O que é DevOps?

Você quer saber o que é DevOps? Trata-se de uma cultura que integra as áreas de Desenvolvimento (Dev) e Operações (Ops) nas empresas e startups de tecnologia.

No entanto, o entendimento é um pouco mais complexo. Isso porque ele envolve a compreensão de conceitos e uma nova visão organizacional.

Afinal de contas, antes desse modelo se praticava o método tradicional de criação de software, com o famoso modelo de cascata. Contudo, com o mercado mais competitivo e a urgência da automação, o DevOps foi ganhando corpo.

Por isso, o termo integra o nosso Dicionário Tech do blog da Coodesh. Confira este conteúdo e aumente seus conhecimentos sobre a área.

Quando surgiu o termo DevOps?

As bases do que é DevOps surgiram em 2008. Naquela época, os especialistas John Allspaw e Paul Hammond apresentaram a palestra “10+ Deploys Per Day: Dev and Ops Cooperation at Flickr”, na conferência Velocity, no Canadá.

Na sequência, Patrick Debois criou o evento DevOps Day, em 2009, na Bélgica. O evento, portanto, reuniu especialistas que começaram a defender a implantação dessa cultura.

À medida em que esse movimento crescia, mais empresas adotavam o modelo. Isso porque a metodologia vinha ao encontro das necessidades das empresas de tecnologia, que buscavam formas mais eficientes de integrar Desenvolvimento, Operações e equipe de apoio para entregas mais eficazes.

Para se ter uma ideia, grandes companhias como IBM, Amazon, Adobe, HP e Netflix adotaram a prática DevOps. No entanto, startups e empresas de menor porte também reconhecem os benefícios dessa visão.

O que faz um(a) DevOps Manager?

Agora que você acompanhou o conteúdo até aqui e está por dentro do que é DevOps, é interessante citar que há profissionais envolvidos na aplicação desse conceito.

A função mais representativa é de DevOps Manager ou Diretor de DevOps. Enfim, a pessoa que ocupa essa função é responsável pela gestão da metodologia dentro da startup ou empresa.

Portanto, ela atua para integrar developers, pessoal de TI e equipe de infraestrura e apoio dentro do mesmo objetivo.

Assim, o(a) DevOps Manager aplica boas práticas de gestão do fluxo de trabalho, como:

  • padronização dos ambientes de testes e de produção;
  • automatização dos testes de software;
  • utilização do controle de versão para acompanhar as atualizações;
  • supervisão das equipes.

Sendo assim, o(a) profissional dessa carreira também trabalha para garantir a implantação de 3 pilares importantes da cultura DevOps, que são os relacionados a seguir:

  • integração contínua: conhecimentos e experiências são compartilhados entre as equipes de Devs, Operações e apoio;
  • implantação contínua: liberação de novas versões de softwares;
  • feedback contínuo: feedbacks constantes sobre o produto ou serviço.

Como era antes do DevOps?

É natural que haja preocupações distintas entre a equipe de desenvolvedores(a) e de TI. Afinal de contas, enquanto Devs buscam atualizações frequentes para melhorar a experiência do usuário, a turma de TI preocupa-se com a estabilidade e a segurança do sistema.

Até antes do desenvolvimento da cultura DevOps, cada qual tinha a sua função no lançamento de um produto, seguindo portanto o modelo em cascata.

Mas como a tecnologia tem um dinamismo considerável, o método veio para somar a outras metodologias ágeis. Aliás, a velocidade não é inimiga da segurança.

Além disso, com essa cultura implantada nas empresas, as responsabilidades são compartilhadas, não havendo brechas para apontar responsáveis por possíveis erros.

Conclusão

E, então, para finalizar, lembramos que para entender o que é DevOps dentro do nosso dicionário de termos técnicos é bom ter um conhecimento prévio de metodologias e das funções da área de desenvolvimento e de TI nas organizações.

Agora, duas dicas importantes para você. A primeira é a leitura do livro  “The DevOps Handbook”, de Gene Kim, Jez Humble, Patrick Debois e John Willis, que esclarece pontos importantes sobre a produtividade dentro dessa visão.

E a segunda é você consultar o site da Coodesh e conhecer as vagas disponibilizadas para DevOps managers na nossa plataforma através das oportunidades abertas pelas empresas de tecnologia.

Aproveite para conferir também o artigo sobre o papel de um DevOps e continuar acompanhando o nosso blog e LinkedIn.

Headhunter: veja boas práticas para encontrar talentos tech

Templates de vagas tech: como criar descrições de cargos mais atrativas