O que é codar?

Se você está dando os primeiros passos na programação, deve querer saber o que é codar. Enfim, pessoas desenvolvedoras repetem o termo a todo momento. Por isso, veja tudo sobre esse assunto na seção do Dicionário Tech da Coodesh.

Sem enrolação, codar é programar. Portanto, o termo se tornou um verbo no dia a dia do developer. É muito comum ouvir um colega falando que vai codar em Java ou que aprendeu a linguagem C, mas ainda não codou, por exemplo.

Mas vamos um pouco a mais a fundo para entender o contexto? Acompanhe o próximo tópico sobre programação.

Qual é a definição de programação?

Já que você viu que codar e programar são a mesma coisa, é bom lembrar que a programação é o processo de escrita, de teste e de manutenção de um programa ou software.

Dessa forma, a pessoa desenvolvedora utiliza diferentes linguagens em variadas partes de um programa para escrever os códigos. Eles, por sua vez, serão interpretados e compreendidos pela máquina ou por outro developer.

Assim, é o ato de codar que faz todo o sistema funcionar. Seja um site, um aplicativo, um programa ou um antivírus. Enfim, as soluções são infinitas.

Código

O que é codar tem a ver com a linguagem que você, como Dev, utiliza para repassar instruções à máquina. Nesse sentido, é interessante lembrar que toda linguagem é um conjunto de ações padronizadas que obedecem a regras para a implementação de um código fonte.

Ele, por sua vez, é um conjunto de instruções escritas em determinada linguagem que orienta a máquina sobre o que ela deve fazer.

Portanto, entra em cena o compilador, que é uma ferramenta apta a transformar as instruções a fim de que elas sejam compreendidas pela máquina.

Como começar a codar?

As instruções são descritas para o sistema funcionar

Se você está estudando programação agora, já deve estar ansioso para codar e ver os primeiros resultados.

Por consequência, diante da ansiedade, muitas pessoas desenvolvedoras acabam trocando muito de linguagem quando encontram alguma barreira inicial logo nos seus primeiros projetos. Assim, elas começam em PHP e pulam para JavaScript, mas acabam perdendo o foco.

O importante, porém, é continuar tentando e não ter medo de pedir ajuda aos colegas mais experientes. Afinal de contas, uma das características do time de uma startup ou empresa da área de tecnologia é o espírito colaborativo.

Mas se você deseja codar para experimentar suas habilidades antes de se lançar num projeto mais audacioso, a dica é começar fazendo o famoso feijão com arroz, com programas baseados apenas em texto, que não precisem de uma interface gráfica arrojada.

Nessa trajetória, experimente também refazer o mesmo programa utilizando técnicas diferentes das já utilizadas. Isso porque a repetição pode abrir novos caminhos e quebrar o gelo de novas tecnologias.

Conclusão

Em suma, o que é codar está relacionado à rotina de Devs de todas as carreiras. E as dificuldades iniciais, de quando se coloca o aprendizado em prática, são superadas com o passar do tempo. De código em código você vai construindo sua experiência e melhorando a sua performance.

Agora que você já viu o que é codar, que tal acompanhar os demais artigos do Dicionário Tech?

Aproveite para conhecer a Coodesh, que é uma startup voltada ao recrutamento tech com uma plataforma exclusiva onde você pode se candidatar gratuitamente às vagas para Devs, fazer sua avaliação comportamental e entrar no fluxo de pessoas candidatas, aumentando assim as suas chances de contratação.

Fique por dentro e curta a nossa página no LinkedIn com o anúncio de vagas para pessoas desenvolvedoras.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

Desenvolvedor PJ: tire suas dúvidas sobre como ser prestador de serviços

Qual é o papel de um Full-stack numa startup?