Confira as melhores dicas de como avaliar DEV Mobile

avaliar dev mobile

Quer saber como avaliar DEV Mobile para ter uma equipe mais alinhada aos propósitos do seu negócio? Veja neste conteúdo como é possível aplicar testes de conhecimento prático para encontrar os melhores talentos no seu processo seletivo, mesmo sem ter perfil técnico. Mas lembre-se que a validação também é importante em outras situações visando formar times mais eficientes. 

Desenvolvedores Mobile encontram emprego com facilidade no mercado, principalmente se tiverem perfil intermediário ou avançado, como Pleno ou Sênior. 

A oferta de vagas está ligada ao crescimento no número de aplicativos mobile. Só o Google Play oferece mais de dois milhões de apps para dispositivos Android. 

O lançamento de aplicativos segue um ritmo acelerado para atender à demanda do público. Como sabemos, no Brasil há mais aparelhos celulares do que habitantes (242 milhões de smartphones para 214 milhões de habitantes, segundo a FGV). Para aproveitar o momento favorável, as empresas inserem seus apps nas estratégias de fidelização dos seus leads e clientes. 

Com isso, a demanda por profissionais mobile não deve parar tão cedo. Dessa maneira, o seu RH ainda vai precisar avaliar e recrutar este perfil profissional (se já não precisou!). Pensando nisso, selecionamos dicas de como avaliar DEV Mobile e as principais tecnologias a serem cobradas deste profissional. 

LEIA TAMBÉM 

Como avaliar full-stack

Diferencie as tecnologias nativas e híbridas 

Quando falamos em desenvolvimento mobile, temos duas possibilidades pela frente: o desenvolvimento com tecnologias nativas ou híbridas. Portanto, saiba a diferença entre as duas a seguir: 

Nativas: é quando o desenvolvedor cria aplicativos para um sistema específico, como Android ou iOS. Por exemplo: há quem construa sua carreira como desenvolvedor iOS e, por essa razão, utilize apenas as linguagens e recursos que suportam esse sistema, como a linguagem Swift. A principal vantagem é que o desenvolvimento é mais rápido e direcionado. Mas também pode oferecer chances mais restritas no mercado. 

Híbridas: ao contrário da anterior, as tecnologias híbridas são usadas para criar aplicativos para ambos os sistemas: Android e iOS. Sendo assim, elas acabam ampliando o leque de atuação do desenvolvedor. Porém, exige o conhecimento e domínio de linguagens e outros recursos mais abrangentes e que podem conter mais detalhes a serem observados, como o framework Flutter. 

Conheça as hard skills do DEV Mobile 

Como tech recruiter, você precisa ficar atento a dois pontos principais: as hard skills e as soft skills dos candidatos. 

No caso do DEV Mobile, é importante entender que ele precisa ter conhecimento ou domínio de tecnologias mais usadas no desenvolvimento de aplicativos. Veja quais são as mais elementares: 

Dart

O Dart foi criado pelo Google em 2011 como uma linguagem de programação que iria substituir o JavaScript na criação de scripts em páginas web. 

Com o tempo percebeu-se que ela não seria usada no lugar de JavaScript, tornando-se o principal fundamento de Flutter (que você também verá neste artigo). 

Assim, se a sua empresa vai contratar DEV Mobile para o sistema Android, é muito importante avaliar a pessoa candidata com questões que envolvem os conhecimentos em Dart. 

Flutter

Flutter é uma ferramenta para criar aplicativos que irão rodar em várias plataformas, como Android e iOS (mobile), Linux, Microsoft e macOS (desktop), sendo portanto de origem híbrida. 

Ele é um framework criado pelo Google e utiliza a linguagem de programação Dart, que também é um produto Google. Funcionando por meio de componentes e widgets, Flutter oferece facilidade e rapidez na criação de aplicações. 

Kotlin 

É uma linguagem de programação voltada para a criação de aplicativos para o sistema Android. Ela é executada na Máquina Virtual do Java. Sendo assim, se o desenvolvedor indicar que tem conhecimento em Java, saiba como tech recruiter que será treiná-lo e avaliá-lo em Kotlin. 

O projeto foi lançado em 2011 pela JetBrains e, desde então, vem se atualizando e colocando-se como uma das principais linguagens utilizadas no meio mobile. 

React Native 

O React Native é um dos recursos mais populares para a criação de aplicativos híbridos que podem rodar nos sistemas Android e iOS. 

Baseado em React (criado pelo Facebook), o React Native utiliza JavaScript e apresenta-se como um grande diferencial. Portanto, é interessante criar testes e avaliações que tragam os conceitos desse framework híbrido. 

Swift 

Swift é uma linguagem de programação nativa do sistema iOS. Lançada em 2014 numa conferência anual da Apple, ela está na lista de hard skills dos desenvolvedores desse sistema operacional. 

Apenas um ano depois, Swift foi lançado em código aberto, o que possibilitou recursos mais diversificados aos desenvolvedores que ganharam mais flexibilidade, como a compilação de código em outros sistemas operacionais.     

Em suma, essas são as principais tecnologias para saber como avaliar DEV Mobile. Mas, por certo, existem outros requisitos muito comuns, como o domínio de metodologias ágeis e práticas de clean code. 

