O que é Azure?

o que é azure

O que é Azure é uma dúvida muito comum dos desenvolvedores e tech recruiters que estão se acostumando a visualizar este termo nas descrições de emprego das equipes de TI. Mas, afinal, o que significa e como pode ser aplicado nas equipes de desenvolvimento?

O termo está sendo apresentado no Dicionário Tech da Coodesh, que traz outros conceitos, tecnologias, metodologias e tendências do mundo tecnológico. Portanto, saiba o que é Azure, quando é usado, quando foi criado, quais são as suas vantagens e desvantagens. 

Definição de Azure 

O que é Azure? É uma plataforma de nuvem da Microsoft. Ela foi lançada em 2010 como uma concorrente da AWS, da Amazon, e do GCP, do Google. 

A plataforma oferece mais de 200 produtos e serviços em nuvem, que podem ser compatíveis com qualquer sistema operacional e linguagem de programação. 

Os principais serviços do Azure são classificados em quatro categorias: computação, rede, armazenamento e banco de dados.

Além disso, assim como os concorrentes, oferece segurança e condições de escalabilidade. Para conhecer melhor a plataforma, clique aqui

Lançamento da plataforma

A equipe da Microsoft trabalhou na finalização da plataforma em 2008, apresentando-a na Professional Developers Conference, em Los Angeles, Estados Unidos. 

Contudo, o lançamento oficial só ocorreu em 2010. Na época, ela se chamava Windows Azure. Em 2014, a ferramenta foi renomeada como Microsoft Azure ou, simplesmente, Azure. Já em 2021, a tecnologia de computação em nuvem da Microsoft era o segundo maior provedor do mundo, atrás somente da AWS. 

Funcionamento do Azure 

A plataforma funciona em dois modelos: PaaS e IaaS. Saiba mais como funciona a seguir. 

PaaS: significa Plataforma como Serviço. De acordo com a demanda da empresa, o ambiente é contratado para a criação, testagem e gerenciamento de aplicativos de software. O desenvolvedor não precisa alterar a configuração nem se preocupar com o gerenciamento dos servidores, rede e banco de dados.

IaaS: quer dizer Infraestrutura como Serviço. A empresa contrata o serviço e paga uma espécie de aluguel do serviço, que pode incluir a infraestrutura de TI, os servidores e as máquinas virtuais da computação em nuvem. Esse é o serviço mais recomendado para quando uma empresa está migrando do servidor físico para o virtual. 

Vantagens e desvantagens do Azure 

Sem dúvida, a computação em nuvem é uma boa opção no mercado para as soluções de DevOps, pois é mais barata que a estrutura física. Afinal, antigamente era preciso contar com servidores físicos e funcionários para mantê-los em perfeitas condições. No entanto, é bom lembrar que o cloud computing não se aplica a todos os casos e é importante consultar a gerência técnica para saber qual é a melhor solução para a empresa. 

Mas podemos dizer que há vantagens e desvantagens em escolher Azure para os serviços de infraestrutura. Veja a seguir. 

Vantagens 

Segurança: privacidade e segurança dos dados são mantidos, pois o Azure segue os padrões de confiança e transparência da Microsoft. 

Multiplataforma: oferece suporte a qualquer sistema ou linguagem de programação.

Diversidade: disponibiliza hospedagem de sites, banco de dados, aplicativos, redes virtuais, armazenamento de dados, entre outros.   

Híbrido: possibilita manter a rede privada na rede local e também na nuvem. 

Redução de custos: exige menos investimento que uma rede física de servidores. 

Disponibilidade: a estrutura da Azure utiliza dois servidores, sendo que se um deles cair, o outro continua em funcionamento. 

Escalabilidade: conforme a necessidade da empresa, é possível ter mais máquinas e processamentos. 

Integração: a Azure possui integração com outros produtos Windows. 

Desvantagens 

Não pode ser utilizada em todas as demandas, além de ser um pouco mais cara que os concorrentes, embora o gasto seja proporcional aos itens utilizados. 

Há alguns serviços gratuitos, mas será necessário contratar a plataforma para ter mais tranquilidade na utilização. 

Conclusão 

Você viu no Dicionário Tech de hoje o que é Azure. A plataforma de cloud computing da Microsoft está no mercado desde 2010 e atende empresas de todo o mundo com mais de 200 produtos. 

Por isso, é tão comum encontrar o termo nos job descriptions das principais empresas. Portanto, como desenvolvedor, você pode se aperfeiçoar nesta área. Agora que você chegou ao final deste conteúdo, aproveite para se cadastrar na plataforma Coodesh para testar seus conhecimentos, obter certificado e se candidatar às vagas de emprego das empresas parceiras.

Dicas de como criar teste de Python on-line

teste de javascript on-line

Como fazer teste de JavaScript on-line para avaliar desenvolvedores?