Cursos de Angular: descubra as melhores escolas para se aprimorar

curso de Angular para desenvolvedor

Quais os melhores cursos de Angular para fazer e conseguir uma boa posição no mercado de trabalho? Essa dúvida é muito frequente entre pessoas desenvolvedoras Front-end que buscam uma recolocação profissional ou um melhor desempenho como DEV.  

Por isso, a Coodesh traz hoje uma seleção de cursos de Angular para você se preparar para disputar as melhores vagas. Afinal, o framework é um dos mais utilizados nas empresas em razão do dinamismo que ele atribui à página web. Confira! 

O que é Angular? 

O Angular também leva o nome de Angular 2+ ou Angular 2. Na verdade, ele é uma reescrita do Angular.js, com a criação da Google. 

Em resumo, o termo Angular.js se refere à versão 1.0 de Angular, enquanto que Angular se relaciona às versões a partir de 2.0. A mais recente, por sinal, é a Angular 13, lançada em 2021. 

Mas a primeira versão de Angular teve seu lançamento em maio de 2016. As atualizações ocorrem, geralmente, duas vezes por ano, com pequenas correções finalizadas quase todas as semanas. 

Portanto, Angular baseia-se na linguagem TypeScript e considera o suporte Mobile. Além disso, sua principal vantagem em relação a outros recursos é deixar a página mais ágil, facilitando assim a vida do usuário comum na hora da navegação. 

LEIA TAMBÉM: O que é Angular 8.x?

Basicamente, ele é um recurso usado na criação de Single-Page Applications (SPA), que é uma aplicação web consumida em uma única página. Para entender como o Angular funciona, basta imaginar que uma SPA carrega completamente quando um usuário está atualizando um produto, por exemplo. Contudo, com o Angular, somente a requisição em específico (como a atualização de um produto) passa pelo processamento. Desse modo, a navegação é mais rápida e fluida. 

Quais os principais componentes? 

Enfim, vários recursos aparecem com o uso de componentes do Angular. Conheça (ou relembre) alguns deles aqui: 

  • Router: permite a navegação em uma aplicação sem precisar recarregar a página. Para isso ocorrer, a aplicação front-end comunica-se com o back-end pelo protocolo HTTP e usa um padrão REST, que é o mais comum nestes casos; 
  • Forms: o componente Angular Forms facilita a criação de formulários que antes seriam complexos. Ele utiliza a diretiva NgModel, que possibilita a melhor configuração; 
  • Animations: a ferramenta usa JavaScript e CSS a fim de implementar recursos do desenvolvimento de animações que deixam o visual do website mais atrativo. 

Onde encontrar cursos de Angular?  

E, então, você já é desenvolvedor Front-end, mas tem percebido que o mercado está exigindo o conhecimento em Angular para codar? 

Portanto, se você quer começar do zero neste framework, deve saber que é importante ter um conhecimento prévio de HTML, CSS e JavaScript, ou seja, o “feijão com arroz” do desenvolvimento front-end na web. 

Mas, além disso, é bom entender de TypeScript para utilizar a versão mais atual do Angular. Também é importante participar das comunidades, dos desafios técnicos e eventos on-line sobre o tema. 

SAIBA MAIS: Cursos de .NET Core e C#: onde encontrar as melhores escolas

E, então, onde encontrar os melhores cursos de Angular, pagos ou gratuitos para se aperfeiçoar? Veja agora a nossa lista de cursos nesta área e escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. 

1. Alura 

A Alura oferece a “Formação Angular”, composta por 8 cursos: “Começando com o framework”; “Boas práticas em arquiteturas e formulários”; “Controle e fluxo de navegação”; “Design de componentes com acessibilidade”; “Avançando no design de componentes com acessibilidade”; “Testes automatizados com Jasmine e Karma”; “Avançando com testes automatizados” e, para finalizar, “Angular e RxJS: programação reativa”. Clique aqui para conhecer os instrutores e preços.  

2. Balta.io 

A Balta.io possui 13 cursos sobre Angular no catálogo. Entre eles, o desenvolvedor pode escolher entre: “Todo App: Frontend com Angular 9 e Firebase”; “Criando Apps Web com Angular e Redux”; “Criando Front-Ends Ricos com AngularJS”; “Migrando para o Angular 2”, entre outros. Porém, se você deseja aprender os fundamentos desse framework para depois avançar para conhecimentos mais específicos, veja o conteúdo do curso sobre “Começando com Angular”. Todos os cursos ensinam como criar aplicações do zero usando Angular. Clique nos links para conhecer melhor. 

3. Cod3r 

O curso “Angular 9 – Essencial” é o mais completo da Cod3r a respeito desse framework para desenvolvimento web. Com ele, você poderá desenvolver uma aplicação a partir do estudo dos seguintes temas: componentes, diretivas, pipes, services, CRUD com criação, leitura, atualização e exclusão de produto. Em síntese, o curso ensinará como aplicar Angular de forma objetiva e prática. O curso possui 42 aulas, além de conceder certificado de conclusão. 

4. Coursera 

A Coursera é uma das maiores plataformas de cursos on-line para desenvolvedores. Quando o assunto é o aprendizado em Angular, são oferecidos 13 cursos em vários idiomas, principalmente inglês e espanhol. Entre eles estão “Single Page Web Applications with AngularJS”, com conteúdo 100% on-line e destinado ao nível intermediário. O curso é oferecido em parceria com a Universidade Johns Hopkins. Quer saber como se matricular? Acesse este link. 

