O que é BDD?

O Dicionário Tech de hoje traz explicações sobre o que é BDD (Behavior Driven Development). Você verá os principais processos e as maiores vantagens de utilizar essa metodologia. Acompanhe! 

A metodologia ágil vem sendo bastante utilizada nas equipes de desenvolvimento. Além de impactar os desenvolvedores do time, também abrange as pessoas não técnicas. 

Definição 

O que é BDD se confunde incorretamente como um framework, mas também é confundido com um teste automatizado com Cucumber, entretanto, é uma técnica ou metodologia de equipes ágeis. 

Em sua definição, BDD é uma técnica de desenvolvimento ágil que visa integrar regras de negócios com linguagem de programação, focando o comportamento do software.

Ele é tido como a evolução do TDD (Test Driven Development), que é uma técnica de desenvolvimento de software que se relaciona com o conceito de verificação e validação. 

Criação

Para saber o que é BDD, é importante frisar que ele foi concebido em 2003 por Dan North como uma resposta ao TDD (Test Driven Development) e tem se expandido bastante nos últimos anos. 

Portanto, empresas e startups com equipes de desenvolvimento cobram conhecimento em BDD nos processos seletivos. 

VEJA TAMBÉM: TDD e seu significado: por que ele ajuda a aumentar a sua produtividade?

Principais processos 

Mas como aplicar BDD na sua organização? Deve-se seguir, pelo menos, quatro principais processos. Veja: 

  1. Descoberta

Na fase de descoberta, o PO (Product Owner) apresenta a sprint englobando as funcionalidades, as necessidades e o que se espera do produto. Em seguida, os envolvidos estudam exemplos de uso e comportamento do usuário. As dúvidas surgidas servirão como bases para novas regras do negócio. 

  1. Definição

É neste momento que a equipe irá definir as prioridades, ou seja, as verdadeiras regras do negócio. Essa definição ocorrerá por meio do diálogo entre a equipe, culminando no alinhamento dos detalhes do projeto. 

  1. Formalização 

A formalização visa transcrever os itens levantados do projeto, a fim de que todos os envolvimentos, tanto técnicos quanto não técnicos, compreendam. Assim, podem ser usados protótipos, wireframes (quando se usa aplicações mobile ou web) e wiewmocks (quando estamos usando APIs). 

  1. Entrega 

Durante a cerimônia de review, é feita a apresentação final do projeto a fim de validar todos os detalhes e, então, começar a produção final. 

Principais vantagens

O BDD não veio apenas para “substituir” o TDD, mas para complementá-lo. Veja então algumas das principais vantagens no seu uso: 

Compartilhar conhecimento: desenvolvedores e testadores irão trabalhar juntos e, assim, compartilhar conhecimentos. 

Melhoria da comunicação: o BDD possibilita a integração entre desenvolvedores e testadores, enquanto com outras tecnologias, o trabalho é mais independente. 

Visão do todo: novamente, em outras técnicas, os desenvolvedores não têm uma visão geral do projeto, ocasionando muitos fracassos. Assim, com o BDD, desenvolvedores e testadores escrevem os cenários que vão enfrentar, mesmo antes do projeto finalizado. 

Documentação dinâmica: ao usar os frameworks do BDD, a documentação é gerada automaticamente, otimizando o tempo e a energia do desenvolvedor. Em alguns casos, é possível gerar relatórios em HTML. 

Conclusão 

O BDD é uma metodologia que está fortemente relacionada à comunicação entre os membros da equipe: desenvolvedores, analistas de QA, POs e outros. 

Portanto, entender o que é BDD para aplicar a técnica na equipe é de grande proveito. 

Este foi o Dicionário Tech da Coodesh de hoje. Você pode ver mais temas nesta seção do blog. 

Além disso, aproveite agora para criar seu perfil gratuito na Coodesh e ficar por dentro das vagas de emprego para DEVs Júnior, Pleno e Sênior. 

Somos uma startup de recrutamento tech que valida as suas skills para as melhores vagas do mercado.

Python para Data Science: a linguagem mais utilizada na área

6 testes psicológicos mais usados na seleção de candidatos