Confira testes de Node.js on-line e avalie habilidades de desenvolvedores

teste de Node.js on-line

Você quer aplicar testes de Node.js on-line no seu processo seletivo ou nos desenvolvedores da sua equipe? Confira quais são os formatos mais usados e também quais skills cobrar nas avaliações. Dessa forma, você alcançará resultados do desempenho real dos profissionais. Saiba mais neste conteúdo. 

Node.js está entre as tecnologias de web mais usadas por programadores. Segundo a pesquisa Stack OverFlow 2023, 42,65% dos developers usam Node.js em suas aplicações, tanto no front-end quanto no back-end. Aliás, a demanda pela tecnologia é tão alta que Node.js registra, em média, 2 mil dowloads por mês, segundo o site Balancy. 

Portanto, se você é um tech recruiter, saiba como cobrar conteúdos dessa ferramenta nas suas avaliações e, assim, encontrar os profissionais mais qualificados ou iniciar programas de capacitação no seu time. 

O que é Node.js? 

JavaScript é uma linguagem de programação que revolucionou a apresentação dos websites. Antes estáticos, eles ganharam novas funcionalidades, com quadros dinâmicos, que melhoraram a experiência do usuário. 

Mas por muito tempo, a linguagem foi usada apenas no Front-end, ou seja, apenas na parte visual do website na qual o usuário tem acesso. Com o Node.js, um ambiente de execução JavaScript, foi possível usar a linguagem também no Back-end, ampliando-se o leque de utilização dessa ferramenta. 

Portanto, Node.js faz parte da família JavaScript e é uma ferramenta usada para executar código JavaScript fora do navegador. Isso é possível devido ao uso do motor V8 do Google, que é um motor de interpretação JavaScript já utilizado no Google Chrome. 

Para entender a importância dessa tecnologia, basta saber que com o Node.js podemos construir sites, APIs e microsserviços. Também tem grande importância no desenvolvimento de chatbots, tão requisitados hoje em dia nas empresas.

O produto foi lançado em 2009 pelo engenheiro de software Ryan Dahl. Seu diferencial é a execução single-thread. Como consequência, os recursos computacionais são aplicados somente uma vez durante todo o tempo em que a aplicação estiver sendo executada, desse modo, há mais agilidade, eficiência e responsividade. 

Portanto, se a sua empresa está com uma aplicação (seja um website ou um chatbot, por exemplo) que necessita de alta escalabilidade (capacidade de se adaptar a um alto crescimento de demanda), a sua liderança técnica precisará de um desenvolvedor especialista em Node.js. 

Entre as empresas que utilizam essa ferramenta estão: Sony, New York Times, Amazon, Target, eBay, Citigroup, PayPal, Intel, Apple, entre outras.

Quais hard skills são indispensáveis no Node.js Developer?

Mas antes de contratar desenvolvedores Node.js e planejar em teste de Node.js on-line, é importante ter em mente, de forma bem clara, as demandas do projeto. Se você realmente precisa de um profissional desta área, confira quais as hard skills indispensáveis neste segmento. 

Conhecimento amplo

Teste os candidatos para saber qual é o nível de conhecimento em Node.js. Além do profissional ter mais familiaridade com o Back-end, é importante que ele conheça JavaScript e todas as ferramentas de Node.js. 

Conhecimento em Front-end 

Apesar de o desenvolvedor Node.js ter se especializado em Back-end, ele precisará conhecer as características de Front-end, pois o projeto pode mudar ou ainda ele terá que conversar com os profissionais Front-end envolvidos no projeto. Por isso, é importante que ele tenha uma noção de recursos como CSS e HTML. 

Domínio de ferramentas em nuvem 

Como hoje em dia a maioria das empresas usa soluções em nuvem, o desenvolvedor desta tecnologia precisa dominar conceitos e práticas de cloud computing. Entre as ferramentas mais usadas estão AWS, Microsoft Azure, Google Cloud, entre outros. 