5. Desenvolvedor.io 

Para quem deseja mergulhar no Angular para disputar boas oportunidades no mercado de trabalho, a dica é o curso de “Formação Front-End Angular Expert” da Desenvolvedor.io. Ele contempla dois cursos: “Desenvolvimento SPA com Angular”, com 6h de duração, e “Desenvolvimento avançado em Angular”, com 21h de duração. São, ao todo, 22 módulos, onde você receberá as atualizações dos cursos durante todo o acesso. 

6. DevMedia 

O curso “O que é Angular” do DevMedia traz os fundamentos e conceitos do framework mais usado na construção de SPAs e outras aplicações. Portanto, são 9 aulas voltadas para o desenvolvedor aprender a usar essa importante ferramenta. Após aprender todas as configurações, é hora de criar o primeiro projeto com o curso “Olá, mundo! Com Angular”. Você ainda tem acesso a podcasts e artigos sobre o framework dentro da plataforma de estudos. 

7. Digital House 

A escola Digital House oferece ensino remoto e cursos intensivos de programação e marketing. Para quem deseja aprender Angular e se tornar um desenvolvedor web Full-stack pode escolher entre o curso diurno e o noturno, com aulas ao vivo. Fique atento ao início das aulas no site. Saiba também sobre preços e conteúdos. 

8. Digital Innovation One (DIO) 

Quem busca uma formação mais completa, que inclua Angular e outros recursos, pode se matricular no curso de desenvolvimento Front-end da DIO. A escola é conceituada e oferece cursos on-line com certificado reconhecido no mercado de trabalho. Acesse a página inicial da escola para saber mais. 

9. EBAC 

O curso “Desenvolvimento Front-end do zero ao Pro” da EBAC possibilita que o desenvolvedor adquira conhecimentos para criar aplicativos fáceis e acessíveis. Ao todo, são seis meses de curso com 41 horas de aulas. O developer poderá criar projetos iniciais para montar seu portfólio e começar a disputar as melhores vagas de emprego. Saiba mais sobre o curso clicando aqui

10. Impacta 

A Impacta disponibiliza o curso “Desenvolvendo Aplicações Web com Angular 4 – MEAN”. O curso, portanto, engloba o ensino das tecnologias MongoDB, Express, Angular.js e Node.js, e é voltado para a criação de aplicações web. O(a) interessado(a) deve ter um conhecimento prévio de HTML e lógica de programação. Assim, ao terminar o curso você terá condições de desenvolver aplicações web usando o Angular 4. 

11. Loiane Groner

A desenvolvedora, com mais de 15 anos de experiência, tornou-se uma influenciadora na área de desenvolvimento web, tendo várias publicações em suas redes sociais e artigos trazidos. Você pode conferir a playlist de vídeos relacionados à Angular e outras tecnologias. Além disso, a grande vantagem é que o conteúdo é gratuito e lhe dá uma boa fundamentação para começar seus primeiros projetos. 

12. Mentorama 

O conteúdo de Angular é repassado no curso para desenvolvedor Front-end dado pela Mentorama. Nesse sentido, a escola on-line oferece aulas teóricas e práticas com desafios reais no laboratório prático de desenvolvimento de aplicativos. O aluno terá acesso ainda a mentorias e workshops. Para conhecer o curso e se inscrever, acesse o link

13. TreinaWeb 

A formação “Desenvolvedor Angular” da escola TreinaWeb compreende 5 cursos. Conheça-os agora: “Introdução”; “CLI”; “Elementos customizados – componentes, diretivas e pipes”; “Formulários”; e “Tópicos avançados”. Portanto, a formação é indicada para pessoas com conhecimento prévio em HTML5, CSS3 e JavaScript. Conheça todos os detalhes da formação clicando na página oficial.

14. Udemy 

Acessando o site da Udemy, você encontrará uma série de cursos de Angular. Enfim, a vantagem é que os preços são acessíveis e, dependendo do curso, o conteúdo é bastante rico. Mas quando o assunto é Angular, os dois cursos mais bem avaliados são: “Curso Web Moderno Completo com JavaScript 2021 + Projetos”, com videoaulas sobre JavaScript, Angular, React, Next, Vue, Node, HTML, CSS, jQuery, Bootstrap, Webpack, Gulp e MySQL; e “Construindo Aplicações Web Com o Novo Angular (4, 5 e 6)”, que traz conteúdos para aprender a desenvolver SPAs usando todos os recursos do Angular. 

15. Vida Fullstack 

Um curso completo de Angular 12 (uma das versões mais recentes) está disponível na escola on-line Vida Fullstack, com preços e prazos atrativos. O aluno aprenderá o que é e para que serve o Angular, bem como a instalação, os componentes, os testes e muitos outros conteúdos. O desenvolvedor também poderá executar seus primeiros projetos, tudo com acesso vitalício e direito às atualizações. Confira todos os detalhes

Conclusão 

Os cursos de Angular são oferecidos em escolas pagas e em cursos gratuitos na web, além de tutoriais nas redes sociais e na própria documentação do framework. Portanto, o desenvolvedor que deseja dominar esse recurso para ter acesso a novas oportunidades no mercado de trabalho deve começar sua jornada. 

Afinal, o índice de empregabilidade é alto, e as startups estão buscando profissionais qualificados. Assim, vale a pena investir tempo e dinheiro nesses cursos, seja você um desenvolvedor Front-end especializado em outra stack ou um Back-end que deseja conhecer melhor essa área para viver novos desafios profissionais. 

Gostou das dicas de cursos de Angular? Que tal validar seus conhecimentos e aumentar suas chances de contratação por startups em expansão? Conheça a plataforma Coodesh e faça o seu cadastro gratuito.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

período aquisitivo e concessivo

O que é período aquisitivo e concessivo?

Pyhton linguagem do ano do índice TIOBE

Python – linguagem do ano: veja porque ela está em alta