Convenções de codificação: do camelCase ao kebab-case

convenções de codificação

Você sabe o que são convenções de codificação? Sabe a diferença entre camelCase, PascalCase, snake_case e kebab-case? Então, acompanhe as informações deste conteúdo. 

Mas antes devemos lembrar que as convenções de codificação existem para se conquistar um código limpo, ou seja, mais fácil de ler, de fazer a manutenção e de evitar bugs no sistema criado. 

Enfim, saiba agora qual a diferença entre as convenções inicialmente apresentadas e faça códigos mais bonitos. 

camelCase 

Como é possível perceber, escrever um código com itens em camelCase é manter as palavras unidas, porém com a letra inicial escrita em minúsculo e as demais palavras redigidas apenas com a primeira letra em caixa alta. 

Veja um exemplo: userLoginCount. 

Você já viu o método do camelCase, mas “não estava ligando o nome à pessoa”. A técnica é adotada por marcas famosas, como iPhone e eBay. 

Na linguagem PHP, por exemplo, o camelCase é usado para escrever variáveis, ao passo que as constantes são escritas com letras maiúsculas. 

SAIBA MAIS 

O que é camelCase? 

PascalCase 

Muito parecido com o camelCase, o PascalCase se diferencia apenas porque a primeira palavra tem a letra inicial em maiúsculo. 

Seguindo o mesmo exemplo anterior, a escrita seria: UserLoginCount. Assim mesmo, tudo junto. 

Como você sabe, camel significa camelo em inglês. A letra maiúscula, portanto, é associada à corcova. Assim, fica mais fácil de memorizar. 

Além da escrita de códigos, o PascalCase também é utilizado para escrever hahstags com mais de uma palavra, facilitando assim a leitura, como no exemplo: #ConvençõesDeCodificação. 

snake_case 

Entre as convenções de codificação também temos a snake_case. Nela, as palavras são escritas com letras minúsculas e separadas pelo traço underline ( _ ). 

Por exemplo: user_login_count. 

Esse tipo de convenção é comum em linguagens associadas a C, como C++ e C#. Além disso, ela também é usada em códigos escritos em Ruby e Python. 

Lembrando que há variações, como a escrita em letras maiúsculas. Veja o exemplo: USER_LOGIN_COUNT. Neste caso, porém, a convenção se chama screaming_snake_case. Geralmente, se usa caixa alta quando se está trabalhando em um banco de dados. 

kebab-case 

Muito parecido com a convenção anterior, o kebab-case também separa as palavras, mas agora com apenas hifens. É utilizado, portanto, o modelo user-login-count

Geralmente, esse padrão é usual em URLs de sites, como no exemplo www.blog.com.br/exemplo-de-kebab-case

Diferentes convenções de codificação para diferentes linguagens 

Gostou das informações até aqui? É bom lembrar que você precisa estudar as convenções de codificação conforme a linguagem de programação empregada. No caso de C#, por exemplo, as convenções estão expressas neste link

De modo geral, as linguagens se assemelham no que diz respeito às convenções de codificação, mas é bom verificar os padrões da linguagem antes de começar a codar. 

Boas práticas para a escrita de um código limpo 

As convenções de codificação servem, portanto, para deixar o código mais legível, principalmente quando outros desenvolvedores precisam consultar o código ou corrigir algum bug. 

Já dizia o escritor Michael Feathers, autor do livro “Trabalho Eficaz com Código Legado”: “Um código limpo sempre parece que foi escrito por alguém que se importava”. 

Enfim, para ser um bom desenvolvedor, escreva bons códigos. Aliás, o conceito de código limpo ou clean code, como preferir, pode ser consultado neste conteúdo. 

Para afastar o risco de bugs, o espaço em branco deve ser evitado. Isso ocorre porque aplicações de diferentes tipos reservam o carácter de espaço para finalidades especiais. 

No entanto, o espaçamento em branco no início de cada linha deve ser mantido. Esse espaço é chamado de indentação. Portanto, trata-se do espaçamento aplicado no início das linhas de código para garantir uma boa hierarquia visual no código-fonte.

Conclusão 

Em síntese, as convenções de codificação existem para deixar o código mais organizado, fácil de visualizar e possível de ser compreendido. 

Outro fator importante é que os padrões, como camelCase, PascalCase, snake_case e kebab-case variam de acordo com a linguagem utilizada para programar. Portanto, é imprescindível consultar a documentação do idioma utilizado para acertar na escrita. 

Se você gostou deste conteúdo compartilhe nas suas redes sociais com a ajuda dos botões abaixo. Além disso, aproveite para conhecer a Coodesh, uma plataforma de validação de desenvolvedores e talentos tech, bem como de recrutamento de profissionais de tecnologia por parte de empresas e startups.

gestão humanizada

Gestão humanizada: qual a sua importância para engajar e reter seus talentos?

o que é SSE

O que é SSE?