O que é Selenium?

o que é selenium

Como desenvolvedor ou tech recruiter, você já se perguntou o que é Selenium? Ele é um conjunto de ferramentas para realizar testes automatizados. 

Testes manuais podem durar dias ou semanas, dependendo do projeto. Por isso, as ferramentas de testes automatizados são amplamente utilizadas por desenvolvedores, testers e Quality Analytics a fim de otimizar o tempo e se dedicar a outras etapas do projeto. 

Saiba neste conteúdo do Dicionário Tech como o Selenium pode contribuir com a qualidade do seu projeto em desenvolvimento web. 

Como funciona? 

Como qualquer ferramenta de automação, o Selenium simula a interação que o usuário faria em um website. 

Ele realiza testes de funcionalidades e de compatibilidade entre o browser e diferentes plataformas. 

Adicionando uma extensão, é possível criar scripts de testes. O interessante é que o Selenium roda em qualquer navegador baseado na web, como Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Internet Explorer e Microsoft Edge. 

Além disso, ele suporta várias linguagens de programação, como C#, Java, Python, entre outras. 

Qual é o ecossistema de Selenium? 

O ecossistema de Selenium pode ser usado por meio dos seguintes recursos: 

IDE: o usuário pode criar testes de forma rápida. Ele é um ambiente integrado de desenvolvimento para scripts de testes automatizados. Com o script, é possível parametrizar e executar quando for preciso. É uma solução usada preferencialmente para testes básicos. 

WebDriver: ele permite a interação entre o script de teste e o browser que está sendo utilizado. Ele utiliza o próprio drive do navegador para a automação. Geralmente, é aplicado em testes mais complexos. 

Grid: o Grid é recomendado para clusterização, assim, você pode realizar os testes em várias máquinas remotamente. Desse modo, você ganha em escala, pois ele pode ser usado por várias máquinas ao mesmo tempo. 

Vantagens

As vantagens do Selenium vão além dele ser uma ferramenta de código aberto. Confira algumas delas agora: 

  • Compatível com várias linguagens;
  • Suporta qualquer sistema operacional ou plataforma;
  • Ferramentas, como TestNG e Junit, podem ser integradas ao Selenium; 

Desvantagens

  • Só pode ser usado para testar aplicativos web;
  • Os usuários precisam contar com a ajuda da comunidade, pois não há serviço de suporte; 
  • Testar imagens é mais complicado, pois é preciso integrar o Selenium a outra ferramenta, que é o Sikuli; 
  • Para relatório nativo, é preciso integrar o Selenium com o TestNG ou JUnit. 

Conclusão 

Você viu o que é Selenium, e agora saiba que existem muitas vagas de emprego que exigem o domínio desse conjunto de ferramentas. 

Aliás, aproveite para conferir o conteúdo sobre o profissional QA e outras skills importantes para esta área. Agora que você já leu mais esse conteúdo do Dicionário Tech, conheça melhor a Coodesh, com soluções para recruiters e desenvolvedores.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

PDCA e PDSA

O que é PDCA e PDSA e como aplicá-las na empresa?

heroku

Heroku acabou, e agora? Veja alternativas