Como colocar a pretensão salarial para desenvolvedor no currículo?

pretensão salarial

Por que preciso preencher o campo de pretensão salarial para desenvolvedor ao me candidatar a uma vaga?

Vimos muitas perguntas como essa em posts nas redes sociais. Quase sempre elas são seguidas de algum comentário, como “quem fala o valor mais alto, ganha?”.

Ter um esclarecimento sobre o assunto é de suma importância para que candidato, recrutador e empresa possam chegar a um acordo em que ambas as partes fiquem felizes e  satisfeitas. 

Então deixarei aqui alguns pontos a serem destacados, dicas e esclarecimentos sobre essa questão que gera bastante polêmica entre as pessoas.

O que levar em consideração? 

Se você está no mercado há algum tempo, deve se manter informado sobre a média salarial para a sua profissão. Essa base pode variar de acordo com a região e também com o nível de experiência. Por isso, é sempre importante entender seu nível de conhecimento, seu tempo de experiência e também seu último salário ou o que recebe atualmente.Todas essas questões são muito importantes no momento de pensar sobre a sua pretensão salarial. 

Requisitos da vaga vs experiência 

Muitas vezes o tempo de experiência para determinado tipo de trabalho não diz sobre o seu real conhecimento, principalmente na área de tecnologia. 

Por isso, outro ponto muito importante, é sempre se atentar a todos os requisitos da vaga. Pois se você não atender a algum, talvez seja classificado como um nível abaixo do que deveria para o seu tempo de experiência. 

Isso acontece com frequência com DEVs que passaram muito tempo trabalhando em sistemas legados e não tiveram experiência de mercado com tecnologias mais atuais. 

Dessa forma, você poderá ser reprovado por estar com uma pretensão condizente com seu tempo de experiência, mas contraditória ao seu nível de conhecimento dentro dos requisitos da vaga.

Iniciantes podem ganhar mais com o tempo 

Por outro lado, muitas empresas estão atrás de talentos e costumam contratar pessoas com grande potencial para suas vagas. Essas pessoas conseguem demonstrar seu alto nível em pouco tempo de trabalho, o que motiva seus gestores a reconhecer seu talento e aumentar o salário em pouco tempo de casa.

Além disso, algumas destas empresas podem oferecer um salário bem mais alto do que o então candidato estava recebendo e que seja condizente com o seu potencial. Já tivemos casos assim em nossas contratações, e o salto de salário foi bem grande.

No momento de fazer uma proposta salarial, a empresa irá avaliar todas essas questões e também o que eles conseguem oferecer no momento. 

Então, muitas vezes, o candidato pode estar pedindo um valor um pouco acima da oferta na pretensão salarial para desenvolvedor, mas se eles acreditarem que é coerente e que a pessoa realmente tem tudo o que precisa, eles irão pagar o valor pedido.

Conclusão

Por isso, saber todos esses pontos e juntar a informação com o que te motiva a buscar uma nova oportunidade vai te ajudar muito no momento de tomar uma decisão a respeito do que preencher neste momento. 

Colocar uma pretensão salarial real e coerente pode te ajudar a ser selecionado para a vaga ou não, pois um dos pontos mais analisados no momento de triagem é a pretensão salarial. 

Candidatos com uma pretensão muito acima do contexto da vaga podem ser reprovados logo no início da triagem porque a empresa não consegue alcançar aquele valor. Da mesma forma, a pretensão muito abaixo do nível pode demonstrar uma falta de confiança em seu próprio trabalho. 

Portanto, tente sempre se manter bem informado para ser coerente ao se candidatar em alguma vaga. 

E então? Consegui sanar suas dúvidas em relação a pretensão salarial?

Aproveite para fazer seu cadastro 100% gratuito na plataforma Coodesh para se conectar às empresas e viver novos desafios profissionais. 

o que é Jira

O que é Jira?

diversidade no recrutamento tech

10 maneiras de ter diversidade no recrutamento tech