O que são web components?

web components

Afinal, o que são web components? Eles são um dos elementos mais importantes do desenvolvimento front-end, principalmente quando consideramos o reuso de código nas tarefas dos desenvolvedores. 

Por isso, o termo está presente no Dicionário Tech da Coodesh. Essa seção do blog é voltada para desenvolvedores e entusiastas que querem aprender os conceitos dos principais termos usados na área do desenvolvimento de aplicações. Mas também é direcionado para tech recruiters que querem conhecer um pouco mais sobre as tecnologias demandadas nas vagas para developers. 

Definição

Segundo a definição da documentação do site Mozilla (MSDN Web Docs), web components são uma suíte de diferentes tecnologias que permitem a criação de elementos customizados reutilizáveis, com a funcionalidade separada do resto do seu código, e que podem ser utilizados em suas aplicações web. 

Para entender melhor seu funcionamento, é importante lembrar que ele segue o conceito de reuso do código. Afinal, reutilizar o código é uma saída encontrada pelos desenvolvedores, mas isso não é fácil devido às estruturas de marcação customizadas. O HTML, por exemplo, pode ser usado para renderizar controles UI customizados, mas se eles forem usados de maneira descontrolada podem deixar a sua aplicação desorganizada. 

Nesse sentido, os web components vêm para resolver esses problemas sem provocar conflitos de código, promovendo um perfeito funcionamento do website. 

Composição 

Os web components são formados por várias tecnologias separadas que consistem, basicamente, em quatro representações: 

  1. Custom Elements: eles suportam Chrome 54+ e Opera 41+;
  2. HTML Templates: é suportado em Chrome 49+, Edge 13+, Safari 9.1+, iOS Safari 9.3+, Android 4.4+ e Firefox 47+;
  3. Shadow DOM: tem suporte em Chrome 49, Safari 10, Android 4.4 com prefixo e Android 5.2 sem prefixo;
  4. HTML Imports: eles suportam Chrome 49, Opera 40, Android 4.4 com prefixo e Android 5.2 sem prefixo.

De maneira geral, os web components não dependem de outras bibliotecas (como o jQuery) e podem ser usados sem escrever um script de código.

Implementação 

A implementação de web components pode seguir os passos indicados pelo MSDN Web Docs. Confira: 

  1. Seguir a sintaxe abordada no ECMASCRIPT 2015 para a criação de um web component;
  2. Utilizar o método CustomElementRegistry.define() para registrar o novo elemento, que deverá ser incorporado ao Shadow DOM, caso haja necessidade;
  3. Utilizar template HTML com <template> ou <slot>, se for necessário; 
  4. Carregar um elemento na página HTML como um componente, finalizando o passo a passo de implementação.

Conclusão 

O que são components é mais um tema do Dicionário Tech para contribuir com a comunidade front-end. Você pode ver mais conteúdos voltados à criação de websites no nosso blog. 

E se você é developer, mas ainda não validou suas skills, pode inscrever-se gratuitamente na nossa plataforma e realizar os testes disponíveis conforme a sua senioridade e tecnologia preferida.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

como avaliar devops

Como avaliar DevOps no recrutamento e retenção de talentos?

como analisar designer

Saiba como avaliar designer para a sua startup