O que é Lua?

O que é Lua?

Lua não é apenas o satélite, mas uma linguagem de programação 100% brasileira que conquistou desenvolvedores de várias partes do planeta. Considerada de fácil entendimento, rápida e leve, a linguagem é usada em várias aplicações, principalmente em jogos. No Dicionário Tech de hoje, conheça a linguagem Lua. 

Mas antes de entrarmos no tema, vamos lembrar que Lua é a primeira linguagem fora do circuito Europa – Estados Unidos a fazer sucesso. E o interessante é que somente 10% dos assinaturas da lista de discussão dos criadores da linguagem são brasileiros. 

Segundo o índice Tiobe (dezembro de 2021), a linguagem está entre as 50 mais utilizadas, ocupando mais precisamente a 32.ª posição, a frente, por exemplo, de Scala e VBScript. 

Definição 

Lua é uma linguagem de programação criada no Brasil e que permite programação procedural, programação orientada a objetos, programação funcional, programação orientada a dados e descrição de dados. 

A documentação completa sobre a linguagem de programação está no site da Lua e também pode ser consultada no livro Programando em Lua e no manual de referência

Criação 

Lua foi criada por Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes no ano de 1993 no Tecgraf, como era chamado o Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica). 

Inicialmente, ela foi criada para atender a um projeto interno da Petrobras. Porém, logo passou a ser usada em diversos segmentos. 

Um deles é o de games. Tanto que em 1997, ela foi usada no primeiro projeto externo, que foi o jogo Grim Fandango, da LucasArts. 

Características 

Para entender o que é Lua, é importante conhecer suas características. Basicamente, ela se inspirou em Python, Ruby e Icon em sua criação. Contudo, suas características são bem específicas. Veja algumas delas: 

  • Tipada dinamicamente; 
  • Gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental; 
  • Ideal para configuração, automação e prototipagem rápida; 
  • Tem código aberto; 
  • É leve (o código compactado dá cerca de 297 KB); 

Conceitos 

Há, inclusive, alguns conceitos importantes na linguagem Lua. Confira quais são eles: 

  • Fornecer meta-mecanismos para a implementação de classes e herança; 
  • Apresentar linguagem dinâmica, iniciando pela interpretação (é possível inserir bloco de código em execução); 
  • Ser uma linguagem de script, sendo projetadas para manipular programas escritos em outras linguagens; 
  • É extremamente portátil, podendo ser usado em Mac, Windows, Linux e qualquer outra plataforma. 

Quem a utiliza?

Como é uma linguagem de fácil aprendizado e leve, ela apresenta muitas vantagens e, enfim, tem uma vasta utilização. Confira agora alguns dos programas e jogos que utilizam Lua: 

  • World Warcraft;
  • Sim City 4;
  • The Sims;
  • Angry Birds;
  • Grim Fandango. 

Conclusão 

Você viu neste artigo o que é Lua. O termo faz parte do Dicionário Tech da Coodesh, que reúne as principais tecnologias e termos usados por desenvolvedores. Lua, aliás, é uma linguagem de programação muito utilizada por gamers developers e outras carreiras. 

Continue acompanhando nosso dicionário e aproveite para fazer o seu cadastro profissional na plataforma da Coodesh e ter acesso aos melhores empregos. Trazemos testes técnicos e comportamentais para você avaliar e validar seus conhecimentos, colocando-o na frente dos concorrentes em uma entrevista de emprego.

Saiba mais clicando aqui.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

Transição de carreira para desenvolvedor

Transição de carreira para desenvolvedor

Design Emocional: o que é e como aplicar

Design Emocional: o que é e como aplicar