Gerenciamento de banco de dados 

O desenvolvedor Node.js também precisa conhecer as principais ferramentas de bancos de dados, que estarão presentes no seu dia a dia. Por esse motivo, o programador precisa usar mais de um banco de dados simultaneamente. Nesse sentido, as principais tecnologias que devem ser de conhecimento do DEV são MySQL, MariaDB, PostgreSQL e SQLite, entre outras. 

Resolução de problemas 

Por mais que Node.js seja eficiente e assertivo nas aplicações, podem surgir bugs. Os desenvolvedores desta área precisam de agilidade e criatividade para resolver problemas de código de forma rápida. E mais do que isso: saber como encontrar o problema. 

SAIBA MAIS 

Teste de código on-line: uma abordagem estratégica para avaliar desenvolvedores

Preocupação com a segurança

O desenvolvimento de um website ou aplicativo deve focar na segurança da informação, pois essas aplicações abrigarão dados sensíveis que não podem ser vazados. Portanto, o desenvolvedor Node.js precisa adotar práticas para evitar a ação de hackers. 

Familiaridade com o Git 

O desenvolvedor Node.js também precisa se preocupar com o código-fonte e, por isso, deve estar atento à escrita do código, às boas práticas de clean code, além de outras ações. Portanto, Git e Github devem ser de domínio deste profissional. Assim, é possível gerenciar o código-fonte, seja da aplicação, do sistema ou do produto.

Testes de Node.js on-line 

Como você viu até agora, o desenvolvedor especialista no ambiente Node.js precisa dominar uma série de stacks. E você, dentro do RH estratégico, necessita comprovar as habilidades dos desenvolvedores, sejam eles candidatos às vagas da empresa ou profissionais já contratados que vão passar por um programa de atualização interno. 

Por essa razão, pensando nessa necessidade das empresas, a Coodesh possui testes prontos com execução e correção on-line, seja em Node.js ou outras tecnologias. Veja os principais desafios da nossa plataforma.

LEIA TAMBÉM 

Dicas de como criar teste de Python on-line 

Fast Challenge

É uma avaliação de múltipla escolha contendo 20 questões sobre Node.js. O desenvolvedor responde à prova disponível na plataforma, e os resultados ficam disponíveis para você que também pode compartilhar o resultado com seu gestor. 

O profissional tem um tempo limite de execução e é testado em seus principais conhecimentos sobre Node.js. As perguntas são elaboradas por especialistas da Coodesh e feitas de modo a avaliar a senioridade e o domínio da tecnologia. 

Coding Challenge 

O Coding Challenge também é um teste de Node.js on-line. Ele apresenta um trecho de um código com a questão principal e os requisitos para a elaboração da resposta. O desenvolvedor escreve o código na própria tela da plataforma e, ao final, grava um vídeo explicando as suas escolhas e caminhos que utilizou para responder ao desafio. Tudo isso sem precisar sair da plataforma, pois o vídeo é gravado pelo Loom, que está integrado. 

Project Challenge 

O Project Challenge, ou projeto de código, é o único que não tem correção on-line, pois ele exige uma correção manual. O projeto é apresentado ao DEV, que tem um prazo máximo de 7 dias para apresentar a solução dentro dos requisitos solicitados. Ele permite avaliar a capacidade de entrega, boas práticas de programação, linha de raciocínio, cuidado com segurança, entre outras habilidades.

Conclusão 

O teste de Node.js on-line ajuda o RH a ter mais assertividade na avaliação do profissional. No processo de recrutamento, ele fornece informações concretas sobre as habilidades do desenvolvedor avaliado. Assim, o tech recruiter toma decisões embasadas para o restante do processo seletivo. Nos programas de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e upskilling da empresa, os testes também são úteis para guiar os gestores de pessoas na definição de trilhas de treinamento. 

Ficou interessado em conhecer os testes técnicos da Coodesh? Visite a página do Coodesh Assessment.

teste de javascript on-line

Como fazer teste de JavaScript on-line para avaliar desenvolvedores?

o que é flutter

O que é Flutter?