O que é AWS?

o que é aws

Afinal, o que é AWS? O termo está ligado à programação em nuvem e, por isso, está presente em várias vagas de emprego. 

AWS é uma plataforma de nuvem criada em 2006. Ela é a sigla de Amazon Web Services e oferece mais de 200 serviços completos de datacenters. 

Não é à toa que esta tecnologia é usada por 55,17% dos desenvolvedores avançados e 23,7% dos desenvolvedores iniciantes, segundo a pesquisa Stack Overflow de 2022. Afinal, há muitas vantagens.  

Saiba mais sobre AWS neste conteúdo do Dicionário Tech, que reúne os termos mais usados pelos developers e tech recruiters. 

Por que usar computação em nuvem? 

Muitas vezes comprar um servidor e mantê-lo é mais caro do que contratar um serviço em nuvem. 

Além disso, as atualizações respondem às demandas do mercado com mais agilidade e qualidade.  

Assim, as empresas reduzem seus custos e ficam mais ágeis e abertas a inovações, além de poderem dedicar ao seu core business. 

Já as empresas de computação em nuvem ficam responsáveis pelos backups, assim, o usuário assegura mais estabilidade para trabalhar com seus dados. 

Outro benefício é que você paga pelo que consome. Dessa forma, não precisa investir hoje um alto volume de recursos num servidor para um eventual crescimento da sua empresa daqui a um ano. 

Além disso, se você tiver um pico de acesso em determinados momentos do dia, o serviço em nuvem garante a estabilidade e a qualidade de acesso. 

Uma das vantagens mais conhecidas é que você pode utilizar o serviço de qualquer lugar e a qualquer tempo, sem precisar de um servidor exclusivo.

Benefícios da AWS

E para garantir segurança e estabilidade, a AWS possui datacenters em várias partes do mundo, como Europa, Cingapura, Austrália, Estados Unidos, Japão e Brasil. 

Outra grande vantagem são os serviços de nuvem oferecidos, como banco de dados, redes, dispositivos móveis, Internet das Coisas, ferramentas para gerenciamento e ferramentas para desenvolvedores. 

Confira mais algumas vantagens: 

  • Facilidade de uso: os provedores de aplicativos podem hospedar seus apps com agilidade e segurança; 
  • Flexibilidade: é possível selecionar as ferramentas necessárias para o seu projeto, como escolher o sistema operacional, a linguagem, a plataforma de aplicativos, entre outros, facilitando o processo de migração para outros apps já existentes; 
  • Mais barata: não há contratos de longo prazo, além disso, paga-se apenas o que for usar; 
  • Confiança: como o sistema é um braço do site Amazon, a tecnologia é segura e inspira confiança.  

Qual é a linguagem recomendada? 

A AWS tem focado muito no uso da linguagem Rust. Ela foi iniciada em 2010 e possui uma ampla comunidade. 

Desde a sua consolidação, a partir de 2015, grandes empresas passaram a utilizá-la, como Amazon, Google e Microsoft. 

A escolha, portanto, se baseia nas funções de gerenciamento de memória e no aspecto ambiental. Afinal de contas, programas desenvolvidos em Rust usam menos recursos das máquinas e, assim, causam menos impacto no meio ambiente. 

Conclusão

Você poderá notar que o AWS é uma das tecnologias de cloud mais usadas pelos desenvolvedores e que o seu aprendizado é fácil. 

Portanto, leia também o conteúdo que preparamos sobre Rust e aprimore seus conhecimentos para buscar vagas nesta área. 

Veja também as atualizações do Dicionário Tech e faça o seu cadastro como desenvolvedor na Coodesh para ser visto pelas empresas que estão contratando developers.

lifelong learning

O que é o lifelong learning e por que ele é essencial na carreira?

Digitalks 2022

Coodesh apoia o Digitalks 2022