O que é Google Cloud Platform?

o que é google cloud platform

O que é Google Cloud Platform é uma dúvida muito comum de desenvolvedores iniciantes, tech recruiters e founders de startups que estão selecionando seus fornecedores. Enfim, a ferramenta é uma das mais usadas e oferece infinitas possibilidades. 

Por isso, a ferramenta está presente no Dicionário Tech, uma sessão do blog da Coodesh que explica o significado e a importância de algumas tecnologias usadas no dia a dia das startups e equipes de desenvolvimento. Aproveite para ler este conteúdo e saber mais! 

Definição de Google Cloud Platform

Google Cloud Platform (GCP) reúne recursos físicos e virtuais para ser um provedor de recursos de computação em nuvem. Ele é usado para criar, implantar, executar e manter aplicativos na web. Os recursos físicos são representados por computadores e unidades de disco rígido, enquanto que os recursos virtuais se constituem em máquinas virtuais que estão em data centers do Google em várias regiões do mundo. 

Com o número crescente de dados, as soluções em nuvem são ideais para empresas de pequeno a grande porte. O avanço do cloud computing caminha junto com a necessidade de armazenar dados remotamente. Assim, é possível compartilhar informações sem um sistema físico de armazenamento de dados. 

Principais produtos 

Agora que você já sabe o que é Google Cloud Platform, entenda que esta é uma solução tecnológica para muitas empresas. Ele concorre com as plataformas Microsoft Azure e AWS (Amazon Web Services) e oferece muitas vantagens, como o preço mais acessível. 

Além disso, conta com mais de 100 produtos. Veja alguns deles:

  • Armazenamento de arquivos;
  • Banco de dados;
  • Compartilhamento e processamento de dados;
  • Hospedagem de sites;
  • Máquinas virtuais;
  • Servidores VPS.

Com o Google Cloud Platform é possível criar sites, gerenciar processos internos, armazenar grandes volumes de dados, entre outros. Sobretudo, o desenvolvedor pode contar com a segurança de um sistema criptografado.

Vantagens do Google Cloud Platform

Como você viu, a plataforma do Google Cloud concorre com soluções da Amazon e da Microsoft, mas se destaca no mercado desde abril de 2008, quando foi lançado. E esse destaque se dá devido a algumas vantagens, como: 

  • Backups automáticos;
  • Dedicado à expansão e à escalabilidade;
  • Migração de dados instantâneos para máquinas virtuais;
  • Preços competitivos;
  • Segurança e proteção de dados;
  • Simplificação da colaboração entre usuários. 

Além disso, a empresa pode ter maior flexibilidade nas soluções voltadas às estratégias de negócio. Para o desenvolvedor, o benefício é a rápida aprendizagem com total suporte do Google. 

Principais recursos do Google Cloud Platform

Como uma plataforma robusta e com o investimento do Google em sua constante melhoria, alguns recursos apresentam vantagens para os usuários. Veja quais são eles: 

Google Compute Engine

Trata-se de ferramentas de alta performance otimizadas para lidar com diversas cargas de trabalho, oferecendo capacidade escalável, ambientes para desenvolvimento, espaços para atividades virtuais e microsserviços.

Google App Engine

Essa ferramenta viabiliza a criação de aplicativos otimizados e altamente escaláveis em uma plataforma sem servidor, totalmente gerenciada. É possível desenvolver aplicativos em seu próprio ambiente de execução ou em diversas linguagens de programação, como PHP, Python, Go, C#, Ruby, Java, Node.js, entre outras. 

Google Cloud Storage

Utilizando a infraestrutura confiável e robusta do Google Cloud, essa ferramenta possibilita o armazenamento na nuvem. Isso se torna uma forma segura de fazer backups corporativos, salvar arquivos importantes e acessar informações globalmente, desde que haja conexão à Internet e um dispositivo. O Google Storage é similar ao Google Drive, mas com capacidades expandidas. 

Google Kubernetes Engine

Com o Google Kubernetes Engine, é possível gerenciar contêineres Docker na plataforma Cloud. A ferramenta se baseia na inovação de contêineres conhecida como Google Kubernetes, ao contrário do Google BigQuery, que oferece recursos para a fácil análise de insights, armazenamento de dados em várias nuvens, além de criação segura de relatórios e painéis.

LEIA TAMBÉM

O que é Azure?

O que é AWS?

BigQuery

Essa plataforma do Google é usada para armazenar dados na nuvem, sendo altamente escalável e capaz de ajustar-se automaticamente à demanda, executando consultas SQL em petabytes de informações. O BigQuery otimiza o desempenho, reconfiguração de clusters e provisão de dados, operando em uma arquitetura sem servidor. Ele também lida com fontes de dados em tempo real.

Aprendizado de Máquina

O GCP dispõe de cientistas de dados, engenheiros e matemáticos experientes, oferecendo soluções de Aprendizado de Máquina e análises avançadas de dados. Isso possibilita a utilização do potencial do aprendizado de máquina e do armazenamento moderno de informações e arquivos, permitindo o acesso a recursos e soluções futuras.

Conclusão

Como você pôde conferir o que é Google Cloud Platform, agora fica mais fácil decidir pela continuidade dos estudos nesta área. Mas se você é founder ou analista de RH, é interessante conhecer este recurso para iniciar um processo de recrutamento e seleção de profissionais desta área. 

Para conhecer mais termos, acesse o Dicionário Tech e aproveite para criar seu perfil na Coodesh.

teste de Java on-line

Como aplicar teste de Java on-line?

competências socioemocionais

O que são competências socioemocionais e quais seus diferenciais para o mercado?