O que é Apache Spark?

o que é apache spark

Para aumentar o desempenho de aplicativos que analisam big data, saber o que é Apache Spark é muito importante. Com esse recurso, é possível otimizar o desenvolvimento de aplicações e ter mais eficiência nas entregas. Confira o que é o termo e porque ele é importante no trabalho do desenvolvedor. 

O termo o que é Apache Spark faz parte do Dicionário Tech, uma sessão do blog da Coodesh que é usada para explicar conceitos e jargões usados pelos desenvolvedores. Por isso, eles também interessam aos tech recruiters que também estão envolvidos neste universo devido ao job description das vagas. 

Qual a definição de Apache Spark?

Em resumo, Apache Spark é um framework para computação distribuída e de código aberto. 

Na prática, ele é uma estrutura de processamento paralelo e que oferece suporte à memória para otimizar o desempenho de aplicativos que têm o objetivo de analisar big data. 

O framework foi desenvolvido no AMPLab por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, no ano de 2009. Posteriormente, ele foi repassado para a Apache Software Foundation. 

Quais as principais características deste framework? 

Basicamente, o Apache Spark oferece ao desenvolvedor várias linguagens de programação, visto que ele suporta tecnologias, como Scala, Java, Python e SQL. 

Confira as suas principais características técnicas para entender melhor o que é Apache Spark. 

  • Dados em lote/streaming: é possível unificar o processamento de seus dados em batch e streaming em tempo real, além disso, usar a linguagem que está habituado, como Python, Java, entre outras;
  • Ciência de dados em escala: o recurso permite realizar análise de dados em escala de petabytes sem precisar usar a diminuição da resolução; 
  • Análise SQL: com este framework, o desenvolvedor executa consultas ANSI SQL mais rápidas e distribuídas para relatórios e painéis; 
  • Machine learning: é possível treinar algoritmos de machine learning em um laptop e usar o mesmo código para clusters tolerantes a falhas em diversos tipos de máquinas.

Quais os componentes de Apache Spark? 

Para quem deseja trabalhar com este framework, é importante notar que ele tem três componentes principais: 

  • Driver: é basicamente o programa semelhante a um aplicativo de console C#; 
  • Executores: cada executor recebe uma tarefa do driver e a executa. Eles residem no cluster; 
  • Gerenciador de cluster: o gerenciador se comunica com o driver e os executores, controlando os recursos disponíveis. 

De modo geral, grandes empresas como Yahoo e Netflix usam essa tecnologia, pois ela é capaz de processar coletivamente uma ampla variedade de dados em clusters. Por isso, ela criou uma das maiores comunidades open source. 

Conclusão

O Apache Spark é uma escolha na jornada de aprendizado do desenvolvedor. Veja, portanto, outros conteúdos do Dicionário Tech aqui para aplicar os conceitos e ganhar mais agilidade durante o dia a dia. E agora conheça a Coodesh e as soluções para DEVs e empresas.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

como se tornar tech lead

Como se tornar Tech Lead?

novidades para empresas

Novidades de novembro: planos ativos na plataforma dão acesso ao Feed de Talentos