O que é biblioteca?

Você está começando a estudar programação e quer entender o que é biblioteca? Ela é uma coleção de subprogramas usados no desenvolvimento de softwares. A sua principal função é facilitar a programação, garantindo mais agilidade e menos erros. 

Confira, portanto, o conteúdo do Dicionário Tech, que visa apresentar os principais termos usados por pessoas desenvolvedoras. 

Definição 

Você viu rapidamente acima o que é biblioteca. Mas em uma definição mais aprofundada, biblioteca é um arquivo que organiza o código pré-definido para o uso em aplicações. 

Biblioteca, em inglês, é library ou coleção de livros, em português. O conceito é o mesmo em programação. Portanto, trata-se de uma coleção de recursos usados por programa de computador. 

Trocando em miúdos, quando você está usando uma linguagem de programação e aplica uma biblioteca, você terá acesso a um conjunto de funções que já foram escritas por desenvolvedores. 

Sendo assim, elas são já testadas e referendadas, sem que você precise criar algo do zero. 

Como a biblioteca funciona?

Se você está usando a linguagem JavaScript e precisa saber o número de dias entre uma data e outra, você pode aplicar uma biblioteca. Isso porque a linguagem, sozinha, não tem essa funcionalidade. 

Dessa forma, você precisa criar uma função com esse comando. Além disso, se precisar incrementar essa pesquisa, com horas, minutos ou uma data intermediária, será possível executá-la com o auxílio de uma biblioteca. Assim, usa-se uma coleção de funções direcionadas ao cálculo do tempo. 

Em suma, a biblioteca funciona a partir de uma coleção de códigos. O objetivo é resolver um determinado tipo de problema. 

Quais as vantagens de uma biblioteca? 

A rotina do developer exige agilidade e, por essa razão, a biblioteca vinculada à linguagem é um grande facilitador. 

Portanto, confira as vantagens de se usar uma biblioteca quando se está trabalhando em um software: 

  • As funções são pré-definidas, permitindo uma programação modular; 
  • Há mais agilidade, pois pode-se usar programas distintos; 
  • É possível escrever códigos menores e mais organizados. Assim, se reduz a chance de erros e retrabalhos; 
  • Ela facilita a atualização de programas diversos. 

Quais as bibliotecas mais conhecidas? 

Tudo vai depender da sua adaptação ou familiaridade, mas separamos aqui algumas das bibliotecas mais conhecidas. Anote: 

  • D3.js
  • jQuery
  • Matplotlib
  • NumPy
  • Processing.js
  • STL – C++ Standard Library 

Conclusão 

Para concluir o entendimento do que é biblioteca, é importante notar que é importante para o(a) desenvolvedor(a) dominar o conhecimento das principais bibliotecas usadas na linguagem mais aplicada no dia a dia. 

Isso, afinal, aumenta o seu desempenho na programação, melhorando também as chances de se manter em um emprego desejado. Portanto, independentemente do seu perfil (Júnior, Pleno ou Sênior), é fundamental se aprimorar a cada dia. 

Gostou da explicação do dicionário tech de hoje? Visite o nosso blog e confira outros termos clicando neste link

E aproveite para conhecer as vagas de emprego divulgadas na Coodesh para developers, bem como os serviços da nossa plataforma.

Inscreva-se gratuitamente aqui.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

Afinal, existe perfil comportamental ideal?

Veja dicas para começar a carreira de desenvolvedor Mobile Flutter