O que é Query?

O que é Query? Muitas pessoas que começam a estudar programação têm essa dúvida. Basicamente, a palavra em inglês significa consulta, pergunta e dúvida. No desenvolvimento de um software, ela tem o mesmo significado. Mas é uma consulta direcionada a um banco de dados para obter as respostas desejadas. 

A linguagem padrão para gerenciamento de banco de dados é a SQL (Structured Query Language ou Linguagem de Consulta Estruturada), embora existam outras, como DMX, Datalog e AQL. 

Portanto, se você deseja saber mais sobre este termo, acompanhe o artigo de hoje do Dicionário Tech da Coodesh, que é onde apresentamos alguns termos e jargões mais usados pelos coders. 

Definição do que é Query

Query é uma solicitação de informações a um banco de dados. Mas não se trata de qualquer pergunta. Ela é baseada em um código pré-definido para obter as respostas que deseja. 

Podem ser usadas linguagens mais simples ou complexas. Mas, em síntese, a mais comum é a SQL. 

Só para complementar SQL e MySQL não são a mesma coisa. SQL é a linguagem de Query, enquanto MySQL é o software que utiliza essa mesma linguagem. 

Como funciona

O gerenciamento do banco de dados permite remover, acrescentar ou modificar os dados do seu projeto on-line. E para concretizar essas ações, é necessário fazer uma Query.

Mas para isso ocorrer, é importante que o banco de dados compreenda a solicitação. Portanto, quando os comandos certos são executados, a pessoa desenvolvedora obtém os resultados desejados de informações que já estão armazenadas. 

Comandos mais comuns 

E, por falar em comando, veja agora alguns dos mais comuns relacionados ao banco de dados de uma aplicação. 

Where: é o primeiro comando. Ele busca informações em um arquivo ou parte da memória. 

Group by: une os dados de um determinado grupo. 

FieldByName: seleciona os dados específicos que estão em determinada coluna e tabela. 

Having: usado para que o resultado contenha os dados selecionados por um filtro em específico.

Fields: permite visualizar os campos em ordem crescente. 

Order by: ele adiciona um fator de organização a mais no banco de dados. 

While: é um comando utilizado para consultar vários dados simultaneamente. 

Outras opções de consultas 

Como você viu o que é Query, é importante saber que há outros caminhos a percorrer para solicitar informações no banco de dados. 

Parâmetros disponíveis: o usuário pode escolher a opção em uma lista de parâmetros no menu do software e realizar a consulta. 

Query por exemplo: é possível escrever e especificar os campos de pesquisa em uma série mostrada pelo software com espaços em branco a serem preenchidos. 

Também é interessante lembrar que as pesquisas podem ser consideradas pela classificação e peso dos resultados, bem como a orientação, a relevância e a semântica. 

Conclusão 

Em suma, o que é Query está no fluxo de trabalho das pessoas desenvolvedoras que têm os dados como matéria prima dos seus projetos. 

E agora que você já sabe mais sobre o termo continue acompanhando os artigos do Dicionário Tech. 

Essa skill é amplamente solicitada pelas startups nas vagas de emprego. Dominá-la é um passo a mais para se destacar no mercado de trabalho. 

Aproveite e veja agora as vagas para DEVs anunciadas no site da Coodesh pelas empresas parceiras. Lembre-se que a Coodesh é uma startup que une developers e times de tecnologia de acordo com o perfil pretendido pela empresa.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

Benefícios nas vagas: veja os mais desejados por profissionais de tecnologia

Carreira de Desenvolvedor Back-end C# .NET Core