Entenda a diferença entre HTTP e HTTPS

http e https

Para quem está iniciando a carreira de desenvolvedor ou simplesmente é entusiasta da área de tecnologia pode ficar em dúvida sobre o que é HTTP e HTTPS, bem como as suas diferenças.

Na rede, protocolo é um conjunto de regras para a formatação e processamento de dados, permitindo a comunicação entre computadores. 

No decorrer desse artigo, abordarei sobre os protocolos HTTP e HTTPS para um conhecimento mais aprofundado desse ecossistema tão incrível que é a tecnologia.

Protocolo HTTP

Hypertext Transfer Protocol (HTTP), como o próprio nome diz, é um protocolo de transferência de textos, como documentos HTML, possuindo texto, imagens, vídeos, botões, entre outros recursos. É um protocolo cliente-servidor, baseado em requisições e respostas. 

Exemplo: para mostrar uma informação para o usuário (como a tela principal da Coodesh) o navegador iniciará a requisição buscando o documento HTML da página e trazer como resposta ao usuário que verá tudo bonitinho.

  • Vantagens: é simples, extensível (podendo receber novas funcionalidades) e permite a comunicação client-server.
  • Desvantagens: ele trata todos os dados textualmente, até mesmo os dados sensíveis. Isso resulta em uma falta de segurança, principalmente quando se trata de dados bancários.

Protocolo HTTPS

Já introduzo explicando que o protocolo HTTPS veio para suprir a desvantagem do protocolo HTTP, uma vez que tem o mesmo significado, acrescentando “apenas” a sigla S de Secure.

Tem o mesmo significado do Hypertext Transfer Protocol Secure (HTTPS), mas para que ocorresse esse acréscimo na sigla, foram adicionados diversos mecanismos de segurança visando evitar o roubo de informações tão fácil (exato, o roubo de informações não é impossível, exemplo disso é a existência dos hackers). 

Dentre os mecanismos de segurança adicionados vale citar o TLS, SSL e Criptografia. Veja a seguir com mais detalhes.

TLS, SSL e Criptografia

Transport Layer Security (TLS) é a versão mais recente do Secure Sockets Layer (SSL). Basicamente, eles são os responsáveis pela camada de segurança do protocolo HTTPS, ou seja, são eles que garantem a segurança e a integridade da web. 

A Criptografia é a resposta de como eles fazem isso. Ela envolve a criação de chaves com a conversão de texto simples (legíveis) para textos criptografados (ilegíveis). 

Com esta chave, você tem acesso ao servidor, mas caso receba uma chave diferente, a conexão é fechada automaticamente. Portanto, quanto mais elaborada for a criação da sua chave, mais segura será a criptografia dela no servidor. 

Além de permitir a proteção de senhas e dados pessoais, a comunicação via HTTPS permite ao desenvolvedor implementar aplicações que utilizem dados sensíveis: geolocalização, service workers, transmissão de stream de áudio e vídeo via WebRTC e Clipboard.

Conclusão

Utilize o protocolo HTTPS nos seus novos projetos. Afinal de contas, o HTTPS possui uma maior relevância de ranqueamento SEO, oferece melhor experiência do usuário (UX) pelo simples fato de que é mais confiável e, acima de tudo, não traz muitos problemas de segurança. 

Continue acompanhando o nosso blog. Leia também o conteúdo sobre a carreira de desenvolvedor Blockchain. 

Aproveite para criar seu perfil gratuito na Coodesh e conhecer as vagas de emprego nas startups parceiras, além de testar suas habilidades em nossos challenges.

Escrito por Cristiano Albano

Aficionado por tecnologia, dedico tempo para conhecer novas ferramentas e soluções para os problemas do desenvolvimento. Busco aliar as bases tecnológicas e educacionais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Atualmente, sou CTO e co-founder da Coodesh.

o que é bootstrap

O que é bootstrap?

tecnologia Node.js

Veja o que é e as vantagens da tecnologia Node.js