O que é camelCase?

Você já ouviu falar em o que é camelCase? Ela é uma convenção de nomenclatura usada por developers para deixar o seu código mais legível para outros DEVs. 

Através dela você deixa a primeira letra de cada palavra (de um termo composto) em maiúsculo, com exceção do primeiro termo. Por exemplo:

  • De tenteleressafrase para tenteLerEssaFrase. 

Qual fica mais fácil de ler? Certamente a segunda forma, não é mesmo? 

Pode parecer um simples detalhe, mas isso facilita muito a programação, principalmente quando outra pessoa desenvolvedora lê seu código em um projeto em comum. Afinal, as palavras são escritas juntas, pois não se pode deixar espaços na hora de codar

Portanto, fique atento à leitura de hoje do Dicionário Tech da Coodesh para compreender melhor porque esse recurso é tão importante. 

Qual é o seu significado?

Para entender melhor o termo, é importante saber que ele é traduzido como Caixa de Camelo, onde o C maiúsculo é semelhante à figura da corcova do animal. 

O camelCase, desse modo, é muito semelhante com o PascalCase, no qual a letra inicial de cada palavra de um termo composto usado no código é maiúscula.

Sendo assim, chama-se o PascalCase de “UpperCamelCase”, ao passo que o camelCase é denominado de “lowerCamelCase”.

É interessante que o marketing absorveu essa técnica. Quem nunca teve curiosidade de saber por que se escreve iPhone, iOS ou ainda StarCraft e GameCube?

Até mesmo nas hashtags das redes sociais, costumamos ver esse formato de escrita quando a intenção é facilitar a visualização do usuário. 

Quando usar PascalCase e camelCase?

No dia a dia, a escolha da fonte não interfere no código-fonte, ficando a critério do developer. No entanto, o uso do PascalCase ou do camelCase pode influenciar na hora de codar. 

Isso porque algumas linguagens, como o Java, têm convenções de nomenclatura padrão, como nos seguintes casos: 

  • Classes: PascalCase; 
  • Métodos: camelCase;
  • Variáveis: camelCase. 

Além disso, outras linguagens também usam esse método de escrita com letras maiúsculas. É o caso de Python, PHP, Ruby e C#. 

Na Programação Orientada a Objetos (POO), por exemplo, há muitas declarações diferentes. Por conta disso, é fundamental encontrar um jeito simples de identificar facilmente o que está sendo afirmado.

E, então, você já sabia o que é camelCase? Pratica essa convenção de nomenclatura na hora de codar? 

Continue por dentro dos termos e jargões mais usados em tecnologia acompanhando o blog da Coodesh. Você também pode conhecer nossa página de vagas para DEVs divulgadas por empresas que contratam conosco. Aproveite para se cadastrar gratuitamente na nossa plataforma e aumentar suas chances de encontrar o emprego que mais deseja. boaSorte!

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

Recrutar e contratar desenvolvedor: veja 10 dicas eficazes

Atualização permite novo fluxo da Sólides na plataforma da Coodesh