O que é Dart?

O que é Dart

O Dicionário Tech da Coodesh traz hoje o tema o que é Dart. Ela é uma linguagem de programação criada pela Google em 2011 para substituir o JavaScript. Mas não foi bem aceita pela comunidade em seu início. Então, só passou a ser mais utilizada após o lançamento do framework Flutter. 

Desse modo, o seu estudo é bastante válido. Isso porque centenas de empresas utilizam o Dart, incluindo grandes players de mercado, como Nubank, BMW, Tencent, Ebay e Alibaba Group, além, é claro, do Google. 

Essa popularização, no entanto, se deve muito em decorrência do Flutter, que também é criação da Google, só que no ano de 2015. Veja, enfim, neste conteúdo, informações referentes ao que é Dart e suas características principais. 

Definição do que é Dart

É uma linguagem de programação multiparadigma e multiplataforma criada pela Google em 2011. 

Sendo assim, ela é uma linguagem de script, criada para substituir o JavaScript, que foi lançada na década de 90. 

No entanto, a Google lançou a sua primeira versão estável em 2013. Porém, foi somente em 2018 que ocorreu a sua primeira atualização, com a versão 2.0. 

Ela não foi bem acolhida na comunidade, em seu lançamento, já que os desenvolvedores continuam preferindo o JS. 

SAIBA MAIS: Veja dicas para começar a carreira de desenvolvedor Mobile Flutter

Mas a partir de 2015, quando a Google lançou o Flutter, é que ela passou a listar entre as linguagens preferidas. Entretanto, ainda assim, a sua popularidade não é das maiores. Segundo o Índice Tiobe, ela está na 37.ª posição de 2021, com 0,27% da preferência. 

Contudo, é bom lembrar que grandes empresas utilizam o Flutter e, consequentemente, o Dart, o que significa que essa parcela, embora pequena, é muito significativa. 

Por isso, se você está buscando uma linguagem de programação para se especializar, o Dart é uma boa escolha. 

Características do que é Dart

Ela é uma linguagem de programação usada por desenvolvedores de todo o mundo. 

Aliás, ela está na 18.ª posição no ranking das tecnologias preferidas pelos developers, segundo a pesquisa Stack OverFlow de 2021. 

Quer saber mais sobre ela? Confira o site oficial do Dart e as informações abaixo: 

  • fortemente tipada; 
  • multiplataforma;
  • multiparadigma; 
  • sintaxe com estilo baseado na linguagem C; 
  • permite soluções em mobile, desktop e web. 

Curva de aprendizado 

Como falamos, ela tem sintaxe parecida com a linguagem C. Nesse sentido, se você é um desenvolvedor habituado com C, C++, C#, Java, PHP ou JavaScript, terá mais facilidade em aprender Dart. 

Além disso, se você precisar aprender Flutter por uma exigência do mercado, deverá conhecer os conceitos de Dart. 

Aliás, só para complementar, Flutter é uma biblioteca que utiliza a linguagem Dart para criar aplicações móveis para Android e iOS

Lembrando, é claro, que o Dart funciona sem o Flutter, mas o Flutter não funciona sem o Dart, pois é a ferramenta que utiliza a linguagem e torna possível o desenvolvimento de várias aplicações. 

Soluções em JIT e AOT 

Antes de finalizar o artigo, vamos lembrar que o que é Dart está ligado a duas soluções principais: 

  • Dart Native: permite a utilização no mobile, desktop e servidor. Dessa forma, sua máquina virtual pode compilar o código em JIT (Just in Time) e AOT (Ahead of Time). 
  • Dart Web: pode-se usar o Dart SDK, que é uma biblioteca de linha de comando. 

Conclusão 

Como você viu o que é Dart, agora é hora de começar a estudar a linguagem de programação, bem como o seu framework Flutter, para se preparar para os desafios do mercado. 

Comece a encarar os desafios profissionais passando pela validação da Coodesh, que é uma plataforma de assessment que te ajuda a encontrar as melhores oportunidades do mercado de trabalho. 

Clique aqui e faça o seu cadastro gratuito.

editores de código-fonte

Os melhores editores de código-fonte e IDE para programar

período aquisitivo e concessivo

O que é período aquisitivo e concessivo?