Benefícios nas vagas: veja os mais desejados por profissionais de tecnologia

A corrida por profissionais de tecnologia no mercado, principalmente no cenário pós-pandemia, tem feito as empresas procurarem parcerias para atrair talentos. Além do salário, o que mais agrada as pessoas desenvolvedoras são os benefícios nas vagas. Por isso, confira neste conteúdo como oferecer vantagens atraentes e que façam a diferença no recrutamento e seleção. 

Vamos lembrar que os benefícios não são gastos, mas sim investimentos, pois se revertem em mais produtividade, com funcionários mais felizes e motivados. 

Um estudo chamado General Industry Total Rewards Survey (Pesquisa de Remuneração Total do Mercado Geral) apontou que entre os 10 benefícios nas vagas que são mais comuns estão

  • vale-alimentação;
  • vale-refeição; 
  • planos de saúde;
  • planos odontológicos;
  • seguros de vida;
  • previdência privada. 

De fato, todos eles são interessantes. Mas há outros que você verá listados neste artigo. Acompanhe a seguir. 

Quais os mais procurados? 

Nem só de home office e horário flexível vivem as boas vagas de emprego. Afinal de contas, com a pandemia, o trabalho remoto se intensificou. 

Além disso, o horário flexível é uma tendência adotada pelas empresas e profissionais. Isso porque é possível, dentro do razoável, trabalhar nos horários em que o(a) trabalhador(a) se sente mais produtivo(a). 

Enfim, você já deve ter ouvido falar no trabalho assíncrono, no qual a jornada e a comunicação entre as pessoas da equipe não se dão de forma igual. Isso pode ocorrer em vista do fuso horário (caso a empresa seja estrangeira) ou pelas preferências do(a) profissional. 

Por essas e outras razões, é preciso ir além na hora de oferecer benefícios nas vagas para conquistar as melhores pessoas candidatas. E como fazer isso? 

A dica é pesquisar o perfil dos seus colaboradores, estudar o orçamento e avaliar os melhores fornecedores. Isso porque há muitas opções no mercado. 

Mas, aproveite ler este artigo, pois vamos te ajudar com algumas dicas. 

Plano de saúde e odontológico 

Há convênios de atuação nacional e regional. É possível encontrar operadoras que prestam serviços médicos e odontológicos. 

As mais conhecidas, como Unimed, SulAmerica, Bradesco, Amil e OdontoPrev, oferecem rede conveniada e hospitais próprios em todo o país. 

Assim, mesmo com trabalhadores(as) remotos, é possível estender o atendimento a toda a equipe. 

Existem os planos completos, onde a empresa arca com os custos, e os planos por coparticipação, no qual funcionários(as) têm descontos no holerite e pagam taxas conforme a demanda, ou seja, a cada consulta ou exame, o funcionário paga um determinado valor. 

Academia 

O cuidado com a saúde física também se estende ao plano de academia. Por isso, um dos benefícios nas vagas para o pessoal de tecnologia que é mais oferecido é o Gympass

A plataforma dá acesso a milhares de academias, estúdios e aulas on-line através de mensalidades que podem ser bancadas pelas empresas, com planos especiais. 

Coworking 

Para o profissional que se sente melhor trabalhando em um coworking ou para o executivo de uma empresa ou startup remota, existe a opção de oferecer um espaço em escritório compartilhado por conta da empresa. 

Uma das plataformas mais conhecidas, neste sentido, é o Beer or Coffee. Ela permite pesquisar diferentes espaços no Brasil e encontrar a mais próxima e agradável. 

SAIBA MAIS: Veja como contratar DEVs juniores 

Cartão de benefícios

Aqui o RH encontra várias modalidades e opções de cartões de benefícios que concentram muitas vantagens e funcionalidades ao quadro de funcionários(as). Confira algumas das plataformas mais procuradas. 

Caju 

A Caju é uma plataforma que permite reunir vários benefícios em um único cartão com bandeira Visa. Com ele é possível contar com vales em refeição, alimentação, saúde, educação, mobilidade, home office etc. 

Vee

As pessoas da equipe podem utilizar o saldo do cartão de benefícios Vee através de categorias e regras definidas pelo RH. Desse modo, os valores podem ser usados como vale-alimentação, vale-refeição, auxílio home office, academia, mobilidade urbana e outros. O cartão leva a bandeira Mastercard. 

Alymente 

A Alymente apresenta-se como um cartão que não se resume apenas ao vale-alimentação e ao vale-refeição, podendo ser personalizado conforme a preferência da empresa e da equipe. Assim, é possível ter descontos em medicamentos, academia, mobilidade, plataformas digitais e outras opções. 

Allya 

A empresa tem total controle sobre a plataforma de benefícios Allya. Seja pelo website ou app, dá para economizar em farmácias, mercados, restaurantes, cursos, entre outros. O RH pode estabelecer saldos fixos em benefícios, e o(a) colaborador(a) utilizar os benefícios que desejar. 

