O que é Kubernetes?

Hoje o dicionário tech da Coodesh traz o que é Kubernetes. Portanto, para você que é uma pessoa desenvolvedora em início de carreira ou é um tech recruiter e precisa se inteirar dos termos técnicos, fique atento à leitura deste post. 

Em síntese, o Kubernetes é um orquestrador de containers. Ele foi lançado em 2015 e, desde então, só tem feito sucesso entre os Devs que buscam dar mais escalabilidade e alta performance às suas aplicações. 

Portanto, Kubernetes ou K8s, como também é chamado, está muito ligado à área de DevOps e é uma plataforma muito associada a soluções em cloud. Em suma, ele garante segurança às aplicações. 

Nesse sentido, confira a seguir um pouco da história, como ele funciona e quais são as suas principais vantagens. 

Histórico 

A história da criação do que é Kubernetes está ligada ao Google. Isso porque cinco engenheiros da companhia se uniram em meados de 2014 para criar um orquestrador mais eficiente e seguro. O lançamento se deu apenas em 2015. 

Uma curiosidade é que o nome do projeto original no Google era Project Seven e que, portanto, os sete raios na roda do logotipo do K8s são uma referência ao nome do projeto. 

Antes dele, portanto, o mais utilizado era o Borg. Hoje em dia ele é mantido pela Cloud Native Computing Foundation e se tornou o principal orquestrador utilizado no mercado. 

Como funciona

Em suma, o Kubernetes é uma plataforma open source (código aberto) que automatiza as operações dos containers. Para entender melhor, o container é uma unidade padrão de software que empacota o código e todas as suas dependências para que ele seja executado rapidamente em um ambiente de computação isolado.

Uma mesma aplicação pode conter muitos containers em operação. Entre as vantagens do Kubernetes está o fato de ela poder corrigir uma eventual falha no sistema, com a queda de um container, e ainda ajudar na transmissão de dados. 

Nesse sentido, outra funcionalidade importante é que o Kubernetes automatiza processos importantes. Se antes era necessário acompanhar mais de perto a implantação de uma atualização para evitar bugs, com o Kubernetes essa correção pode ser automática. 

Aplicações em nuvem 

Portanto, o Kubernetes permite que os containers realizem muitas tarefas que são permitidas apenas por outros sistemas ou plataformas. 

Uma das vantagens, inclusive, é a utilização em nuvem pública, privada ou híbrida. Nesse sentido, essas aplicações exigem escalabilidade rápida, o que é oferecido pelo Kubernetes.

Não é à toa que fintechs e startups utilizam cada vez mais essa tecnologia. E também devido a isso isso é que a pessoa desenvolvedora que está no nível Júnior ou de estágio deve conhecer melhor essa plataforma e mergulhar nos seus estudos. 

Conclusão 

Entender o que é Kubernetes é estar um passo à frente na sua carreira, não importando a sua stack. Afinal de contas, ele é uma orquestrador de containers dos mais utilizados desde o seu lançamento. Sendo assim, com o fortalecimento das startups no mercado, exige-se cada vez mais o domínio de Kubernetes nas vagas de emprego. 

E, por falar em vagas de emprego, você já conhece a Coodesh? Somos uma plataforma de tech recruiting voltada para a contratação de pessoas desenvolvedoras. Conheça nossa plataforma de vagas. Você pode acessá-las gratuitamente, Além disso, pode se cadastrar na plataforma para se candidatar às oportunidades, ser convidado a fazer tech challenges e aumentar as suas chances de ser contratado(a).

Analista de Diversidade e Inclusão: saiba tudo sobre a carreira

Negociação salarial na área tech: como o RH pode calcular e negociar valores?