Coding skills: 7 habilidades que todo desenvolvedor deve ter

coding skill

Como ser um desenvolvedor bem-sucedido? A resposta é simples: com coding skills desejadas no mercado. Estudar, praticar, perguntar, testar, refazer são alguns dos verbos mais praticados pelos developers quando estão começando. 

O início pode ser tanto numa nova carreira quanto numa nova tecnologia. O mais importante é lembrar que nesta área sempre há algo novo para acompanhar. Afinal de contas, não dá para pegar o diploma da faculdade e achar que está tudo resolvido. 

Portanto, separamos 7 habilidades de codificação mais requisitadas pelos tech recruiters das empresas:

  1. Estudar a linguagem básica 
  2. Verificar os frameworks
  3. Comunicar-se com a equipe
  4. Ter visão de negócio 
  5. Ter pensamento inovador 
  6. Ser paciente 
  7. Prestar atenção nos detalhes 

Portanto, acompanhe este conteúdo e veja como adquirir essas coding skills para conquistar o sucesso profissional. 

O que é coding skills? 

Coding skills são habilidades de codificação. Lembrando que código se refere ao código-fonte, que é um conjunto de declarações e instruções feitas pelo desenvolvedor utilizando uma linguagem de programação. 

Desse modo, podemos ver que coding skills são habilidades de codificação, ou seja, o quão bom um profissional é em escrever códigos seguindo as boas práticas da programação, como o código-limpo e as normas da linguagem escolhida. 

Mas você deve estar se perguntando: “não basta apenas escrever o código-fonte dentro da linguagem solicitada?”. Não é só isso. 

Um desenvolvedor precisa ter uma visão holística e analista do projeto, entendendo o objetivo de cada tarefa e, assim, otimizá-la. 

Por que valorizar as coding skills? 

Por certo, a área da programação é uma das mais cobiçadas. Os salários são altos e, além disso, sobram vagas. Parece o sonho de todo profissional em início de carreira ou em fase de transição, não é mesmo?

Um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostra que até 2025 haverá uma demanda de 797 mil profissionais de tecnologia. 

Entretanto, faltam profissionais, principalmente os de nível avançado, com mais anos de experiência. 

Um levantamento da Catho, por exemplo, apontou que as empresas estão procurando mais por profissionais de tecnologia. Só em 2020, houve 174% mais buscas por desenvolvedores nesta plataforma de empregos. 

Entretanto, preencher tais vagas ainda é um desafio em muitas empresas. O recrutamento exige um tratamento mais técnico. Além disso, as empresas brasileiras concorrem com as organizações internacionais, que também estão de olho nos talentos de tecnologia do nosso país. 

Por essa razão, o SLA (Service Level Agreement), que mede o intervalo entre a abertura e o fechamento de uma vaga em recrutamento e seleção, é alto em TI (Tecnologia da Informação). Ele pode chegar a 20 dias, conforme as exigências da vaga. 

Quais habilidades trabalhar? 

Visto todo o contexto que envolve a carreira de desenvolvedor, saiba agora 7 coding skills que são bastante desejadas por tech recruiters com base no feedback que recebemos em nossa plataforma. 

1. Estudar a linguagem básica 

Que linguagem de programação você tem mais afinidade? Existem vários tipos de linguagem, entretanto, você deve se propor a estudar a fundo aquela que faz mais sentido para a sua carreira. 

O Índice Tiobe (que mede a popularidade dos idiomas de programação) traz as mais famosas, como Python, C, GoLang, Java, JavaScript e muitas outras. 

Portanto, a dica é ler a documentação, assistir a tutoriais na internet, ver e analisar o código de colegas e não ter vergonha de perguntar e pedir ajuda. E se você já domina a linguagem, não se esqueça de compartilhar seu conhecimento com o seu time. 

2. Verificar os frameworks 

Além da linguagem, verifique os frameworks mais desejados nos job descriptions das vagas de emprego. 

