados à empresa. 

Mas também é importante definir quando uma vaga é considerada “encerrada”. Pois algumas empresas adotam como conceito de vaga preenchida quando o gestor dá o aceite, outras quando o funcionário é encaminhado ao RH para o envio de documentos de contratação e outras ainda quando o funcionário começa a trabalhar de fato. Isso porque, neste caminho, pode haver desistência do candidato ou da própria empresa. 

Como usar SLA no recrutamento?

Como você viu, o SLA no recrutamento é um indicador que deve ser usado para nortear o time de RH a melhorar seus índices de preenchimento de vagas. 

Enfim, não dá para dizer que existe um SLA ideal, visto que a meta é preencher a vaga, com qualidade, no menor prazo possível. 

Entretanto, um prazo razoável e bem recebido no mercado é de um SLA de 10 a 15 dias. Porém, para alcançar esse índice é interessante adotar uma série de ações que incluem:

  • Fluxos estruturados de recrutamento; 
  • Formação de um banco de talentos;
  • Hunting ativo de talentos; 
  • Suporte de plataformas de recrutamento. 

De modo geral, se o seu RH está estruturando os indicadores a serem seguidos, não deixe de colocar o SLA para acompanhar o desempenho dos recrutadores e pensar em iniciativas para melhorar o índice. 

Quais as metas do SLA no recrutamento? 

Preparado para implantar o indicador de SLA no recrutamento no seu RH? Então, confira algumas metas que devem fazer parte do processo. 

Ter mais qualidade nas contratações

Esse é o desejo da maioria dos recrutadores. Para alcançar essa meta, é importante medir cada etapa do recrutamento. Se o time contratar candidatos pouco qualificados, pode não ser culpa dos candidatos, mas sim alguma falha no processo seletivo. O SLA ajuda a entender essas faltas e apontar caminhos para os ajustes necessários.

Alcançar redução de custos 

Com um monitoramento mais realista do processo seletivo, é possível reduzir custos do recrutamento. Isso porque este processo gera despesas para a empresa, como divulgação das vagas, infraestrutura para realização de dinâmicas e o tempo dedicado pelos recrutadores na busca de talentos. Um SLA menor permite otimizar esse tempo e, consequentemente, reduzir as despesas. 

Atingir o aprimoramento do desempenho dos recrutadores 

O SLA no recrutamento possibilita aprimorar as técnicas e práticas das pessoas recrutadoras da organização. Isso porque com uma meta pré-estabelecida, o time trabalha mais focado, buscando práticas que aprimorem ainda mais esse indicador. 

Ter resultados positivos para a empresa 

O objetivo final do SLA no recrutamento cada vez menor e com mais qualidade deve estar na geração de resultados positivos para a empresa. Enfim, com as vagas devidamente preenchidas com pessoas talentosas, a tendência é que a empresa cresça. 

É claro que vai haver reposição de pessoas, mas isso também é positivo, pois oxigena a empresa e traz novos olhares para os mesmos problemas do dia a dia. 

Quais os benefícios do SLA no recrutamento para o candidato? 

De maneira geral, não é apenas a empresa que ganha com o encurtamento do prazo no preenchimento da vaga. 

O candidato também se beneficia. E nem precisa falar os motivos, mas só para relembrar um processo seletivo mais curto facilita a atração de candidatos e ajuda na tomada de decisão quando o candidato está participando de outros processos. 

Além disso, a pessoa candidata tem uma melhor experiência com a marca e pode falar sobre essa percepção positiva aos colegas e nas suas redes sociais. 

Quais os cuidados para implementar o SLA? 

Se o seu RH pretende incluir o SLA nos indicadores é interessante tomar alguns cuidados para não perder a qualidade nas contratações. 

O prazo reduzido no fechamento da vaga não significa que o processo seletivo não deve conter testes e entrevistas mais aprofundadas com os candidatos mais alinhados à vaga. 

Portanto, é interessante tomar o cuidado de manter o teste técnico e o teste psicológico para escolher a pessoa mais adequada à oportunidade. 

É bom ter clareza sobre a dificuldade de encontrar alguns profissionais. Dependendo da tecnologia e da senioridade, o recrutamento demandará mais tempo. 

Além disso, se a vaga for híbrida ou presencial é preciso ter ainda mais paciência, pois muitos desenvolvedores e outros profissionais de tecnologia estão preferindo o modelo remoto. 

Em suma, ao implementar o SLA no recrutamento, atente-se para: 

  • Definir uma meta de prazo dos processos; 
  • Estabelecer quando e como o monitoramento será feito; 
  • Criar um canal de comunicação eficiente com as partes envolvidas.

Conclusão

Enfim, a implantação do SLA no recrutamento como mecanismo de acompanhamento e monitoramento do prazo de fechamento de vagas atribui mais qualidade aos processos seletivos, trazendo mais transparência à empresa e ao candidato. 

E tudo isso, somado ao que o RH já adota em termos de boas práticas, só tem a ajudar. Mas se a sua startup precisa de um apoio no recrutamento, com uma plataforma de validação de candidatos (com teste comportamental e técnico), conheça a Coodesh. 

Cadastre-se agora mesmo. Conheça os nossos recursos no plano gratuito e comece a avaliar, recrutar e testar desenvolvedores remotos para a sua empresa.

Escrito por Gabriel Ferreira

Co-fundador/COO na Coodesh, Bacharel em Sistemas de Informação, empreendedor, especialista em produto e desenvolvedor de software. Ajudo recrutadores e CTOs a automatizar o processo de avaliação técnica através da plataforma Coodesh com desafios alinhados as reais demandas do mercado tech.

principais eventos de rh

Confira quais são os maiores e principais eventos de RH

o que é jquery

O que é jQuery?