O que é Nuxt.js?

o que é nuxt.js

O que é Nuxt.js e quais são os seus benefícios trazidos no SEO e na rapidez de carregamento das páginas de um website? Confira neste conteúdo do Dicionário Tech da Coodesh. 

O desenvolvimento web tem evoluído dia a dia para que o desenvolvedor Front-end ganhe mais agilidade na programação e também para que os websites fiquem mais rápidos. 

Nesse sentido, além das linguagens de programação, os frameworks vieram para melhorar o fluxo de trabalho dos DEVs. Mas nada é tão bom que não possa melhorar ainda mais. Por isso, alguns frameworks ganham o suporte de outros frameworks para melhorar seu desempenho. É o caso de Nuxt.js para o Vue.js. 

Definição

Nuxt.js ou simplesmente Nuxt é um framework baseado em outro framework, que é o Vue.js, mas que também utiliza Node.js. Ele é aplicado para dar mais agilidade à renderização das páginas no lado servidor. 

Não que o Vue.js seja falho, mas o Nuxt vem para complementar as suas funções e melhorar o seu desempenho a fim de que o desenvolvedor Front-end ganhe mais agilidade e também para que o website tenha um carregamento mais rápido e, assim, seja mais amigável ao SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca).

Funcionamento 

Primeiramente, para entender Nuxt.js, é interessante lembrarmos de Vue.js. Ambos são da família JavaScript e são usados no desenvolvimento front-end. 

O framework Vue.js foi lançado em 2014 por Evan You quando ele trabalhava no Google. Ele é um dos frameworks mais populares no desenvolvimento web, além de React e Angular. 

Com código aberto, ele é utilizado para criar aplicações de página única (single page) e desenvolver vários tipos de interfaces. Portanto, por ser SPA (Single Page Application) a sua grande vantagem é a simplicidade. 

Entretanto, o conceito de SPA está ligado a apenas um arquivo HTML. Com isso, ao realizar interações na página mudamos o seu conteúdo. Com o Vue, mudam-se os componentes que serão renderizados do lado do browser. 

Como resultado, os arquivos CSS e JavaScript estarão disponíveis ao usuário final após a requisição, tornando esse processo um pouco mais lento que o esperado. Lembrando que o ideal é que a página de um site seja carregada em até 3 segundos para ter um bom ranqueamento orgânico no Google. 

Nesse contexto, o framework Nuxt surge para deixar o carregamento mais rápido, visto que ele utiliza o conceito de SSR (Server-Side Rendering), fazendo com que a renderização ocorra do lado servidor. Assim, o HTML, incluindo meta tags, CSS e JavaScript, são montados do lado servidor. Ao requisitar uma página, o browser já recebe todo o conteúdo pronto. 

Criação 

Como você viu, o Vue foi criado em 2014, ao passo que o Nuxt foi lançado somente em 2016. Nuxt foi desenvolvido pelos engenheiros Sebastien Chopin e Alexander Chopin, que desde crianças descobriram sua paixão pelos códigos. 

Atualmente, Nuxt.js é mantido pela comunidade e é usado por milhares de developers do mundo todo. Você pode conferir mais detalhes e se aprofundar neste framework, clicando abaixo: 

Lembrando que para instalar o Nuxt é preciso ter o Node instalado na sua máquina. Para finalizar, confira as vantagens deste framework: 

  • Baixa configuração;
  • Roteamento automático;
  • Renderização do lado servidor;
  • SEO amigável. 

Conclusão 

Como você viu o que é Nuxt.js, agora sabe que ele vai lhe ajudar a criar sites mais rápidos e com maiores chances de ranqueamento orgânico. 

Mas é preciso continuar estudando e se aprofundando nas tecnologias usadas no desenvolvimento web. Por isso, confira novos termos do Dicionário Tech, com explicações concisas sobre os termos mais usados pelos developers. 

Aproveite para criar seu cadastro na Coodesh aqui.

Escrito por Gizele Silva

Sou formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e especialista em Marketing nas Redes Sociais pela Estácio. Apaixonada por comunicação e tecnologia, quero cada vez mais explorar as soluções que o Marketing de Conteúdo oferece às marcas.

avaliar dev mobile

Confira as melhores dicas de como avaliar DEV Mobile

engajamento nos testes técnicos

Melhores práticas para aumentar o engajamento nos testes técnicos