O que é algoritmo?

Muito provavelmente você já ouviu o termo algoritmo centenas de vezes. O algoritmo do Google, do Facebook, do YouTube e muito mais. Parece até que ele é uma divindade que decide o que é prioridade na web. Mas, na prática, é algo mais simples e prático do que você imagina, relacionado à lógica de programação. Portanto, acompanhe este conteúdo até o fim e compreenda o que é algoritmo. 

Aliás, o termo faz parte do Dicionário Tech do blog da Coodesh. São palavras e jargões mais usados na rotina da programação e que merecem uma explicação resumida por aqui. 

Definição do que é algoritmo 

A definição do que é algoritmo é a seguinte: algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema. Traduzindo, ele é uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a realização de uma tarefa. 

Embora o termo tenha 24 milhões de resultados numa simples busca no Google e seja tido como um conceito atual, ele é mais antigo do que imaginamos. 

Aliás, os povos antigos já o usavam. Para se ter uma ideia, o termo algoritmo é uma palavra latinizada que se derivou do nome do matemático árabe Al-Khowarizmi, no século IX. Os algoritmos surgiram, no passado, diante da necessidade de fazer cálculos sem a ajuda de recursos, como o ábaco ou os dedos, por exemplo. 

Veja também o que é bug

Na informática, porém, ele ganhou novas interpretações. Basicamente, eles são a base do processo de desenvolvimento de software. 

Não existe um só algoritmo, mas sim vários deles com diferentes níveis de complexidade. Para começar, um dos algoritmos mais simples está presente no processo de ligar o computador. É um software encarregado de testar os componentes e procurar o sistema operacional para carregá-lo.  

De modo geral, todo software é uma interpretação de vários algoritmos. Para compreender cada um, é preciso estudar um pouco mais de lógica da programação. Assim, criar estratégias para encontrar soluções para os problemas na hora do desenvolvimento de um programa. 

O que é algoritmo na internet 

Equipes de marketing digital e desenvolvedores web estão familiarizados com o famoso algoritmo do Google, do Facebook, das plataformas de streaming ou de mapas, como o Waze. 

Basicamente, o algoritmo segue uma sequência de processos para responder a uma ordem e realizar uma ação. Para isso, é preciso que a sequência tenha começo e fim. Tudo isso dentro de uma linguagem que a máquina possa entender. 

O Google fez isso muito bem ainda em 1999, quando se tornou o primeiro buscador a reunir uma série de algoritmos para reunir os resultados mais próximos à pesquisa do usuário. 

Hoje seguindo mais de 200 critérios, o Google usa o PageRank, que é uma série de algoritmos definidos por inteligência artificial, para priorizar as páginas de internet que interpreta como mais relevantes para serem mostradas em ordem de importância para o usuário. 

Já no caso do Facebook, o EdgeRank é o conjunto de algoritmos que decide como você vai visualizar o feed, ou seja, levando-se em consideração o seu perfil de usuário. 

No Waze e no Google Maps, os smartphones fornecem dados aos servidores de posição e velocidade para que os algoritmos apresentem informações como o tempo médio de um trajeto, se há radares ou acidentes. 

Conclusão 

Enfim, entender o que é algoritmo é de fundamental importância para quem está começando a programar, pois todo o fluxo de um projeto será baseado em algoritmos que irão suportar as linguagens e demais recursos. 

Quer continuar se informando sobre os principais termos usados no maravilhoso mundo da programação? Então, corre lá na nossa seção de Dicionário Tech do blog. 

E agora conheça um pouquinho da Coodesh. Somos uma startup de recrutamento voltada a atender o tech recruiter e a organização que estão em busca de talentos tech, além do DEV que está atrás de uma recolocação ou do primeiro emprego, com dicas e testes gratuitos. Acesse e saiba mais!

Rust: tudo o que você precisa saber para começar

O que é e para que serve Design Patterns?