Onde aprender Node.js?

onde aprender node.js

Você é desenvolvedor Back-end ou Full-stack e quer saber onde aprender Node.js? Então, confira as dicas deste conteúdo sobre cursos on-line. O mercado oferece de cursos básicos a avançados para preparar os developers para os desafios reais. 

Com aulas em português e inglês, nos formatos pago e gratuito, os cursos de Node.js estão espalhados em milhares de links na web. Basta encontrar o que oferece o conteúdo mais interessante para você. 

Antes de escolher a escola, compare os conteúdos, tempo de duração, nível, preço, qualidade do instrutor, entre outros aspectos. Além disso, por mais que o curso seja gratuito ou com um preço simbólico, você estará gastando seu tempo e energia no curso. Portanto, você deve ter em mente que precisa alcançar um excelente resultado. 

Afinal, onde aprender Node.js é uma decisão importante, visto que o conhecimento da plataforma pode fazer a diferença numa entrevista de emprego e nas entregas diárias do seu trabalho. 

LEIA MAIS 

Saiba como é ingressar na carreira de desenvolvedor Node.js

Então, você deve estar se perguntando por que aprender Node.js, se essa stack é realmente necessária e se ela se converterá em um salário mais atrativo. 

Portanto, você verá neste conteúdo um breve contexto sobre a plataforma e as dicas de onde aprender Node.js. Pegue sua xícara de café e boa leitura! 

O que é Node.js? 

Node.js é uma plataforma da família JavaScript muito importante para o desenvolvimento web, só que do lado do desenvolvedor Back-end. 

O engenheiro de software Ryan Dahl a criou em 2009. Ele buscava uma alternativa ao Apache HTTP Server, pois este servidor web tinha um baixo suporte a várias conexões. 

Hoje a OpenJS Foundation mantém o Node.js. Especialistas criaram a fundação em 2019 para atender aos desenvolvedores que usam JavaScript e todas as suas tecnologias relacionadas. 

Basicamente, o Node.js não é um framework, mas um ambiente de execução JS server-side. Seu diferencial é ser single-thread, enquanto que outras linguagens, como Java, PHP e C# são multi-thread. Lembrando que uma thread é um conjunto de tarefas existentes em um ou mais programas, executadas ao mesmo tempo pelo processador.

O que fazer com Node.js? 

Antes de saber onde aprender Node.js é interessante conhecer o potencial dessa tecnologia. Afinal, onde aplicá-la? 

  • Desenvolver aplicações em tempo real, como um chatbot em um website; 
  • Utilizar em ambientes escaláveis, com muitas conexões simultâneas; 
  • Criar mocks e protótipos de API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações); 
  • Criar APIs com NOSQL, visto que a base de dados NoSQL é baseada em JSON, tornando mais intuitiva a sua comunicação com Node.js. 

Agora que você viu as aplicações, saiba mais sobre a empregabilidade dessa plataforma. 

Qual é a empregabilidade do Node.js? 

Como você já deve saber, JavaScript é uma linguagem de programação com mais de 20 anos, sendo considerada uma das mais populares. 

No entanto, o seu uso server-side é bem mais recente. Por isso, algumas tecnologias surgiram para suprir essa necessidade. Uma delas foi o Node.js. 

Considerado relativamente novo, o Node.js tem alto índice de empregabilidade. Afinal, players do mercado, como Netflix, Uber e LinkedIn trabalham com Node.js em suas aplicações. 

Segundo o Glassdoor, o salário médio mensal de um desenvolvedor Node.js é de R$ 5.024,00 no Brasil. A estimativa se baseia em 16 salários informados à plataforma de maneira sigilosa. 

Lembrando que sempre que o assunto é salário, há uma série de variáveis para considerar, como senioridade, região, momento que a empresa está vivendo, forma de contrato (PJ ou CLT) e benefícios. 

Mas, por certo, a área está com alta demanda. Uma pesquisa sobre “desenvolvedor Node.js” na categoria de “vagas” do LinkedIn gera mais de 2,8 mil resultados. 

Que tal aproveitar para estudar Node.js? Veja a seguir uma pequena lista de escolas e cursos que podem desencadear um novo rumo na sua carreira. 

Dicas de cursos de Node.js 

Então, vamos às sugestões de onde aprender Node.js? Mas, antes disso, um recado: leia a documentação do Node.js no site oficial. Lá você verá como instalar este recurso, dar os primeiros passos na tecnologia e começar a se familiarizar com a plataforma.

