Os melhores editores de código-fonte e IDE para programar

editores de código-fonte

Os editores de código-fonte são um aliado do desenvolvedor que deseja ganhar mais agilidade e precisão nos seus projetos. 

Fazer download do programa, usar on-line, acessar soluções em nuvem ou ainda recorrer a outras ferramentas, como um IDE. Não importa a decisão, o bom mesmo é encontrar uma solução que você se adapte e traga benefícios. 

Um bom editor de código-fonte deve oferecer um suporte adequado à linguagem usada, realçar a sintaxe, permitir o recuo automático, e enfim, dar todas as condições para que você, programador, trabalhe usando suas habilidades e criatividade. 

Por isso, confira neste conteúdo o que são editores de código-fonte e uma seleção dos mais usados. Veja também o que é IDE e dicas dos principais. Assim, se você ainda não tem um preferido pode começar com um editor de código-fonte da nossa lista. 

O que é editor de código-fonte? 

O editor de código-fonte é um software feito para uso de programadores para escreverem suas linhas de código. 

Alguns deles são específicos para uma linguagem de programação, enquanto outros servem a várias tecnologias diferentes. Você pode baixar na sua máquina, mas também há os editores on-line ou em nuvem. 

Aí vai a escolha do “freguês”: se ele prefere usar menos recursos da máquina utilizando um editor on-line ou se deseja contar com os recursos mais completos de um programa instalado no seu computador. 

Alguns programadores começam utilizando, simplesmente, o word ou o bloco de notas do Windows para escrever o código, mas os editores de código-fonte são a escolha ideal. A complexidade do trabalho diário não é comportada por um simples editor de texto. 

O que é um IDE? 

É uma solução mais completa que a oferecida pelo editor de código-fonte. Um IDE é um Integrated Development Environment ou, simplesmente, Ambiente de Desenvolvimento Integrado.  

Na prática, um IDE é um software que combina várias ferramentas de desenvolvimento em uma única interface gráfica do usuário. Em resumo, um IDE pode reunir um editor de código-fonte, a automação da compilação local e um debugger. Saiba em detalhes o que é IDE no nosso blog. 

Enquete no LinkedIn da Coodesh aponta editores preferidos 

Para sondar sobre os editores de código-fonte e IDEs preferidos dos nossos seguidores do LinkedIn, nós da Coodesh fizemos uma enquete na nossa página. Confira o resultado: 

  • VSCode: 89%
  • JetBrains (WebStorm e outros): 9%
  • ATOM: 1%

O Vim também chegou a aparecer nos comentários. O VSCode ganhou disparado entre as opções oferecidas na enquete por ser multiplataforma e open source, além é claro das suas inúmeras funcionalidades. Confira abaixo os detalhes de cada um e o link para baixá-los. 

Editores de código-fonte 

Veja abaixo uma seleção de editores de código-fonte. Entenda o que é, para que serve, suporte e link de download. Boa leitura! 

1. VSCode 

O Visual Studio Code é um software de editor de código-fonte, com código aberto, desenvolvido pela Microsoft. Ele utiliza Electron, um recurso que permite criar software desktop com HTML, CSS e JS. Tem aplicação em Windows, Linux e Mac. Acesse para fazer o download

2. ATOM 

O GitHub desenvolveu o ATOM, sob a licença MIT, tem código aberto e é multiplataforma. Ele suporta arquivos em HTML, CSS, LESS, Sass, Markdown, C/C++, C#, D, Go, Java, Objective-C, JavaScript, TypeScript, JSON, CoffeeScript, Python, PHP, Ruby, Ruby on Rails, Shell script, Clojure, Perl, Git, Make, Property List (Apple), TOML, XML, YAML, Mustache, Julia e SQL. Para baixar, clique aqui

3. Vim 

O Vim é um editor de texto considerado tão completo quanto um IDE. Os DEVs o utilizam pelas suas funcionalidades (e não porque não conseguem sair dele). O interessante é que ele não serve apenas ao programador, mas também para quem deseja um editor de texto para e-mail, por exemplo. É tido como uma versão melhorada do editor “vi” e é bastante popular, apesar de muitos developers não gostarem de usá-lo. Você pode fazer o download aqui. 

4. CodeAnywhere  

O CodeAnywhere é uma ferramenta em nuvem. Ele permite que os usuários escrevam, editem, colaborem e executem instantaneamente projetos de desenvolvimento da web a partir de um navegador da web e de qualquer dispositivo móvel. Conheça melhor o editor CodeAnywhere aqui. 

