Entenda como o Princípio de Pareto contribui para a gestão de tempo nas empresas

princípio de pareto

O tempo é um item valioso na nossa vida, especialmente no campo profissional. Por isso, existem algumas ferramentas para otimizar sua jornada no trabalho. Mas o que queremos mostrar neste conteúdo é como o Princípio de Pareto pode contribuir (e muito) com as suas entregas. 

Isso porque assumimos muitos compromissos no trabalho, na vida social e no campo pessoal. Quando percebemos nossa agenda está lotada. E aí bate aquele sentimento de frustração quando não conseguimos dar conta de tudo. 

Entretanto, essa sensação de que estamos sobrecarregados cai por terra quando descobrimos que uma pequena parcela do que fazemos durante o dia é responsável pela grande maioria dos resultados desejados. 

Se você também se sente assim na sua empresa, leia este texto até o final. 

O que é Princípio de Pareto? 

Princípio de Pareto ou Regra 80/20 é um padrão baseado na ideia de que 20% dos seus esforços são responsáveis por 80% dos seus resultados. 

Ela se aplica em várias situações, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional. Veja alguns exemplos: 

  • 20% do meu tempo se convertem em 80% dos meus melhores resultados;
  • 20% do conteúdo que eu estudei para uma prova são suficientes para acertar 80% das questões; 
  • 20% dos currículos recebidos num processo seletivo possuem candidatos alinhados e bons para a empresa; 
  • 20% dos clientes respondem por 80% do faturamento da minha empresa. 

Em resumo, ela se encaixa em várias situações e tem muito a nos dizer sobre estratégias e gestão do tempo. 

Para contextualizar, vamos lembrar como a regra 80/20 foi desenvolvida. 

Em 1906, o sociólogo, economista e cientista político Vilfredo Pareto estudou a produtividade no cultivo de ervilhas. Ele percebeu que somente 20% das vagens produziam 80% das ervilhas. Ele também identificou que apenas ⅘ das terras italianas pertenciam a ⅕ da população. 

Mais tarde, em 1940, o consultor de negócios Joseph Moses Juran usou os estudos de Pareto para fazer comparações e aplicar as constatações em outras áreas. Foi Juran, portanto, que expandiu essa tese para o mundo dos negócios, demonstrando que a maior parte das conquistas vinham da minoria dos esforços aplicados. 

Portanto, para fazer mais com menos é interessante recorrer ao Princípio de Pareto. Mas, sobretudo, é importante saber como aplicar esse conceito no seu departamento de RH para conseguir os melhores candidatos ou então na sua empresa para conquistar resultados acima das metas. 

Como aplicar a regra 80/20? 

Agora que você já viu o que é Princípio de Pareto, receba algumas dicas que trarão novos insights para a sua empresa. 

Coloque as pessoas certas nas funções certas 

Se 20% dos seus funcionários são responsáveis por 80% dos seus resultados (essa proporção não é tão exata assim), é bom que você reflita sobre como distribuir as tarefas para a equipe. 

Portanto, concentre-se nas pessoas que entregam mais resultados para receber tarefas mais estratégicas, deixando os trabalhos mais operacionais para o restante da equipe. 

Concentre suas energias 

Ao ter uma análise mais precisa dos resultados da sua empresa, é interessante que você priorize as tarefas, concentrando suas energias no que realmente importa e vai impactar em seus resultados. 

Coloque tudo na ponta do lápis, veja literalmente o que paga as suas contas no fim do mês e dedique-se a essas atividades. 

Isso está fortemente relacionado à terceirização. Isso porque você pode perder tempo demais com tarefas que não são a especialidade da sua empresa. Estamos falando em serviços de contabilidade, jurídicos, de recrutamento e seleção, entre outros. 

Em síntese, concentre suas energias naquilo que lhe traz resultados, delegando o resto. 

Contribua com a qualidade de vida dos seus funcionários 

Colaboradores felizes trabalham mais e melhor. Desse modo, trabalhe para melhorar o bem-estar da equipe.

Traga, por exemplo, cartões de benefícios, plano de saúde, seguro de vida, entre outros. Afinal, como você já deve ter visto, os atrativos oferecidos nas vagas de emprego fazem a diferença na hora de um profissional escolher entre uma empresa e outra. 

Outra questão importante a ser citada é a saúde mental dos trabalhadores. No passado se achava que era preciso trabalhar duro para conquistar os sonhos. Hoje em dia sabemos que é preciso nos concentrar no que realmente importa. 

Quais as vantagens do Princípio de Pareto? 

Veja agora as vantagens de se trabalhar com esse foco, ou seja, pensando em priorizar as atividades mais importantes para alcançar os objetivos traçados. 

  • Melhor gestão do tempo; 
  • Alcance de metas;
  • Aumento da produtividade; 
  • Foco e clareza nas atividades; 
  • Definição de novas estratégias voltadas às melhorias dos processos; 

Conclusão

O Princípio de Pareto ou Regra 80/20 pode ser aplicado no seu departamento ou empresa. Mas para isso é importante fazer e acompanhar os indicadores, exigindo portanto uma gestão mais profissional e eficiente. 

Falando em indicadores, leia o conteúdo sobre como começar a implantação de indicadores de RH na sua empresa. 

E aproveite para conhecer a Coodesh. Somos uma startup de recrutamento de desenvolvedores. Também fazemos a testagem desses profissionais. 

Então, para melhorar a sua gestão do tempo e os seus resultados aplicando a Regra 80/20, deixe o recrutamento tech nas mãos da Coodesh. 

Cadastre-se gratuitamente e comece a contratar desenvolvedores para a sua empresa.

comunidades de desenvolvedores

Pesquisa da Coodesh revela quais comunidades de tecnologia são utilizadas pelos desenvolvedores

o que é ruby

O que é ruby?