O que é Responsive Design?

o que é responsive design

Em meio a tantas telas, entender o que é Responsive Design e aplicar o conceito no front-end fará toda a diferença no negócio. 

O termo é relativamente recente, fruto de um novo período em que não se valoriza apenas o desktop. Mas para compreender sua importância também é necessário ter o olhar do Design Thinking e pensar nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) do website. 

Devido à importância do conceito, trouxemos ele hoje no Dicionário Tech da Coodesh. A seção apresenta termos técnicos usados no dia a dia do desenvolvedor e até mesmo do tech recruiter. 

Definição 

Você vai encontrar o termo Responsive Design, Design Responsivo e Web Responsive Design para designar o mesmo conceito. 

Sendo assim, ele é uma técnica de estruturação HTML e CSS que resulta na adaptação do site ao browser do usuário. 

Dessa forma, o layout fica mais fluido e agradável. Isso impacta diretamente na usabilidade da aplicação, aumentando as visualizações e o tempo de permanência do usuário. 

Esse tipo de abordagem teve origem em meados de 2010. O que é Responsive Design foi um termo criado por Ethan Marcotte para se referir à prática de ajustar automaticamente o conteúdo de um site à tela em que ele será exibido.

Afinal, quando o desktop deixou de ser a fonte principal de conexão à internet, a nova concepção foi essencial. Hoje em dia, temos de relógio à geladeira conectados na internet. Porém, o consumo de dispositivos com telas ocorre principalmente em smartphones. 

Mobile First 

Aliás, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o levantamento mais recente (de 2021) mostra que são 251,3 milhões de celulares no Brasil. Além disso, 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

E todo esse montante de brasileiros conectados utilizam o smartphone como principal ferramenta de uso da internet. Afinal, o celular foi encontrado em 99,5% dos domicílios com sinal de internet. O computador vem em segundo lugar, com 45,1%. 

Com a evolução dos dados móveis, e o consequente uso da rede 5G, esse índice tende a crescer ainda mais. Mas o que o Responsive Design tem a ver com isso? Tudo! 

Afinal de contas, os desenvolvedores Front-end e designers UX/UI têm que se preocupar cada vez mais com a oferta de design responsivo nas suas aplicações visando proporcionar uma excelente experiência a todos aqueles que se conectam via celular ou TV Smart, por exemplo.

Dicas para deixar o site responsivo 

  • Adapte o layout conforme a resolução em que ele está sendo visualizado; 
  • Adapte o tamanho dos botões nas interfaces touch screen porque o dedo do usuário vai substituir o mouse; 
  • Oculte elementos nas telas ainda menores; 
  • Redimensione as imagens para que elas caibam na tela sem sobrecarregar a transferência de dados; 
  • Reduza elementos da tela nos dispositivos móveis; 
  • Utilize os recursos de orientação do aparelho – seja horizontal ou vertical. 

O que é Responsive Design no SEO?

Você viu que o Responsive Design interfere no SEO do website. Afinal, os mecanismos de busca do Google e dos outros buscadores avaliam vários fatores para o ranqueamento que, finalmente, define os sites que ficarão no topo da página de resultados. 

Sendo assim, se o site não é responsivo, o usuário ficará desestimulado na navegação, não irá clicar nos botões, não assistirá aos vídeos nem preencherá os formulários. Tudo isso indica que ele não teve uma boa experiência. Com certeza, este não é o objetivo do Google que, ao contrário, tem o propósito de proporcionar uma boa navegação ao usuário. 

Portanto, hoje em dia o CSS (Cascading Style Sheets), que é um mecanismo para adicionar estilo a um documento web, possui várias funcionalidades nativas que permitem incluir a responsividade.

Conclusão 

Você viu neste post as principais reflexões sobre o que é Responsive Design. Lembrando que ele está contemplado no olhar do Design Thinking ou Pensamento de Design, que é colocar-se no lugar de quem vai usar o produto, esforçando-se para oferecer a melhor experiência. 

E, então, você já pensou em como deixar um projeto mais responsivo? Aproveite para ler mais conteúdos voltados ao Dicionário Tech clicando aqui. Somos a Coodesh, uma plataforma de code assessment para validar desenvolvedores para empresas e startups. Confira mais detalhes de como funciona a nossa plataforma acessando este link.

recrutamento ativo vs passivo

Qual a diferença entre recrutamento ativo vs passivo?

livros para cientistas de dados

Confira os livros que todo cientista de dados precisa ler