Python – linguagem do ano: veja porque ela está em alta

Pyhton linguagem do ano do índice TIOBE

Quer saber qual foi a linguagem do ano de 2021 segundo o Índice TIOBE? Muitos pensavam que C# iria liderar o pódio pela primeira vez na história do ranking, no entanto, Python foi a primeira colocada pelo segundo ano consecutivo. Mas, afinal, porque essa linguagem está tão em evidência? 

Se você programa em outra linguagem, certamente não deve conhecer as vantagens de usar Python no dia a dia. Isso porque a tecnologia é considerada fácil, leve e curta, melhorando a produtividade. 

Ademais, ela está muito ligada ao desenvolvimento web, pelo lado do back-end, e à Ciência de Dados. Justamente por esses motivos, o número de adeptos do Python está crescendo a cada ano. 

A boa notícia é que o índice de empregabilidade é bom. Desse modo, os salários são atrativos e há muitas vagas no mercado de desenvolvimento. Para se ter uma ideia, o Glassdoor aponta que o salário médio do desenvolvedor Python é de R$ 4.600,00 no Brasil, ao passo que o número de vagas é superior a 100 quando realizamos a busca no Google.

Portanto, para quem está saindo da faculdade ou migrando de carreira, investir nos estudos de Python pode ser uma boa saída. 

Confira mais informações sobre a linguagem do ano lendo este artigo até o final. 

Python lidera Índice TIOBE 

Python ganhou o TIOBE Programming Language of the Year em 2021, bem como em 2020 e 2018. 

O índice é o mais conhecido quando o assunto é popularidade das linguagens de programação em todo o mundo. Ele é atualizado mês a mês e, a cada ano, a linguagem que obteve o maior aumento no verificador das avaliações ocupa o primeiro lugar. 

Enfim, a medição leva em consideração a avaliação dos desenvolvedores, cursos, fornecedores e motores de busca, como o Google, Wikipedia e Baidu. 

Por isso, o índice não mede a melhor linguagem, e sim a mais popular entre os profissionais de tecnologia. 

O interessante é que C# (Sharp) estava caminhando para o seu primeiro pódio anual, mas nos últimos meses, foi ultrapassado por Python. Aliás, a linguagem campeã havia começado o ano de 2021 na terceira posição, mas acabou vencendo Java e C. 

Entretanto, ela ainda não bateu o índice de preferência da concorrente Java, que ainda ostenta o maior percentual de avaliações positivas, ou seja, a parcela de 26,49% registrada em 2001. 

Veja, portanto, logo a seguir as linguagens Top 10 de 2021 conforme o Índice TIOBE. 

Top 10

  1. Python: 13,58% 
  2. C: 12,44%
  3. Java: 10,66%
  4. C++: 8,29%
  5. C#: 5,68%
  6. Visual Basic: 4,74%
  7. JavaScript: 2,09%
  8. Assembly language: 1,85%
  9. SQL: 1,80%
  10. Swift: 1,41% 

Tendências para 2022 

Muitas vezes, os desenvolvedores têm uma linguagem preferida, no entanto, precisam se adequar às exigências do mercado. Nesse sentido, apesar de terem afinidade com outra linguagem, precisam investir no aprendizado daquelas que dão mais retorno no mercado

Nesse contexto, Python figura entre as linguagens que são tendência para os próximos anos, inclusive em 2022. 

LEIA TAMBÉM: Como se tornar um desenvolvedor Python 

Mas segundo o levantamento da TIOBE pode-se esperar um crescimento das tecnologias Swift, que passou da 13.ª para a 10.ª posição, e ainda da Go, que subiu uma posição, indo para o 13.º lugar. 

Além disso, pode-se esperar, segundo os especialistas que participam do ranking, que as 10 principais linguagens se mantenham entre as mais bem avaliadas no decorrer do ano. 

Para complementar, confira as demais linguagens que figuram em primeiro lugar nesta década. 

Campeãs 

2021: Python 

2020: Python 

2019: C 

2018: Python 

2017: C

2016: Go

2015: Java 

2014: JavaScript

2013: Transact-SQL

2012: Objective-C

Saiba mais sobre a linguagem do ano 

Ao contrário do que muitos pensam, Python não é uma linguagem recente. Aliás, ela foi criada em 1989 pelo matemático Guido van Rossum, mas foi lançada oficialmente somente em 2001. 

