O que é Angular 8.x?

Quando o Google lançou o framework de desenvolvimento front-end – o Angular – em 2016, muitas pessoas desenvolvedoras migraram para essa solução mais robusta. E essa comunidade continuou ávida por atualizações. Assim, como já era de se esperar, surgiram novas versões. Até que em maio de 2019 veio a Angular 8, que recebeu novas funcionalidades com o passar do tempo. E, por isso, hoje no Dicionário Tech falaremos um pouco mais sobre as versões mais recentes, demonstrando, por exemplo, o que é Angular 8.x

Afinal, o que é Angular?

Em um breve resumo, o Angular é um framework criado pelo Google para auxiliar no desenvolvimento front-end. 

As suas maiores vantagens frente aos concorrentes são: 

  • Aumento da produtividade; 
  • Fácil de entender e de aplicar; 
  • Tem processo de teste simples de ser executado. 

É indicado que os desenvolvedores que estão aprendendo sobre Angular, tenham um conhecimento prévio de

  • HTML;
  • JavaScript;
  • TypeScript. 

Isso porque o Angular é uma plataforma de desenvolvimento construída em TypeScript. Por essa razão, o foco do framework Angular são aplicações web baseadas em TypeScript.

Enquanto isso, o Angular 8.x é uma versão secundária do Angular 8, com atualizações que preservam as mesmas funcionalidades vindas até a comunidade com a versão principal. 

Como ocorre o versionamento Angular?

Mas, quando o assunto é Angular, é bom esclarecer alguns pontos. Isso porque você deve conhecer o AngularJS e o Angular. Só para lembrar, o AngularJS é a versão 1.x (ligada à JavaScript), enquanto o Angular “normal” não é o Angular 2, mas simplesmente o Angular (ligado à TypeScript). 

Isso porque entre o AngularJS e o Angular houve uma grande mudança na estrutura de código e sintaxe. 

O versionamento do Angular foi conduzido de maneira diferente. E, para aumentar a pequena “confusão”, as atualizações vêm ocorrendo bem rápido, para satisfação da comunidade Angular. Para se ter uma ideia, desde 2016 já estamos vivendo a expectativa da 13.ª versão, que virá no final de 2021. 

VEJA TAMBÉM: Soft e hard skills de um Front-end: conheça as mais valorizadas

Mas neste artigo do Dicionário Tech vamos falar um pouco mais da versão Angular 8 e suas atualizações. 

O Angular 8 conta com a introdução do renderizador Ivy. As suas vantagens principais são: 

  • Compatibilidade com versões anteriores aprimorada;
  • Construções menores;
  • Envio de código pré-compilado;
  • Reconstrução rápida;
  • Tamanho de carga útil aprimorado. 

Assim, após as atualizações do Angular 8, temos o Angular 8.1 e o Angular 8.2, que têm as vantagens acima e muito mais. 

Por isso, quando se fala em o que é Angular 8.x devemos nos lembrar que a maneira de contagem do versionamento é diferente, considerando três principais partes: 

  • Major; 
  • Minor; 
  • Patch. 

Assim, a versão Angular 8.1 indica que a versão principal é a 8, com a versão secundária 1, além do nível patch na numeração subsequente. 

O interessante que você, como pessoa desenvolvedora, precisa saber, é que cada nova versão lançada é compatível com a anterior. 

Normalmente, elas são lançadas duas vezes por ano, trazendo sempre melhorias e novas funcionalidades. Lembrando que as versões principais contêm novos recursos significativos, ao passo que as versões secundárias vêm com novos recursos menores. 

Conclusão 

Você viu o que é Angular 8.x e como se dá o versionamento angular. Lembrando que existem, pelo menos, duas atualizações “major” mais significativas durante o ano desse framework criado pelo Google para o desenvolvimento web front-end. 

Agora, que tal continuar “maratonando” os termos listados no Dicionário Tech da Coodesh

Não se esqueça: somos uma plataforma de recrutamento de developers onde validamos suas skills e contribuímos para o encontro rápido das melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Faça seu cadastro na nossa plataforma agora.

Ruby on Rails para desenvolvimento web: por que essa é uma linguagem tão desejada pelas empresas?

Como entrar no mercado de desenvolvimento iOS?