Como fazer teste de JavaScript on-line para avaliar desenvolvedores?

teste de javascript on-line

Você deseja utilizar teste de JavaScript on-line para avaliar desenvolvedores e programadores? Então, é preciso ficar atento. Faça um bom planejamento, escolha o tipo de desafio, defina o conteúdo e interprete o resultado. Mas como adotar essa metodologia de análise se você não é um profissional técnico?

O RH assume muitas funções e responsabilidades. Uma delas é dar suporte à liderança técnica da empresa na hora de preencher uma vaga ou de aplicar um programa de desenvolvimento de pessoas já contratadas. 

Por isso, uma maneira justa de fazer uma avaliação confiável é por meio de testes práticos. Com os desafios técnicos respondidos, você terá uma noção de como o candidato se comportará em situações reais do dia a dia. E quanto ao funcionário já contratado, os testes ajudarão a identificar os gaps de habilidades. 

Pensando em todas essas dores das empresas, produzimos este conteúdo com dicas de como fazer teste de JavaScript on-line, elencando os principais conceitos da linguagem e os tipos de desafios remotos oferecidos pela Coodesh. Somos uma plataforma de assessments com testes prontos de JavaScript e outras dezenas de linguagens. 

Sobre JavaScript 

Mas antes de entrarmos nas dicas, veja o que é JavaScript. Essa é a linguagem de programação mais popular entre desenvolvedores web devido a uma série de características que você verá neste tópico. 

Para se ter uma ideia, a linguagem foi criada em 1995 pelo desenvolvedor Brendan Eich, e ainda hoje é utilizada pela grande maioria dos websites. Segundo o site Hostinger, 97,8% dos websites de todo o mundo utilizam JavaScript em seus códigos. 

Afinal, o idioma veio para complementar outros recursos de front-end, como HTML e CSS, dando dinamismo às páginas web e melhorando a experiência do usuário. Se hoje a internet alcançou a população mundial, em grande parte isso se deve ao JavaScript, pois antes dela os recursos eram limitados, as páginas eram estáticas e pouco se fazia na navegação web. 

Para avaliar desenvolvedores JavaScript, é necessário que o recrutador também conheça alguns conceitos básicos desta linguagem. Veja a seguir alguns exemplos que, inclusive, podem compor questões do seu teste. 

Conceitos de JavaScript 

Para ser um bom desenvolvedor JavaScript, o profissional precisa dominar alguns conceitos desta linguagem de desenvolvimento web. Veja alguns deles a seguir. 

Tipagem mutável

Em programação, tipos mutáveis são elementos que podem ser editados, ao passo que tipos imutáveis não podem ser alterados sem que haja a criação de uma nova instância. Listas, conjuntos, dicionários e outras coleções podem conter tipos mutáveis. Dessa forma, quando o desenvolvedor acrescenta, remove ou altera algum elemento, a mudança reflete em toda a instância. 

Já o tipo imutável não permite a mudança após a sua criação, o que de certa forma é mais seguro, embora limite mais a ação do desenvolvedor. 

Na linguagem JavaScript, os tipos mutáveis incluem Arrays (coleções ordenadas de valores) e Objetos (qualquer coisa que pode ser associada em uma variável). Já os Números e Strings são imutáveis, pois criam uma nova instância diante da alteração feita. 

Case sensitive 

JavaScript é uma linguagem com case sensitive, ou seja, faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Essa diferença é aplicada no nome de variáveis, de funções, de identificadores e palavras-chave do código. Portanto, ao escrever “myVariable” e “myvariable”, o desenvolvedor estará se referindo a nomes de duas variáveis diferentes. 

Paradigmas 

Paradigmas de programação são, a grosso modo, caminhos escolhidos pelo desenvolvedor para chegar à solução de um problema. Em JavaScript, dizemos que a linguagem é multiparadigma, pois ela pode ser escrita em vários paradigmas que terá o mesmo efeito. Hoje os paradigmas mais comuns são a Programação Orientada a Objetos (POO) e Funcional. Entre as linguagens modernas, a grande maioria é multiparadigma, aumentando assim as possibilidades para o desenvolvedor. 

Full-stack 

JavaScript é chamada de uma linguagem full-stack, pois atende a todas as camadas da programação, desde back-end a front-end. No back-end, ela se tornou possível graças à criação do Node.js, que é um ambiente que permite a construção de servidores com ótimo desempenho. Além disso, no lado front-end, JavaScript é usada para criar páginas dinâmicas com a manipulação do DOM, que atualiza o conteúdo da página sem precisar recarregá-la. 

Esses são alguns conceitos relacionados à JavaScript e que podem ser objeto de uma avaliação de desenvolvedores desta área. Mas existem outros conceitos importantes. 

O próximo passo, portanto, é conhecer os testes de JavaScript on-line que são mais aplicados nos processos seletivos e nas ações de pós-contratação. Aproveite para conhecer a seguir os testes aplicados pela Coodesh. 

Teste de JavaScript on-line aplicado pela Coodesh 

A Coodesh possui teste de JavaScript on-line pronto para ser aplicado na sua empresa, conforme a demanda. Veja quais são os modelos utilizados por nossos clientes. 

Múltipla escolha: o teste de múltipla escolha da Coodesh, chamado de Fast Challenge, é um teste contendo 20 questões sobre a tecnologia. O desenvolvedor é convidado a preenchê-lo, via plataforma, e tem até 30 minutos para a finalização. 

O exame é 100% on-line, e o resultado é gerado com o gabarito que está em nosso sistema. Através da aplicação, é possível verificar quais conceitos não são dominados pelo candidato ou profissional já contratado. 

SAIBA MAIS

9 dicas de testes para entrevista de seleção de desenvolvedores

Teste de código: chamado de Coding Challenge, o teste de código testa os conhecimentos específicos do desenvolvedor em JavaScript, com requisitos bem definidos e tempo de resposta previamente determinado. O developer grava um vídeo de apresentação, pela plataforma Loom que é integrada ao sistema. Assim, o recrutador tem uma noção mais clara do desempenho e do nível de entendimento do profissional. A correção é on-line. Os algoritmos da própria plataforma permitem identificar os gaps e sugerir trilhas de desenvolvimento. 

Projeto: o Project Challenge é o único que não tem correção on-line, contudo permite uma avaliação mais profunda, tanto de hard skills quanto de soft skills. Afinal, o desenvolvedor tem sete dias para elaborar o projeto e finalizá-lo. Neste teste, além das habilidades verificadas, é possível conferir o comprometimento do candidato ou profissional com relação a prazos e qualidade da entrega. 

Além disso, há outras plataformas de assessments que o recrutador especializado pode conhecer e testar a fim de encontrar soluções para otimizar o seu processo seletivo ou ação de PDI, retenção de talentos ou upskilling da equipe. Mas é importante considerar o custo-benefício, a integração com outros serviços, o suporte e a facilidade de uso. 

Conclusão 

Como você viu, o teste de JavaScript on-line é ágil e eficiente, podendo ser acrescentado ao recrutamento ou ação de retenção de talentos. 

Além disso, outras ações são necessárias. O recrutamento ainda vai exigir uma entrevista técnica e um teste comportamental. O programa de retenção vai demandar uma gestão de processos que proponha o desenvolvimento de habilidades. Mas, de qualquer forma, tudo começa com a validação. 

Gostou das dicas para ter uma boa avaliação dos desenvolvedores JavaScript? 

Conheça nossas soluções e entre em contato.

o que é azure

O que é Azure?

teste de Node.js on-line

Confira testes de Node.js on-line e avalie habilidades de desenvolvedores