O que é SSE?

o que é SSE

O que é SSE e por que é importante conhecer essa tecnologia no desenvolvimento web? Saiba mais neste post do Dicionário Tech. 

Basicamente, SSE é Server-Sent Events ou Eventos Enviados pelo Servidor. Ele ocorre com a utilização de uma API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações). 

Mas quais os outros tipos de conexões e por que o SSE é mais vantajoso? Confira uma introdução do que é SSE e aplique seus conhecimentos em projetos de desenvolvimento de recursos de desenvolvimento web, como páginas, feeds e chats. 

Como funciona o SSE? 

A internet é construída por padrões, e um deles é o HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Normalmente, o cliente solicita um recurso, e o servidor retorna para o cliente. Entretanto, no SSE o próprio servidor envia o recurso ao cliente.  

Para isso acontecer, é preciso implementar o SSE no navegador. Assim, ele define uma API chamada de EventSource, que mantém a conexão com o servidor aberta, em um padrão WhatWG. Assim, são definidos métodos para gerenciar e fechar conexões, bem como receber dados e resolver erros. 

Em suma, o SSE permite trabalhar com conexões no desenvolvimento web de maneira diferente do modo convencional. 

Na prática, ele é muito útil em aplicações que demandam atualizações de minuto a minuto, ou até menos, como feed de redes sociais, chatbot e portais de notícias. 

É interessante acrescentar que o padrão usado na API em questão é suportado pela maioria dos navegadores, como Google Chrome, Firefox, Opera, Safari e Microsoft Edge. 

Quais as maneiras convencionais? 

Como foi dito, normalmente o cliente envia a requisição ao servidor através do seu navegador. O formato da atualização muda, como ocorre no Polling e no WebSocket. Saiba um resumo a seguir: 

Polling: o navegador pergunta ao servidor se tem atualizações, e isso ocorre de tempos em tempos.  

WebSocket: é um long-polling, sendo que o cliente se conecta ao servidor e tem uma conexão aberta entre ambos. Ele é bastante usado em chatbot. 

Mas entre as aplicações do SSE no desenvolvimento web, podemos citar o serviço de mensagens do LinkedIn, a exibição de dados de mapa ao vivo do Mapbox e os chats em geral. 

Principais campos 

Para quem já sabe o que é SSE e pratica esse recurso, já está habituado com alguns campos, como os seguintes: 

Data: é usado para o conteúdo do evento; 

Event: pode ser usado para enviar manipuladores de eventos diferentes; 

Id e retry: são recursos que permitem a reconexão automática, sendo, portanto um dos mais interessantes do SSE, pois possibilita que o usuário receba a página atualizada após uma queda de sinal, por exemplo, sem qualquer intervenção do próprio usuário.

Conclusão

Como você viu, o que é SSE está muito ligado ao front-end de uma aplicação. Por isso, se você é desenvolvedor desta área, aprofunde seus conhecimentos em APIs e outros recursos para melhorar a navegação do usuário. 

Além disso, continue acompanhando outros termos do Dicionário Tech, que também são úteis para tech recruiters entenderem melhor o universo do desenvolvimento. 

convenções de codificação

Convenções de codificação: do camelCase ao kebab-case

escolas de golang

Onde aprender e estudar GoLang?