Conheça os melhores IDEs para JavaScript Developers

IDE para JavaScript

Os IDEs para JavaScript Developers são aliados dos profissionais do desenvolvimento web, pois reúnem todas as ferramentas que eles necessitam em um único ambiente. Além disso, esses recursos dão mais agilidade e eficiência aos projetos. 

Mas existe uma infinidade de recursos. Afinal de contas, JavaScript é uma das linguagens mais poderosas do desenvolvimento web. Cada framework e biblioteca dão a sua contribuição. Mas os melhores IDEs para JavaScript são indispensáveis depois que os desenvolvedores começaram a explorar os seus benefícios. 

E então, qual dos IDEs escolher entre tantas opções? Confira neste conteúdo as ferramentas mais utilizadas conforme os próprios desenvolvedores. 

Afinal, o que é IDE? 

Vamos começar explicando o que é um IDE, principalmente para quem está caindo de paraquedas neste assunto. 

É um Integrated Development Environment ou, em português, um Ambiente Integrado de Desenvolvimento. Nele podem ser feitas edição de código, depuração e automação. 

Há quem prefira trabalhar usando apenas os editores de código, visto que eles são mais leves e rápidos. Por possuírem menos recursos, podem ser usados até em smartphones. 

Mas o IDE permite que o desenvolvedor encontre tudo o que precisa em um só lugar, sem ter que recorrer a outras plataformas e websites de apoio ao desenvolvimento. Outro benefício é que este recurso permite que várias pessoas trabalhem simultaneamente no projeto sem perder nenhuma informação importante. 

SAIBA MAIS 

Dicionário Tech: o que é IDE?

Porém, antes dos IDEs existirem, os desenvolvedores usavam editores de texto para escrever seus códigos. Mas com a chegada dos IDEs para JavaScript e outras linguagens, o desenvolvimento ganhou um salto de eficiência. Veja, mais detalhadamente, o que eles proporcionam: 

  • Editor de código: permite escrever o código com recursos complementares, como autopreenchimento e checagem de bugs; 
  • Automação: possibilita automatizar tarefas simples e repetitivas comuns na criação de um software; 
  • Debugger: favorece localizar onde estão os bugs de uma aplicação através de ferramentas de testes que já estão inseridas no IDE. 

IDEs para JavaScript 

O desenvolvedor JavaScript encontra uma série de IDEs gratuitos e pagos. A escolha da melhor ferramenta vai depender da sua adaptação e também do atendimento aos requisitos do projeto. 

Selecionamos alguns dos IDEs mais usados com JavaScript para que você inicie seus estudos e práticas neste recurso. Confira a relação a seguir. 

Brackets (gratuito) 

Brackets é leve, fácil e intuitivo, sendo ideal para desenvolvedores Front-end iniciantes. Ele é um recurso gratuito da Adobe, que já é referência em design e criatividade, tornando assim a escrita de códigos mais criativa e menos rígida. 

Komodo IDE (pago) 

Komodo IDE possui um pacote completo de ferramentas numa interface minimalista. Além de JavaScript, ele suporta outras tecnologias como Python, PHP, Perl, Go, Ruby, Node.js, entre outras. Embora possua uma versão gratuita, a maioria das suas funcionalidades está na versão paga. 

Visual Studio Code (gratuito) 

O Visual Studio Code é um recurso gratuito para editar códigos de maneira simplificada. Sem dúvida, ele é o IDE mais popular entre os desenvolvedores JavaScript. Seu diferencial é oferecer todas as funcionalidades que um DEV precisa para um ciclo curto e rápido. Além disso, oferece suporte para macOS, Linux e Windows.

WebStorm (pago) 

Desenvolvido pela JetBrains, o WebStorm conta com recursos avançados, entre eles refatoração, depuração, integração com versionamento, entre outros. Além disso, cumpre bem o seu papel de tornar o desenvolvimento de tarefas complexas mais simples e ágil. Apesar de ser pago, há uma versão gratuita para estudantes. 

Atom (gratuito) 

Criado pelo GitHub, o Atom é um IDE para JavaScript eficiente, com uma interface customizada e a oferta de recursos avançados. Além de JS, ele suporta outras linguagens, com facilidade para inclusão de plugins. A estrutura suporte plataformas diferentes, como Windows, Linux e macOS. Entre as vantagens está o uso gratuito.

Sublime Text (pago) 

O Sublime Text é um sofisticado editor de código, com uma interface intuitiva, atualização constante, preenchimento automático, recursos inteligentes dentro do ecossistema JavaScript e outros benefícios. Ele é pago, mas oferece uma versão gratuita inicial para que o DEV teste a plataforma. 

NetBeans (gratuito)

O NetBeans foi inicialmente desenvolvido para Java, mas em pouco tempo se tornou eficiente com JavaScript, PHP, Python, entre outras tecnologias. É gratuito, tem boa sintaxe, possui busca automática por erros, conta com bibliotecas dinâmicas e estáticas, além de oferecer a opção de salvar pesquisas, resolver tarefas no seu repositório, entre outros recursos. 

Principais diferenças entre editores de códigos e IDEs 

Os desenvolvedores podem escolher usar editores de código e IDEs. Veja as diferenças entre ambos a seguir. 

  • Editores de código são mais leves e não exigem tanta memória do hardware; 
  • IDEs contêm mais recursos e alguns deles podem ser mais pesados; 
  • IDEs são editores de código com recursos extras, como autocompletar e encontrar bugs; 
  • O editor de código é mais usado no desenvolvimento web;
  • O IDE é mais usado no desenvolvimento de softwares;
  • O editor de código possui recursos mais limitados, sendo basicamente um editor de texto mais robusto para desenvolvedores. 

Conclusão 

Você viu que as melhores IDEs para JavaScript developers são ideais para facilitar os trabalhos dos desenvolvedores e, por isso, há algumas ferramentas gratuitas e outras pagas, mas com as funcionalidades buscadas para o desenvolvimento de sites e programas. 

Quais das IDEs mencionadas neste conteúdo você já utilizou? Aproveite que já chegou ao fim do artigo para ler mais sobre desenvolvimento JavaScript acessando o conteúdo sobre o que é e como funciona a linguagem JavaScript.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

o que é backbone

O que é backbone.js?

como avaliar devops

Como avaliar DevOps no recrutamento e retenção de talentos?