Educação 

Um destaque nos atrativos das vagas para DEVs é o incentivo à educação, por meio de cursos rápidos e pós. Lembrando que a pessoa desenvolvedora está sempre se atualizando. Por isso, o incentivo da empresa é muito bem-vindo. 

Pensando nessa necessidade do mercado, muitas escolas e faculdades com EaD (ensino a distância) oferecem planos especiais para empresas. 

Entre as instituições procuradas por DEVs estão a Alura, a Udemy, o Descomplica (pós-graduação), o Desenvolvedor.io, o Balta.io, entre outros. Geralmente, os cursos têm preços atrativos e prazos curtos, que podem ser encaixados na rotina do profissional de tecnologia.  

Dessa forma, a empresa pode fechar uma parceria com a escola para treinar seu time, melhorando o desempenho da equipe como um todo. 

Saúde mental 

Outro benefício nas vagas que surgiu com mais frequência, especialmente após a pandemia, é o atendimento de psicólogos on-line. 

Os preços são mais convidativos, sem contar a praticidade de realizar a sessão de forma remota. Assim, entre as empresas com pacotes corporativos estão o Zenklub, a Psicologia Viva e a Vittude, entre outros. 

Participações nos lucros 

E que tal oferecer às pessoas da equipe planos de participação nos lucros? Não é uma obrigação da empresa, mas essas medidas ajudam a aumentar a renda do(a) profissional e, por consequência, isso se torna um diferencial na atração de talentos tech. 

Veja a seguir algumas práticas adotadas nas empresas e startups. 

PLR (Participação nos Lucros ou Resultados): é um benefício criado em 1946 que se resume em um bônus pago aos colaboradores conforme os lucros da organização. 

Stock Options: é um plano de Opção de Compra de Ações no qual a organização fornece ao seu time a opção de comprar as ações do negócio a um valor pré-definido. Mas então qual é a vantagem em relação à compra normal de ações? No Stock Options, o(a) funcionário(a) pode comprar as ações no futuro com o valor já pré-determinado.  

Equity: quando se fala em equity de uma empresa está se falando especificamente da participação societária. Sendo assim, o(a) funcionário(a) ou executivo(a) pode entrar na sociedade por meio de quotas, ações e outros títulos. 

Planos de carreira e PDI 

O developer se sentirá mais motivado em empresas que possuem planos de carreira, bem como Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) estruturados. Afinal, isso indica que a empresa já tem um RH estruturado e condições de oferecer chances de crescimento ao(à) profissional. 

LEIA TAMBÉM: O que é PDI 

Outro detalhe é que, com um plano de carreira, o(a) funcionário(a) pode esperar um tratamento mais isento na hora das futuras promoções e aumentos salariais. Portanto, pode-se ter avaliações internas e feedbacks mais bem estruturados. 

Nesse sentido, o PDI também serve como um estímulo, pois o RH vai identificar o crescimento contínuo do(a) profissional, bem como ir acompanhando e alinhando as evoluções. 

Aluguel de equipamentos 

Muitas empresas adotaram o home office após a pandemia, e assim vão continuar mesmo após o controle. No entanto, várias organizações são nativas do meio remoto e não têm intenção de abrir uma sede física. 

Dessa maneira, o aluguel de equipamentos para quem trabalha remotamente também se tornou uma prática adotada nas empresas que têm funcionários(as) espalhados(as) por várias partes do país. 

Outras empresas ainda preferem pagar o auxílio home office, que é uma taxa que varia conforme a organização. O valor pode ser usado na manutenção das máquinas e no pagamento da internet, por exemplo. 

Nesse sentido, há empresas especializadas em aluguel de equipamentos de informática que têm várias opções de planos para empresários. Para o funcionário, a vantagem é não precisar se preocupar com o item, enquanto para a empresa é positivo devido à dispensa de um alto investimento na compra de equipamentos. 

Conclusão

Em resumo, você viu que existem muitas possibilidades quando o assunto é benefícios nas vagas de emprego. Assim, você pode estudar quais são as parcerias que mais atendem às suas necessidades e a do seu time. 

Isso, claro, sem comprometer o seu orçamento. Além disso, explore essas vantagens nas suas descrições de vagas de emprego e na sua página de “trabalhe conosco” do seu site, de maneira que o público externo perceba o quão vantajoso é trabalhar na sua empresa ou startup.

Afinal de contas, benefícios nas vagas atraem currículos mais qualificados e que geram mais valor na sua organização. Certamente, o investimento é em longo prazo, mas também pode ser utilizado na análise dos seus resultados. 

Sobre a Coodesh

E por falar em currículos e vagas de emprego, que tal conhecer melhor a Coodesh? 

Somos uma startup de recrutamento tech que ajuda o seu RH a encontrar os melhores talentos de tecnologia. 

Você pode divulgar suas vagas de forma gratuita e nos planos Basic, Premium e Selected. Confira mais detalhes aqui. E entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

Por que é interessante se tornar um desenvolvedor Elixir?

O que é Query?