5. Brackets 

Trata-se de um editor de código-fonte focado no desenvolvimento web para DEV Front-end. É multiplataforma e hoje tem suporte da comunidade, já que desde setembro de 2021, a Adobe Systems deixou de mantê-lo. Consulte todas as informações e como baixar no site oficial da Brackets

6. Sublime Text 

Inicialmente, Sublime Text seria uma extensão do Vim, mas se tornou um editor de código-fonte próprio. Ele é usado em várias linguagens, entretanto, tem um API para a linguagem Python. O editor tem suporte próprio, o que é uma vantagem para o DEV quando ocorrer algum problema. Para download e mais informações clique aqui

7. Notepad++

O editor Notepad++ roda em Windows, mas também tem usabilidade em Linux via Wine. O seu objetivo é fornecer uma interface gráfica modificável. Além disso, pode suportar várias linguagens, como C++, Java, C#, HTML, PHP, JavaScript, Python, Lua e muitas outras. Um diferencial é que ele usa menos energia do CPU. Para fazer o download e ler mais sobre a ferramenta, clique aqui

8. CodeSpace 

O CodeSpace é uma versão on-line do editor VS Code. É um editor baseado em tecnologias web, sendo ideal para ser transportado entre plataformas de forma ágil e sem complicações. Sua grande vantagem é ser integrado diretamente ao GitHub. Com ele, são permitidas várias funcionalidades. Veja o guia completo e como utilizá-lo. 

9. Codeshare.io 

É um editor de código-fonte on-line, com a vantagem de que pode ser compartilhado em tempo real com outras pessoas. Sendo assim, pode ser usado por tech recruiters com os candidatos, por professores com os seus alunos e, ainda, por colegas desenvolvedores de uma equipe remota. Você pode conhecer melhor no site da Codeshare.io

10. TextMate: 

O TextMate foi lançado em 2005 e suporta o uso geral em MacOS. Ele é um editor com interface gráfica do usuário que apresenta muitas personalizações para facilitar o uso do desenvolvedor. Com código aberto, ele ainda tem a vantagem de poder ser usado com várias linguagens. Para conhecer melhor e fazer o download vá até o site oficial na TextMate

11. CoffeeCup

O CoffeeCup é recomendado para quem está aprendendo uma linguagem, seja ela HTML ou PHP. O programa oferece edição avançada e um bom design. Há versões gratuitas, com recursos mais restritos, e pagas com mais funcionalidades. O programa oferece também um guia para codificar e suporte ao S-drive, que é uma plataforma gratuita para publicar sites. Confira mais informações no site e veja como baixar. 

12. Coda 

Ele é voltado para o desenvolvimento web com MacOS, e o seu slogan é “desenvolvimento para web em uma janela”, sem complicações. O Coda permite coloração por sintaxe, numeração de linhas, edição em bloco e muito mais. Além disso, tem uma ferramenta de find/replace que ajuda a encontrar rapidamente trechos que precisam ser modificados. Saiba mais sobre ele aqui

13. UltraEdit 

Com uma boa performance e uma ótima interface, o UltraEdit é um editor de código-fonte que roda em Windows, Mac e Linux. Comprando a licença da empresa All Access, é possível usar o programa em até cinco máquinas. Além disso, há serviços opcionais em nuvem. Você pode conhecer melhor o software no site oficial. 

14. GitPod 

O GitPod é um editor de código-fonte em nuvem, com extensões que podem ser instaladas no Chrome ou Firefox. Assim, o desenvolvedor ganha mais flexibilidade para trabalhar. O próprio site do editor informa que cerca de 500 mil desenvolvedores utilizam esta solução. Tem código aberto, solução em SaaS e segurança. Clique no site da GitPod para começar a usar. 

IDEs sugeridos para editar código-fonte 

Depois de ver as dicas de editores de código-fonte, que tal conhecer alguns IDEs que também podem ser uma ótima opção para o desenvolvimento? Confira logo a seguir. 

1. JetBrains WebStorm

Ele é um IDE robusto com suporte para JavaScript, Node.js, HTML e CSS. Este IDE funciona bem com a maioria das tecnologias. Entre as vantagens do WebStorm estão ter um editor de código-fonte com QI próprio, várias ferramentas embutidas, experiência multiplataforma e muito mais. Pertencente ao fabricante JetBrains, ele pode ser baixado aqui. 