Analise as soft skills do DEV Mobile 

Além do conhecimento técnico, atualmente as empresas estão focando seus interesses nas soft skills dos desenvolvedores e demais profissionais de tecnologia. 

Percebeu-se que mais do que saber codar, é importante se comunicar bem (com técnicos e não técnicos), pensar em soluções diferentes para o produto, entender o propósito do negócio e se engajar nos projetos. 

LEIA TAMBÉM 

Como avaliar desenvolvedor Front-end?

Portanto, curiosidade, envolvimento, desejo de colaborar, ir além e atingir as metas e prazos que lhe foram propostos é de fundamental importância. 

Sendo assim, o tech recruiter deve saber como avaliar DEV Mobile nos quesitos técnicos, mas também comportamentais para que a avaliação seja completa e não deixe brechas para surpresas ou arrependimentos após a contratação. 

Em muitos casos, o aplicativo de um negócio é o principal canal de entrada de novos clientes ou ainda é o maior responsável pelo faturamento da empresa. Por essa razão, é crucial ter desenvolvedores engajados com os resultados e comprometidos com a empresa.

Saiba como testar e avaliar DEV Mobile 

Você já viu as tecnologias e soft skills mais cobradas para um desenvolvedor Mobile, seja ele iOS ou Android. 

Mas antes de avaliar o profissional, é necessário seguir práticas internas de abertura e gerenciamento de candidaturas. 

O primeiro passo é alinhar, junto ao líder da área, quais são as necessidades do setor. É papel do RH fornecer o suporte à liderança no que diz respeito às tecnologias cobradas, às exigências conforme o grau de senioridade, a abertura de vagas afirmativas, entre outros aspectos.

Após essas definições, é necessário dar os primeiros passos para recrutar os profissionais certos. Na grande maioria dos casos, as empresas não têm condições, nem tempo, para montar testes práticos para avaliar os candidatos. 

Por isso, há plataformas de assessments com serviços completos e suporte ao tech recruiter. Nesse sentido, veja os challenges disponibilizados na Coodesh que podem lhe ajudar nessa jornada. 

Conheça os testes técnicos da Coodesh 

Um dos produtos Coodesh é o Coodesh Assessment, voltado para avaliar talentos nas equipes de tecnologia. Por se tratar de uma avaliação especializada, é importante que haja um serviço específico para extrair o melhor de cada candidato, sem o risco de um recrutamento com vieses. 

O Coodesh Assessment foi estudado e planejado para ajudar recruiters que precisam avaliar os developers em tecnologias que serão utilizadas no dia a dia das empresas. No caso de como avaliar DEV Mobile, os recrutadores possuem testes que abordam as tecnologias apresentadas no início deste artigo. 

Fast Challenge 

O Fast Challenge é direcionado para candidatos que já estão inscritos na plataforma e que podem ser convidados para ingressarem no seu processo seletivo. Mas também é recomendado para aqueles que estão aplicados na vaga da sua empresa. 

Ele consiste numa avaliação com 20 questões com perguntas de múltipla escolha que podem ser respondidas em meia hora. Portanto, para o desenvolvedor que também está participando de outros processos seletivos ou trabalhando, o teste rápido é uma boa alternativa. 

O resultado fica à disposição do tech recruiter (dependendo do plano contratado) que, assim, pode tomar uma decisão mais acertada. 

Coding Challenge

O Coding Challenge é mais uma oportunidade de avaliar DEV Mobile, pois contém estrutura que permite avaliar a capacidade analítica e de escolha do desenvolvedor para analisar pedaços de código. 

Ele contém diferentes tipos de algoritmos e níveis para permitir a avaliação do desenvolvedor em mais de 30 tecnologias distintas. 

Project Challenge 

O Project Challenge é um projeto mais aprofundado, que pode ser entregue pelo desenvolvedor em um período de até sete dias, o que possibilita que ele trabalhe sobre o código e possa demonstrar as suas reais habilidades. 

Mapeamento comportamental 

Além dos testes de hard skills, há ainda a avaliação comportamental feita por meio de um teste similar ao sistema DISC. Com ela, o recrutador pode verificar qual é o perfil dominante do candidato e, assim, auxiliar nas demais etapas do processo, como entrevista pessoal. 

Conclusão 

Você viu neste artigo que os aplicativos mobile exigem desenvolvedores atualizados nas principais tecnologias, com conhecimento técnico e habilidades comportamentais que contribuam para os resultados da empresa. 

Com a entrada dos smartphones no mercado (com o iPhone em 2007 e os demais celulares Android em 2008), é natural acreditarmos que as empresas continuarão contratando DEVs Mobile. 

Desse modo, é essencial que o tech recruiter tenha as ferramentas certas para avaliar os developers deste perfil profissional e acertar na contratação. Só a análise do currículo não é suficiente para encontrar o talento ideal. 


Quer saber mais sobre como avaliar DEV Mobile e outros perfis profissionais da área de desenvolvimento de software? Acesse o Coodesh Assessment.

como avaliar back-end

Como avaliar Back-end: veja dicas de testes técnicos

o que é nuxt.js

O que é Nuxt.js?