O que é SPA?

o que é SPA em programação

O desenvolvimento front-end utiliza várias técnicas para melhorar a experiência do usuário e o carregamento de páginas. Uma delas é o SPA. Saiba neste conteúdo o que é, exemplos e quando aplicar. 

Em síntese, SPA é Single Page Application ou Aplicações de Página Única em português. A técnica consiste em carregar todas as funcionalidades de uma só vez em uma única página. 

Bons exemplos são o Gmail, o LinkedIn e o catálogo da Netflix. 

Continue acompanhando este conteúdo do Dicionário Tech da Coodesh e descubra o que significa mais este termo tech. 

Como funciona o SPA? 

O SPA funciona da seguinte maneira: ao invés de carregar todo o conteúdo da página e direcionar o usuário para uma página nova, o recurso carrega apenas o conteúdo principal de forma assíncrona. O restante da página é mantido estático. É como quando você abre um e-mail do Gmail. O conteúdo é atualizado, porém, o restante da página permanece como estava. 

Mas também há casos de cenários híbridos em que o usuário é direcionado para outra página, como é o exemplo do Airbnb. A página principal continua estática, mas é aberta outra com o resultado dos filtros aplicados pelos usuários. 

Para que o desenvolvedor Front-end aplique o SPA, ele pode fazer uso de diversos frameworks que facilitam a criação, como React, Vue.js e React. 

Portanto, na SPA o carregamento dos recursos, como HTML, JavaScript e CSS ocorre de uma única vez, quando o usuário acessa a aplicação. Assim, não é mais preciso fazer requisições ao servidor para atualizar a aplicação. 

A utilização dessa técnica é perceptível na utilização de um website. Isso porque uma página que usa SPA é mais leve, enquanto que a convencional tem um gap após clicar num link interno. Isso porque a atualização ocorre depois de uma nova requisição ao servidor, que por sua vez, retorna com uma nova página completa. 

Quando usar SPA? 

Você viu até aqui o que é SPA, mas será que o recurso pode ser utilizado em qualquer situação? 

Praticamente sim. Com a ajuda dos frameworks de desenvolvimento front-end, como Angular, Vue.js, React e até Ember, todo o código necessário é obtido com um único carregamento ou a partir de novas ações dos usuários. 

Entre as vantagens de sua utilização estão: 

  • experiência positiva do usuário; 
  • melhoria de performance; 
  • maior responsabilidade para o front-end. 

Diante disso, muitas aplicações utilizam esse recurso. É o caso de:

  • Airbnb;
  • Gmail; 
  • Netflix; 
  • Twitter.

Conclusão 

Apresentamos um resumo do que é SPA e como ele melhora a navegação de um website. Portanto, confira agora outros conteúdos do Dicionário Tech e saiba como aplicar no desenvolvimento de websites. Se você é desenvolvedor, aproveite para conhecer a plataforma Coodesh, que valida profissionais para participar dos processos seletivos com mais assertividade. E se você é tech recruiter veja como ficou mais fácil contratar desenvolvedor.

criar conta como desenvolvedor

Veja como criar conta como desenvolvedor na Coodesh

demissão em massa

Demissão em massa: o que é e como tornar esse momento menos traumático