💻 Full-stack JavaScript – do Zero ao Mercado (Thiago Medeiros)

O curso “Full-stack JavaScript – do zero ao mercado” é disponibilizado pelo desenvolvedor Thiago Medeiros e proporciona ao desenvolvedor conhecer as bases do desenvolvimento web com React.js, Next.js, Node.js e MongoDB. 

São aulas 100% on-line com acesso vitalício. Entre os conteúdos estão processamento e armazenamento de dados, criação de APIs, regras de negócio e robôs de automação. O instrutor Thiago Medeiros é desenvolvedor Full-stack com mais de 10 anos de experiência. 

💻 Formação Node.js com Express (Alura)

O curso “Formação Node.js com Express” é oferecido pela escola Alura. São 10 horas de videoaulas onde o desenvolvedor vai aprender sobre como construir back-ends para sites escaláveis utilizando JavaScript. 

Além disso, ele incluirá no seu conhecimento o domínio do framework Express, que é um dos mais utilizados na plataforma Node.js. Após passar pelo curso, o profissional poderá construir sistemas com essas tecnologias, além de entender como funciona o desenvolvimento de APIs REST. 

O principal requisito da Alura é que você já tenha conhecimento em JavaScript para poder ter maior aproveitamento nas aulas. 

💻 NodeJs Avançado com TDD, Clean Architecture e Typescript (Udemy)

A plataforma de ensino on-line – Udemy – mostra 5.105 resultados para quem está interessado em aprender Node.js. Um dos cursos com melhor avaliação é o “NodeJs Avançado com TDD, Clean Architecture e Typescript”. 

O curso foi criado por Rodrigo Manguinho, que é CTO do aplicativo Chega+ e tem mais de 20 anos de carreira. Entre os temas estão como usar TDD, como aplicar o Design Patterns, modularização de paths, entre outros. 

O desenvolvedor vai passar por 100 videoaulas, com mais de 26 horas de duração, e obterá certificado ao final do curso. 

💻 Chatbot para Telegram com Node + 3 Projetos (Udemy) 

Outro curso interessante que consta na plataforma Udemy é o “Chatbot para Telegram com Node + 3 Projetos”. Só para complementar, o chatbot é uma das tendências de 2022 no mundo da tecnologia. 

Sendo assim, o mercado precisará de profissionais qualificados. 

Assim, utilizando o Node.js, você poderá criar chatbot para a empresa enviar mensagens aos usuários, apresentar seus serviços, criar interfaces ricas de comunicação e muito mais. 

São, ao todo, 47 videoaulas com duração total de pouco mais de 7 horas. Mas é interessante que você já conheça o JavaScript para ter um bom aproveitamento nas aulas. 

💻 Curso Node.js e MongoDB (Luiz Tools) 

A plataforma Node.js e o banco de dados MongoDB são muito utilizados pelos desenvolvedores Back-end e Full-stack. Portanto, o curso “Node.js e MongoDB”, desenvolvido pela escola Luiz Tools, do programador Luiz Duarte, é uma boa opção para começar a estudar nesta área. 

Portanto, o curso oferece uma formação completa na área, com acesso ao grupo no Discord onde o desenvolvedor poderá tirar dúvidas e trocar experiências. 

💻 Node.js – Curso Completo do Básico ao Avançado (HCode) 

Neste curso, o desenvolvedor poderá aprender do básico até os recursos mais usados (como Express e MongoDB), além de criar pacotes e aplicações escaláveis e seguras. Estamos falando do curso “Node.js – curso completo do básico ao avançado” da escola HCode.

São, ao todo, 84 aulas com 10 horas de duração. Elas são direcionadas, principalmente, para desenvolvedores web, JavaScript e Back-end. O curso é ministrado pelo CEO da HCode, Glaucio Daniel Santos

💻 Curso de Node.js: primeiros passos (DevMedia)

Como o próprio nome diz, o “Curso de Node.js: primeiros passos” é voltado para iniciantes e entusiastas da área. Desenvolvido pela escola DevMedia, o curso é on-line, oferece suporte técnico e certificado. 

Ele é composto por seis aulas com as seguintes temáticas: introdução e instalação da plataforma; hello world e exemplos práticos; instalação de pacotes via NPM; criação de módulos; criação da primeira aplicação web; e arquivos HTML. 

💻 Criando APIs com Node (Balta.io) 

Outra opção de curso básico é o “Criando APIs com Node” da escola Balta.io. Nele, o desenvolvedor aprenderá a desenvolver APIs com JavaScript usando duas tecnologias já consolidadas – Node.js e Express. 

