Conheça a diferença entre JavaScript e TypeScript

typescript e javascript

Se você está procurando a diferença entre JavaScript e TypeScript esse post é para você. 

O JavaScript é uma das linguagens de programação mais utilizadas na atualidade, sendo um ponto de partida para as pessoas embarcarem no mundo da programação. 

Em contrapartida, o TypeScript foi desenvolvido para preencher as lacunas do JavaScript. Podemos imaginar que o TypeScript é o JavaScript com alguns recursos adicionais. Abordaremos as principais diferenças entre essas linguagens no decorrer do artigo.

Recursos do JavaScript

  • É uma linguagem de programação com tipagem dinâmica;
  • Pode ser colocada diretamente no arquivo HTML;
  • Os navegadores interpretam a linguagem por conta própria;
  • É uma das linguagens mais fáceis de aprender e mais versátil (front-end, back-end, mobile etc).

Como você já deve prever, existem muitos recursos do JavaScript. Aliás, só este tema já renderia um artigo sozinho, porém, o intuito aqui é mostrar as diferenças entre JavaScript e TypeScript. 

Pressuponho que você já tenha o mínimo de conhecimento sobre JavaScript e o uso desse ecossistema maravilhoso, mas caso não tenha, saiba mais sobre a linguagem clicando aqui

Recursos do TypeScript

  • Qualquer código escrito em JavaScript pode ser convertido para TypeScript;
  • Suporta bibliotecas do JavaScript;
  • É uma linguagem de programação orientada a objetos;
  • Tipagem estática;
  • Erros apontados durante o desenvolvimento.

Assim como comentei na parte de “Recursos do JavaScript”, existem muitos recursos no TypeScript não citados. Então, caso você queira saber mais sobre essa tecnologia que veio para solucionar alguns problemas do JavaScript é só acessar o link aqui.

A principal diferença é o fato do TypeScript ser uma linguagem tipada. Assim, ele aponta erros durante o desenvolvimento da aplicação enquanto o JavaScript não, portanto, você teria que esperar a compilação para saber.

Desvantagens de usar TypeScript

Sou uma pessoa suspeita para falar das desvantagens dessa linguagem 🙈, mas posso dizer que o seu ponto negativo é a demora. 

Considerando que os navegadores não possuem suporte para o TypeScript, ele precisa compilar para JavaScript e então funcionar nos navegadores. 

Conclusão

Em suma, TypeScript é uma linguagem complementar do JavaScript. Ambas são ferramentas maravilhosas para os desenvolvedores resolverem os problemas, mas você deve estar pensando: “qual linguagem utilizar?”. No final das contas, devo usar JavaScript e TypeScript? 

Escreverei a palavra mais falada pelos DEVs: “depende”. Afinal, depende da empresa que você trabalha ou irá trabalhar; depende do seu projeto precisar dos recursos que o TypeScript oferece. 

Enfim, existem diversos fatores para a sua decisão, recomendo que leia, compreenda e pratique com os dois recursos e, claro, escolha aquela que mais supre as suas necessidades.

Agora que você chegou até o fim deste conteúdo, aproveite para fazer seu cadastro gratuito na Coodesh e testar suas habilidades como developer, além de encontrar vagas para o seu perfil.

Escrito por Cristiano Albano

Aficionado por tecnologia, dedico tempo para conhecer novas ferramentas e soluções para os problemas do desenvolvimento. Busco aliar as bases tecnológicas e educacionais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Atualmente, sou CTO e co-founder da Coodesh.

gestão de desempenho

Gestão de Desempenho: o que é, quais as metodologias e os objetivos envolvidos

o que é react.js

O que é React.js?