O que é arquitetura MVVM?

o que é arquitetura MVVM

O desenvolvedor que busca um código limpo e quer ganhar mais agilidade nos projetos, precisa saber o que é arquitetura MVVM, um padrão de arquitetura de aplicações. Leia o conteúdo do Dicionário Tech da Coodesh e veja os seus benefícios. 

Mas antes é bom lembrar que existem outros padrões de arquitetura de software, como o MVC (Model-View-Controller) e o MVP (Model-View-Presenter). Aliás, o MVVP (Model-View-ViewModel) é uma especialização do MVP adaptado para a arquitetura WPF e Silverlight. 

Definição 

O MVVM é um padrão de arquitetura de desenvolvimento de software baseado em Model, View e View-Model. Conheça a seguir os três principais elementos: 

  • Model: a camada de modelo é a lógica de negócios que impulsiona a aplicação;
  • View: é a interface do usuário.
  • ViewModel: as camadas ViewModel coordenam as operações entre a view e as camadas model, além disso, evocará operações sobre a camada Model quando for necessário.

Tal modelo foi criado pelo arquiteto de software do WPF e Silverlight da Microsoft, John Grossman em 2005. Desde então, ele vem sendo usado principalmente no desenvolvimento mobile.

Basicamente, ele foi criado para ser usado em aplicativos WPF (Windows Presentation Foundation) e usava XAML (uma linguagem declarativa para objetos e suas propriedades) a fim de separar a interface do usuário da lógica de negócios, embora aproveitando o data binding, que é a vinculação de dados. 

Como funciona 

Para entender o que é arquitetura MVVM é interessante compreender como é o seu funcionamento. Na verdade, são os mecanismos de binding que constróem um pattern tão eficiente como o MVVM para criar aplicações WPF e Silverlight. 

Na prática, a camada Model não se comunica com a View nem a View se comunica com a Model. Mas a View conhece a ViewModel e se comunica com ela pelo binding. 

É por isso que a camada ViewModel tem um função tão importante no fluxo. Afinal, ela disponibiliza à View uma lógica de apresentação e coordena as iterações da View com a Model, além de poder implementar a lógica de validação para garantir a consistência dos dados. 

Benefícios 

Entender o que é arquitetura MVVM e poder contar com os seus benefícios é muito importante para o desenvolvedor. Nesse sentido, veja alguns fatos positivos da sua utilização. 

  • é razoavelmente fácil de aprender; 
  • é importante para o desenvolvimento mobile; 
  • possibilita habilitar um estilo mais iterativo e exploratório; 
  • permite simplificar testes de unidades; 
  • dá suporte à equipe de colaboração; 
  • permite mais facilidade na manutenção do código. 

Além do mais, o MVVM pode ser usado em Swift, Java, Dart (através do framework Flutter) e ainda os frameworks de JavaScript. 

Conclusão 

Ficou interessado em aprender mais sobre o que é arquitetura MVVM? Saiba mais sobre a vinculação de dados e MVVM clicando aqui. Além disso, conheça outros termos usados por desenvolvedores no Dicionário Tech da Coodesh. 

Quer validar seu perfil e aumentar as suas chances de contratação nas startups? Faça seu perfil na Coodesh, plataforma de code assessment e de recrutamento tech.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

escolas de clojure

Onde estudar Clojure: saiba como começar

fábrica de software

Quando contratar fábrica de software e quais as alternativas?