Como está o mercado para Front-end Vue.js?

Você é Front-end Vue.js ou deseja investir nessa carreira tech? O(a) desenvolvedor(a) da área encontra um mercado de trabalho aquecido. Basta pesquisar as vagas para DEVs que logo você encontrará oportunidades nesse perfil. 

Mas quais skills e quais linguagens estão presentes nessa carreira? E, por falar nisso, por que o Vue.js vem sendo tão utilizado nas aplicações web? 

Confira todas essas informações neste conteúdo e aproveite para se aprimorar na sua profissão a fim de aproveitar as oportunidades que estão surgindo. 

O que é Vue.js?

Para começar bem a conversa, vamos lembrar que o Vue.js é um framework JavaScript de código aberto para criação de componentes web reativos e reutilizáveis. Portanto, ele pode inclusive ser usado em projetos já publicados. 

Nesse sentido, ele é ideal para Single Page Application (SPA), que são aplicações web que rodam em uma única página. Para complementar, o conteúdo é carregado de uma única vez. Um bom exemplo é o Gmail do Google. 

E você sabe como ele surgiu? O Vue.js teve seu lançamento em fevereiro de 2014 pelo desenvolvedor Evan You. Ele atuava em um projeto do Google Creative Labs quando criou o framework. Aliás, ele vinha buscando uma ferramenta que tornasse a criação de aplicativos da web mais ágil e versátil, desenvolvendo, portanto, o Vue.js. 

É fácil aprender?

Basicamente, o Vue.js é mais dinâmico, simples e prático em relação a outros frameworks, como o React e o Angular, que também estão presentes na tecnologia JavaScript e bastante difundidos entre os developers. 

Mas o seu grau de dificuldade vai depender da adaptação de cada DEV ao framework. No entanto, se você já está familiarizado com o JavaScript, HTML5 e CSS3, estudar e praticar o Vue.js será uma tarefa fácil. Aliás, ele será uma ótima ferramenta. 

Por consequência, devido à sua versatilidade, ele vem sendo adotado por DEVs que estão criando websites e buscam qualidade e alto desempenho. Afinal, ele requer uma configuração mínima e pode ser integrado, sem maiores dificuldades, às aplicações já existentes. 

O Vue.js, por outro lado, faz parte da criação de Evan You e veio para melhorar as ferramentas JS disponíveis. Ex-funcionário do Google em sua equipe Angular, Evan You queria criar uma estrutura que combinasse as melhores abordagens para desenvolvimento de front-end de Angular, Ember e React com outros recursos que tornassem a criação de aplicativos da web mais rápida, fácil e agradável.

Cases 

O framework de JavaScript foi criado em 2014

Como você viu até aqui, devido às vantagens desse framework, investir na carreira de Front-end Vue.js é muito interessante. Principalmente por conta do fato de ele ser utilizado em muitas empresas, como as citadas abaixo: 

  • Alibaba;
  • Behance;
  • Euronews;
  • Trustpilot;
  • Vice. 

Mas, certamente, empresas de menor porte também têm colocado o Vue.js como a escolha número 1 na hora do desenvolvimento de aplicações web. 

Como o Front-end Vue.js trabalha?

Agora, se você está iniciando em programação e tem dúvidas sobre a carreira de Front-end, acompanhe esse tópico. 

O Front-end developer é aquele(a) profissional que atua diretamente na interface da aplicação web. Tudo aquilo que está visível ao usuário em uma aplicação foi estruturado por um Front-end developer. 

Já o Back-end é responsável por enviar as informações ao Front-end a fim de que ele construa a interface gráfica da aplicação ou sistema. 

É interessante citar que o Back-end developer utiliza muitas linguagens, ao passo que o Front-end trabalha basicamente com as tecnologias JavaScript, CSS e HTML. Ele encontra seu ponto de dinamismo nos frameworks, como o Vue.js. 

Lembrando que um framework é uma espécie de molde, um esqueleto para o desenvolvimento de um software específico. Portanto, alguns padrões de design podem ser reutilizados. 

Responsabilidades de um Front-end Vue.js

E quais seriam as responsabilidades de um Front-end developer dentro de uma startup? É bom saber que o mercado oferece muitas vagas neste perfil, abrindo as portas para profissionais Júnior, Pleno ou Sênior. 

Mas, de modo geral, eles(as) são responsáveis por:

  • receber feedbacks sobre as aplicações (de usuários, clientes e outros desenvolvedores); 
  • verificar o desempenho do aplicativo e sua usabilidade;
  • criar protótipos garantindo consistência e qualidade; 
  • escrever códigos;
  • otimizar aplicativos;
  • transformar designs em protótipos; 
  • fazer as devidas atualizações; 
  • colaborar com Back-ends e designers UX/UI, bem como web desenvolvedores.

Salários do Front-end Vue.js

Como você viu até aqui, a função do Front-end Vue.js é bastante importante para dar mais agilidade e eficiência à programação de aplicações web. 

Nesse sentido, a média salarial paga no mercado não deixa de reconhecer essa importância. No Brasil, a faixa salarial varia de R$ 4 mil a R$ 13 mil. O valor final depende, é claro, da senioridade da vaga. 

Mas se você é um(a) experiente Front-end e domina o Vue.js não custa nada negociar o salário com o tech recruiter, bem como colocar na balança os benefícios e atrativos da vaga. Afinal, o que vale a pena é a sua satisfação no emprego. 

Lembrando que se você for contratado(a) como PJ (Pessoa Jurídica), o rendimento é mais elevado como manda a tradição no mercado. 

Conclusão 

Portanto, o(a) desenvolvedor(a) Front-end Vue.js encontra oportunidades de vagas presenciais e remotas em startups que buscam, cada vez mais, serem competitivas e escalarem seus resultados no mercado. 

Investir nessa área é uma grande oportunidade para o seu crescimento profissional. Portanto, agora que você chegou ao fim do artigo, o que acha de visitar a página de vagas para DEVs na plataforma da Coodesh? 

Você pode se candidatar às vagas para Front-end Vue.js e ainda fazer nossos tech challenges para acelerar sua recolocação profissional. Acesse nosso site para saber mais.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

É possível ter uma startup e ainda programar?

O que é iteração?