O que é bootstrap?

o que é bootstrap

O desenvolvimento front-end exige, cada vez mais, recursos responsivos para favorecer a experiência do usuário tanto na versão web quanto na mobile. Por isso, vários frameworks JavaScript são criados para atender a essa demanda. Nesse contexto, entender o que é Bootstrap fará a diferença no seu projeto web. 

Devido à popularidade do termo, você irá ouvi-lo várias vezes no ambiente de desenvolvimento. Portanto, se você é desenvolvedor ou um tech recruiter que se deparou com essa stack no job description, acompanhe o conteúdo deste post para saber o que é bootstrap. 

Definição 

Pode-se classificar bootstrap como um framework front-end para desenvolvimento HTML, CSS e JavaScript, de código aberto.

Portanto, ele é utilizado para criar aplicações web com foco em mobile-first. Dessa forma, o layout é adaptado às mais diversas telas.  

Devido às suas funcionalidades, o bootstrap possibilita o desenvolvimento mais rápido, pois o desenvolvedor não precisa criar comandos nem funções diferentes das que já estão concentradas no framework. 

Histórico 

O bootstrap foi desenvolvido pelos engenheiros Jacob Thorton e Mark Otto. Ambos trabalhavam no Twitter quando criaram o framework com o objetivo de resolver uma incompatibilidade interna. Afinal, o recurso visava facilitar o trabalho do desenvolvedor da equipe com a adoção de uma única estrutura.

A criação se deu em 2010, mas o projeto deu tão certo que, em 2012, o código foi disponibilizado no GitHub gratuitamente.

Vantagens

Para criar um website responsivo, é preciso estilizá-lo com CSS e as suas classes. Para otimizar o trabalho do desenvolvedor, o bootstrap é uma ótima opção. 

A biblioteca de componentes auxilia o desenvolvedor em vários aspectos do projeto. Entre elas, estão: 

  • Carousel: ferramenta que permite a exibição de imagens com layout responsivo; 
  • Navbar: componente que possibilita a construção de um sistema de navegação responsivo; 
  • Alerts: o framework permite a configuração de vários alertas com diferentes estilos para o usuário. 

Com todas as suas características, o bootstrap reúne vantagens para o profissional de tecnologia. 

A principal vantagem é a criação de um layout responsivo, que ofereça a mesma usabilidade no desktop, no tablet e no smartphone. Dessa forma, o site também é bem visto pelos mecanismos de busca e a construção do SEO. 

Se você é desenvolvedor Front-end, veja mais sobre a documentação do bootstrap

Conclusão 

Como você viu, o bootstrap é uma tecnologia muito usada no desenvolvimento front-end, sendo um framework gratuito e que favorece o desenvolvimento de sites responsivos. 

Por essa razão, a tecnologia é usada por muitas empresas que contam com produtos digitais em várias telas. 

O termo “o que é bootstrap” fez parte do Dicionário Tech da Coodesh. Para saber mais sobre a nossa plataforma, acesse a página para desenvolvedores e para empresas

Aproveite para ler também sobre a diferença entre JavaScript e TypeScript no desenvolvimento web.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

kanban

Kanban: como ele melhora a produtividade?

http e https

Entenda a diferença entre HTTP e HTTPS