Só para lembrar, o nome da tecnologia é uma referência ao programa britânico de humor Monty Python, que arrancou boas gargalhadas de Rossum nos anos 70. 

E é assim, leve e divertida, que é a linguagem do ano. Aliás, ela tem outras vantagens, como as que você poderá conferir agora. 

Vantagens 

  • Pode ser aplicada em dispositivos móveis (apesar do uso reduzido) e grandes servidores; 
  • Permite a execução em poucos minutos;  
  • Ampla disponibilidade de frameworks, como Flask, Django e Pylons; 
  • É open source; 
  • Tem bibliotecas e módulos reutilizáveis; 
  • Possui sintaxe simplificada; 
  • Dispõe de uma comunidade ampla e engajada. 

Desvantagens

No entanto, Python não é nenhuma bala de prata que pode resolver todos os problemas. Afinal, como qualquer outra linguagem ela tem as suas desvantagens. Confira algumas delas aqui. 

  • Não é recomendada para programas que lidam diretamente com o hardware; 
  • É considerada lenta por alguns desenvolvedores, quando comparada à C, C++ ou Java; 
  • Sua execução ocorre com a ajuda de um interpretador e não um compilador; 
  • Não é recomendada quando exige muita memória; 
  • Por ser muito simples, acaba desestimulando o desenvolvedor a utilizar outras linguagens mais complexas. 

Onde aprender Python, a linguagem do ano? 

E, então, quer começar a aprender Python para vivenciar a linguagem do ano e aprender, na prática, as suas vantagens e desvantagens? Confira dicas de alguns cursos que selecionamos para você. 

  • Curso grátis de “Imersão Django” ofertado pela Python Pro. O curso ensina a utilizar o Django, que é um dos principais frameworks usados na linguagem. As aulas são dadas pelo programador, palestrante e professor Renzo Nuccitelli. Busque mais informações no site oficial do curso. 
  • O curso de “Programação em Python do básico ao avançado” disponibilizado pela Udemy é de baixo custo e bem avaliado. Após o curso, você poderá desenvolver aplicações web com o uso de frameworks e ainda se tornar um cientista de dados utilizando a linguagem do ano. 
  • O programa “Python para Todos” é oferecido pela Universidade de Michigan através da Coursera. Após o curso, você desenvolverá habilidades em Json, Xml, SQL, entre outras tecnologias. Não é preciso ter experiência em programação, visto que o curso é bem completo e voltado a iniciantes. 
  • A escola DataCamp oferece um curso bastante dinâmico sobre Python, sendo voltado à Ciência de Dados. Você pode aprender os fundamentos da linguagem do ano e ainda aplicar o conhecimento, com projetos reais. 
  • A Alura também oferece cursos de Python em seu catálogo. Eles vão preparar o desenvolvedor para atuar à frente de projetos de Ciência de Dados e de desenvolvimento web com o uso dos principais frameworks, como Django e Flask. Há programas de 7 a 16 horas de duração, para todos os níveis (iniciante ao avançado). Saiba mais aqui

Você pode também conferir mais dicas de cursos de Python, principalmente voltados para Data Science, acessando este conteúdo

Conclusão 

Como você viu, a linguagem do ano segundo o Índice TIOBE – Python – já ocupou a liderança nos dois últimos anos consecutivos e também em 2018, o que é um indicativo de que as startups e empresas que usam soluções tecnológicas não devem abandoná-la tão cedo. 

Nesse sentido, se você está em dúvida sobre qual área investir seus recursos e seu tempo, Python se coloca como uma boa alternativa. 

Agora, se você já tem um curso na área ou se aprendeu sozinho através da documentação oficial da tecnologia, é recomendado que você valide seus conhecimentos para disputar os melhores processos seletivos da sua área. 

Por isso, a dica final deste artigo é se cadastrar gratuitamente na plataforma Coodesh e ser avaliado pelos nossos processos internos, como teste técnico e comportamental. Assim, as empresas que estão buscando perfis compatíveis ao seu irão entrar em contato.

Saiba mais detalhes do funcionamento da Coodesh acessando a página exclusiva para DEVs.

curso de Angular para desenvolvedor

Cursos de Angular: descubra as melhores escolas para se aprimorar

Boas práticas de ESG nas empresas para atrair desenvolvedores

Como adotar boas práticas de ESG para atrair e reter talentos tech?