O que é Cucumber?

A rotina de desenvolvimento exige a prática de testes para garantir que as aplicações funcionem corretamente. Uma ferramenta muito eficiente para testar um software dentro de equipes que utilizam alguma metodologia ágil é o Cucumber. Ele tem várias funcionalidades, inclusive a escrita em linguagem natural, como o Português, para descrever as necessidades reais dos usuários, facilitando assim a comunicação entre técnicos e não técnicos da equipe de desenvolvimento. Mas o que é Cucumber?

Por ser muito utilizado, o Cucumber é apresentado hoje no Dicionário Tech da Coodesh. Portanto, quando você vir esse requisito na lista de exigências das vagas de emprego para DEVs, você entenderá porque ele é tão importante nas equipes ágeis. Veja neste post um breve resumo desse recurso. 

Definição

Começando pela definição, Cucumber é uma ferramenta que suporta BDD, que é o acrônimo para Behavior Driven Development, ou seja, Desenvolvimento Orientado por Comportamento. 

Com o recurso, é possível descrever as necessidades reais dos usuários a fim de que técnicos e não técnicos entendam os fluxos de testes e trabalhos. Ele, em síntese, descreve o valor de um negócio, como o software deve se comportar. Assim, ele facilita o feedback dos stakeholders do projeto, como outros membros da equipe e clientes. Com isso, a equipe de desenvolvimento e analistas de QA conseguem ter mais assertividade na entrega. 

Histórico

Originalmente, o Cucumber foi criado por membros da comunidade Ruby. O objetivo foi agregar valor aos testes de aceitação automatizados em equipes que utilizavam o BDD. 

Contudo, com o passar do tempo e as necessidades levantadas pelo mercado, o Cucumber passou a ser aplicado em outras linguagens de programação, como Java e JavaScript. Assim, desenvolvedores de várias áreas podem usufruir das vantagens dessa ferramenta. 

Como consequência, o teste de aceitação é desenvolvido por analistas de negócio e clientes a fim de verificar se todas as necessidades foram supridas a partir das expectativas iniciais. 

Como usar 

Veja agora algumas dicas de como melhor aplicar o Cucumber no dia a dia do desenvolvimento com a metodologia BDD. 

  • Primeiramente, considere essenciais os testes de automação para garantir menos retrabalho e um produto de qualidade na entrega; 
  • Utilize uma ferramenta de edição apropriada. As dicas são o Aptana (gratuito), RubyMine e o Katalon Studio. Todos eles suportam o Cucumber e podem ajudar o desenvolvedor a ter mais agilidade e qualidade no código. 
  • Aposte na organização dos dados referentes aos testes, armazenando os dados recebidos e formatando os dados de testes. 

E só para refrescar a memória, o Cucumber está diretamente ligado ao conceito do BDD. Por isso, é necessário que o developer esteja familiarizado com ele. 

O Behavior Driven Development (BDD) foi desenvolvido em 2000 por Dan North. Na época, ele percebeu a dificuldade de muitas equipes ao adotar o Test Driven Development (TDD) ou, em português, Desenvolvimento Orientado por Testes, criado por Kent Beck, pelo fato de os testes serem criados antes do código. 

O BDD se tornou um conjunto de práticas de engenharia de software. Foi projetado para ajudar as equipes a construir e entregar mais rápido software de alta qualidade. Entre os recursos que ajudam a atingir este objetivo está o entendimento do que é Cucumber. 

Conclusão 

Por fim, entender o que é Cucumber e saber aplicá-lo é essencial para ter mais resultados de qualidade no desenvolvimento de uma aplicação.

Agora que você chegou até o fim deste conteúdo, aproveite para ler também o que é BDD e TDD. Se você é pessoa desenvolvedora e quer ser validado para disputar as melhores oportunidades de emprego em empresas e startups, conheça a Coodesh.

Somos uma code assessment platform pronta para identificar suas habilidades. Temos ainda diversas vagas esperando. Acesse e saiba mais.

Code Assessment Platform: conheça plataformas para testar desenvolvedores

Code Assessment Platform: conheça plataformas para testar desenvolvedores

Fast Challenge

Como a empresa pode avaliar o desenvolvedor através do Fast Challenge?