2. JetBrains PhpStorm

O PhpStorm é recomendado para o trabalho com Laravel, WordPress, Magento, Yii e outras estruturas. Ele interpreta seu código e oferece suporte a todos os recursos da linguagem PHP. Além disso, conta com vários recursos de integração com sistemas de controle de versão, banco de dados, ferramentas de linha de comando e outros elementos. O site do IDE tem mais informações completas para quem deseja baixá-lo e usá-lo. 

3. JetBrains PyCharm

É o IDE mais indicado para desenvolvedores que utilizam Python em seus projetos. O JetBrains PyCharm possibilita preenchimento de códigos, verificação de erros e correção rápida, aumentando assim a qualidade do seu código. Para fazer o download clique aqui

4. JetBrains RubyMine

O IDE é indicado para desenvolvedores Ruby on Rails, oferecendo suporte também para JavaScript, CoffeeScript, ERB, CSS, Sass e Less, entre outros. A ferramenta permite detectar e eliminar suspeitas de código, exibir seu projeto em MVC, refatorações automatizadas, sem falar na interface que pode ser totalmente personalizada. Visite o site da RubyMine e saiba mais. 

5. JetBrains Intellij IDEA

Se você é desenvolvedor Java é bom experimentar o IDE JetBrains Intellij. Nele, são destaques a codificação inteligente e o design ergonômico que aumentam a sua produtividade. Ele também suporta outras linguagens, como SQL, JPQL, HTML e JavaScript, e frameworks com o acréscimo de plugins. Veja mais detalhes do IDE aqui

6. JetBrains GoLand

Já para desenvolvedores Full-stack, a solução do fabricante JetBrains é o GoLand. Ele também oferece suporte para outras linguagens, como TypeScript, JavaScript e banco de dados. Em suma, ele favorece que programadores iniciantes a avançados criem códigos mais rápidos e eficientes. O interessante é que ele possui mais de 1000 plugins que podem ser usados para adaptar o IDE ao seu gosto. Confira todas as informações no site do GoLand

7. XCode

Para quem programa aplicativos para iOS, o IDE XCode é a solução ideal, apresentando vários recursos que irão tornar seu código mais limpo e seguro. Ele já vem com todas as ferramentas disponíveis para desenvolver aplicações MacOS. Basicamente, ele suporta as linguagens Objective-C, Swift e Apple-Script. Ademais, ele conta com recursos extras que são chamados de SDK e fornecidos pela Apple Inc. Ele tem versões apenas para MacOS, e você pode obter mais informações neste link.  

8. VisualStudio

O VisualStudio é um IDE bastante popular, oferecendo vários recursos e ferramentas para o desenvolvedor. É recomendado para DEVs .NET e C++ no Windows, porém, também possui a versão para Mac e ainda o VisualStudio Code, que fornece suporte para várias linguagens e pode ser usado em qualquer plataforma (Windows, macOS e Linux). Entre no site e veja como personalizar o uso do seu IDE.  

9. Bluefish

O Bluefish é uma solução completa para escrever códigos de websites, scripts e códigos em geral, com suporte para praticamente todas as linguagens, como HTML, CSS, PHP, JavaScript, Java, Python e muitos outros. Além disso, ele é multiplataforma, incluindo Solaris e MacOS X. Conheça mais a fundo todos os recursos acessando este link

10. Eclipse

O Eclipse é um IDE lançado em 2001 pela IBM para o desenvolvimento Java. Mas ele suporta outras linguagens com o uso de plugins como C e C++, PHP, Scala, Kotlin e Python. Esse IDE é open source e fornece vários recursos para desenvolvedores profissionais que buscam mais agilidade.

Conclusão 

O mercado de tecnologia oferece uma infinidade de editores de código-fonte e IDEs. Alguns são mais específicos à linguagem mais usada no seu dia a dia e outros mais gerais. O ideal é testar, experimentar e encontrar aquele que mais se adequa às suas necessidades. Além disso, não deixe de investir um tempinho pesquisando sobre cada funcionalidade, pois tudo isso agrega valor ao seu código e o deixa mais eficiente. 

E falando sobre código-fonte, que tal testar e validar seus conhecimentos na Coodesh? Ao se cadastrar gratuitamente na plataforma, você tem acesso a testes técnicos que lhe deixam testado e validado para as oportunidades que surgirão na sua área. 

Saiba como funciona na página exclusiva de DEVs.

Certificado do Fast Challenge Coodesh: veja como obter

O que é Dart

O que é Dart?