O que é TypeScript?

o que é typescript

Você notou que TypeScript é uma das tecnologias mais solicitadas nas vagas de emprego para desenvolvedores? Mas, afinal, o que é TypeScript e por que ele é o preferido nas empresas? Confira as informações no conteúdo de hoje do Dicionário Tech. 

Primeiramente, é bom lembrar que ele pode ser usado no front-end e no back-end com garantia de bons resultados e alto desempenho na entrega. Por ser mais completo que o JavaScript, ele é muito bem-vindo nos processos seletivos. 

Afinal, ele indica que o desenvolvedor Front, Back ou Full-stack tem um conhecimento mais avançado sobre o desenvolvimento web. 

Definição 

E, então, o que é TypeScript? Na prática, ele é um conjunto de funcionalidades adicionadas ao JavaScript. Nesse sentido, ele também é considerado uma linguagem de programação. 

Portanto, se o JavaScript é tido como uma linguagem incrível e popular, imagine com os superpoderes oferecidos pelo TypeScript? 

Isso porque ele é um superconjunto de TypeScript, ou seja, adiciona recursos que não estão presentes nativamente no JavaScript. 

História 

O TypeScript começou a ser desenvolvido internamente em 2010 pela equipe da Microsoft. O time foi liderado pelo engenheiro de software Anders Hejlsberg, já conhecido pelo desenvolvimento do Delphi e do Turbo Pascal (Borland), além do .NET (Microsoft). 

A Microsoft lançou a linguagem em 2012. Você pode conferir a documentação completa aqui. 

A sua primeira versão foi a 0.8 e hoje está em 4.5 (em 2021, mas com a 4.6 já lançada em Beta). 

Características 

O desenvolvedor pode usar TypeScript com Back-end Node.js. Enquanto isso, no Front-end, a linguagem pode ser usada com Angular 4+ ou ainda com Vue.js e React.js. 

Basicamente, ao codar em TypeScript o código é “transformado” ou transcompilado, conforme o termo técnico, em JavaScript antes de ser executado. 

Para isso, é preciso instalar o TypeScript na máquina através do NPM ou ainda utilizar uma IDE que suporte esta tecnologia. Um exemplo é o Visual Studio. Mas o desenvolvedor também tem em mãos outras opções, como os compiladores Babel e Sucrase. 

Em síntese, o TypeScript adiciona recursos que favorecem a construção de projetos em larga escala, como orientação a objetos, tipagem estática e a correção de erros enquanto está codando. 

Vantagens

O que é TypeScript está ligado à satisfação do desenvolvedor em codar com uma linguagem incrível. 

Só para acrescentar, a linguagem é a mais amada por 72,73% dos desenvolvedores ouvidos na pesquisa Stack OverFlow de 2021. Não é para menos. Confira as vantagens: 

Recursos avançados: o TypeScript traz conceitos de orientação a objetos e encapsulamento

Tipagem de dados: a tecnologia possibilita a definição dos tipos das variáveis variadas, o que não é encontrado tão facilmente no JavaScript. Se o desenvolvedor cometer erros nesse momento, o TypeScript o corrige. 

Integração com o Visual Studio Code: o Visual Studio Code também é da Microsoft e se integra perfeitamente ao TypeScript. Um dos recursos importantes é o IntelliSense. Com ele, é possível ter a funcionalidade de autocompletar e outras recomendações de comandos. 

Conclusão 

Você viu o que é TypeScript e porque ela é uma linguagem indispensável para o seu currículo. Portanto, se você quer se aprimorar e validar seus conhecimentos para conquistar ótimas oportunidades como desenvolvedor, acesse a plataforma Coodesh e crie seu perfil gratuito. 

Aproveite para conferir outros termos do Dicionário Tech e entender os conceitos usados na programação.

O que é Manifesto Tech?

dicas infalíveis para contratar DevOps

Recrutar e contratar engenheiro DevOps: dicas infalíveis