O curso tem duração de 4.8 horas e também emite certificado aos participantes. Para se inscrever, é importante que você tenha conhecimento em JavaScript, interesse em desenvolver um MVP com Node.js, esteja se preparando para uma entrevista técnica nesta área ou apenas queira se aprimorar e ter um currículo mais qualificado.  

💻 Curso de Node.js (Celke) 

Para aprender Node.js do zero, a opção é o “Curso de Node.js” da escola Celke. Enfim, o curso traz conteúdos, como: introdução ao Node.js; introdução ao banco de dados MySQL; como criar o CRUD com Node e MySQL; introdução ao MongoDB e ainda a realização de projetos práticos. 

O curso é 100% on-line, tem suporte, acesso garantido de cinco anos (com atualizações) e certificado de conclusão. 

💻 Formação Node.js (Guia do Programador) 

O curso “Formação Node.js”, do Guia do Programador, também repassa conteúdos que vão do básico ao avançado. Após o término, o desenvolvedor poderá codar, testar e fazer deploy de aplicações reais. 

Portanto, a formação se aprofunda no desenvolvimento web com JavaScript para o back-end, com bibliotecas como Express.js e banco de dados, como MongoDB e MySQL. 

O curso é ministrado por Victor Lima, que é CEO do Guia do Programador. Ele é voltado para desenvolvedores JavaScript de qualquer nível. 

💻 Desenvolvimento server-side com NodeJS, Express e MongoDB (Coursera) 

Com o curso “Desenvolvimento server-side com Node.js, Express e MongoDB”, o aluno da Coursera terá um um certificado expedido pela Hong Kong University of Science and Technology. 

O curso tem conteúdo em inglês e começa com uma breve visão geral dos protocolos da web (HTTP e HTTPS). Logo depois, examina os módulos Node.js e Express para construção de servidores web. 

Mas o conteúdo também aborda banco de dados, com CRUD e bancos de dados NoSQL. O desenvolvedor aprenderá ainda sobre MongoDB e Mongoose, conceitos REST e a construção de uma API RESTful. 

💻 Formação Full-stack (Kenzie Academy) 

O curso de Formação Full-stack da Kenzie é composto por seis módulos, sendo que no quarto módulo, o aluno aprenderá mais profundamente sobre Node.js, além de Express, TypeScript, Banco de Dados SQL, construção de APIs RESTFull, programação assíncrona e metodologias ágeis. 

Além disso, terá conteúdos voltados à soft skills. A Kenzie é uma escola norte-americana que veio para o Brasil com um novo modelo de negócios, no qual o aluno só paga o curso após estar empregado e com salário acima de R$ 3 mil. 

💻 API REST em Node.JS aplicando TDD (Cod3r) 

Neste curso da Cod3r, o desenvolvedor aprenderá a criar uma API Rest utilizando Node.js. Mas ao todo são 90 aulas e 15 horas de muito conteúdo diversificado para que o aluno possa aprender tudo sobre a metodologia TDD (Test Driven Development). 

Também serão repassados conteúdos sobre bibliotecas famosas, como o Express, Passport e JWT, Knex e Postgres, entre outras. Confira a apresentação e o detalhamento do conteúdo do curso clicando aqui

💻 MongoDB para desenvolvedores JavaScript (MongoDB University) 

O curso “MongoDB para desenvolvedores JavaScript” da MongoDB University tem conteúdo em inglês e está na nossa lista de onde aprender Node.js porque é focado em como usar o MongoDB como banco de dados para um aplicativo Node.js.

Portanto, será possível criar o back-end para um aplicativo de navegação de filmes chamado MFlix. Ao utilizar o Node.js para MongoDB, o desenvolvedor irá implementar a funcionalidade básica do MFlix. 

O interessante é que os cursos da MongoDB University são gratuitos e acompanham certificado após o aluno passar pelos testes da instituição.  

Conclusão 

Você acabou de ver onde aprender Node.js para adquirir mais conhecimento e aprimorar sua formação profissional em back-end.

Mas é importante que você seja validado para participar dos testes técnicos e entrevistas de empresas e startups. 

Por isso, a Coodesh é uma plataforma de code assessment que irá te ajudar e contribuir com o sucesso da sua carreira. 

Veja, por exemplo, como o mercado de trabalho está aquecido pesquisando as vagas para desenvolvedores Node.js.Quer saber mais sobre como funciona a plataforma? Faça seu cadastro gratuito aqui.

livros para cientistas de dados

Confira os livros que todo cientista de dados precisa ler

upskilling e reskilling

Diferença entre reskilling e upskilling: veja os conceitos e importância