Afinal, o que é Express.js? Você já deve ter visto esta stack nas vagas de emprego para desenvolvedores Back-end. Aproveite para conferir o significado desta tecnologia e quais as suas vantagens.
Resumidamente, Express.js ou simplesmente Express é um framework para o desenvolvimento de aplicações JavaScript com o uso do Node.js.
Aliás, ele é um dos frameworks mais populares de Node e traz mais agilidade ao desenvolvedor. Saiba mais sobre ele no artigo de hoje da seção Dicionário Tech.
Quando Express.js foi criado?
Essa tecnologia foi criada em 2010 e atualmente está na versão 4.16 da API. Seu criador é o desenvolvedor TJ Holowaychuk, que já escreveu centenas de projetos de código aberto para as comunidades de JavaScript e Go.
Sua primeira versão foi publicada em 22 de maio de 2010. Ele foi lançado como software livre e de código aberto sob a licença MIT. E para quem deseja saber mais, sua documentação pode ser conferida no site oficial.
SAIBA MAIS
Quais as características de Express.js?
O framework para Node.js possui alto desempenho em integrações. Confira mais alguns detalhes para desenvolvedores:
- Possibilita o tratamento de exceções dentro da aplicação;
- Possui um sistema de rotas completo;
- Adicionar novos processos de requisição por meio de “middleware” em qualquer local da “fila” de requisições;
- Define as configurações comuns da aplicação web, como a porta a ser usada para conexão e a localização dos modelos que são usados para renderizar a resposta;
- Permite a integração de vários sistemas de templates que facilitam a criação de páginas web para suas aplicações;
- Integra “view engines” para inserir dados nos templates.
- Gerencia diferentes requisições HTTP em diferentes URLs.
Além de tudo, ele foi desenvolvido pensando na criação rápida de aplicações utilizando um conjunto pequeno de arquivos e pastas.
Framework opinativo vs não opinativo
Express.js é um framework não opinativo. Mas o que isso significa? Veja mais detalhes a seguir.
Opinativos: são frameworks que indicam os melhores caminhos para lidar com qualquer tarefa específica. Geralmente, a maneira correta de fazer uma ação é bem compreendida e bem documentada. Apesar disso, são menos flexíveis na resolução de problemas fora de seu domínio principal.
Não opinativos: são frameworks que apresentam menos restrições sobre a melhor maneira de utilizar componentes para atingir um objetivo ou em relação a quais componentes usar. Eles tornam o uso de ferramentas para completar uma tarefa específica de modo mais fácil para os desenvolvedores.
Quais empresas utilizam Express.js?
A tecnologia aparece em terceiro lugar na preferência dos desenvolvedores ouvidos na pesquisa Stack Overflow de 2021, com 23,82% das respostas à pergunta sobre os web frameworks mais utilizados.
Além disso, as empresas também requisitam essa stack nas suas vagas de emprego. Isso porque ela é usada tanto nas grandes corporações quanto nas pequenas empresas. Veja, portanto, algumas das companhias que utilizam esse framework:
- Fox Sports;
- PayPal;
- Uber;
- IBM.
Conclusão
Você viu o que é Express.js e como esse framework pode ajudar o desenvolvedor no back-end das aplicações web.
Confira também outros termos usados no mundo tech por desenvolvedores e tech recruiters. Aproveite ainda para conhecer nossa plataforma de code assessment (para developers) e de recrutamento tech (para startups).