Por aí, você terá uma base para saber onde investir. Isso porque há frameworks mais desejados, como Angular e Vue.js (no front-end) e Ruby on Rails e Django (no back-end), por exemplo. 

Portanto, sabendo fazer bem o “arroz com feijão” da linguagem escolhida, parta para os frameworks e bibliotecas. Inclusive há muitos cursos on-line voltados a uma determinada tecnologia e que podem ser muito úteis na sua jornada. 

3. Comunicar-se com a equipe

Uma coding skill que deve estar no seu foco de desenvolvimento é a comunicação. Pode parecer simples, mas nas tarefas do dia a dia ela faz muita diferença. É preciso falar e deixar claro que o seu interlocutor entendeu. Além disso, é muito valoroso documentar as suas tarefas repetitivas, assim o outro desenvolvedor ou profissional de outra área entenderá o que é preciso fazer. Dizem que um código bem escrito dispensa comentários, porém, ao escrever comentários no código-fonte seja o mais simples e direto possível. 

4. Ter visão de negócio 

O desenvolvedor precisa ter uma visão completa do produto. Para isso, ele precisa entender o negócio e, assim, buscar a melhor solução dentro das tecnologias disponíveis para executar o trabalho. Por isso, ter uma visão de negócio é o resumo de outras aptidões de coding skill, como compreender a linguagem, saber ouvir e fazer as perguntas certas. 

5. Ter pensamento inovador 

Para ter pensamento inovador dentro da programação, é muito importante desenvolver hard e soft skills, mas também contar com a contribuição da empresa. Isso porque a cultura organizacional precisa estimular a inovação e não valorizar o erro como algo negativo. Afinal, ao inovar podemos errar e, dessa forma, precisamos estar em um ambiente seguro e estimulador. 

6. Ser paciente 

Qual seu nível de paciência numa escala de 0 a 10 quando ocorre um bug? Quando somos pacientes conseguimos ter mais foco e clareza. Para o desenvolvedor, que trabalha sob pressão, é muito importante manter a paciência. Mais uma vez, o papel da cultura organizacional e da liderança é essencial para manter um clima de harmonia sem perder a produtividade. 

7. Prestar atenção nos detalhes

Entre as 7 coding skills que selecionamos para você fazer uma autoavaliação, está a da atenção. É isso mesmo, é muito necessário prestar atenção aos detalhes do código e do projeto para realizar boas entregas. De novo, essa habilidade depende das demais. Ao ter uma escuta ativa, aprimorando sua comunicação, você estará apto a prestar atenção aos detalhes. Assim, você assume uma postura preventiva e evita bugs, atrasos, falta de foco e outros ruídos que podem minar sua produtividade. 

Como testar as coding skills? 

Você já está pronto para o mercado de trabalho? O caminho mais curto para provar isso é fazendo testes técnicos. 

Mas não é preciso fazer um teste diferente para cada empresa. Você pode realizar um só challenge, estar validado e ter um grande diferencial para participar dos processos seletivos das empresas. 

A Coodesh é uma plataforma de code assessment que você pode usar gratuitamente. Crie seu perfil neste link e escolha qual teste realizar. Confira as opções: 

  • Scorecard: é uma autoavaliação inicial na qual você coloca o seu nível de conhecimento nas tecnologias solicitadas; 
  • Fast Challenge: é um teste teórico com perguntas e respostas de múltipla escolha, com correção automática. A nota de corte para baixar o certificado e integrá-lo ao LinkedIn é de 75% de acerto. 
  • Coding Challenge: é um teste mais longo, onde você escreve um trecho de código conforme as requisições. 

Antes de encerrar a leitura, veja este papo-papo entre o co-founder da Coodesh, Glaydston Veloso, e o software engineer Fabio Vedovelli, com dicas importantes sobre a área tech. 

Conclusão 

Geralmente, os desenvolvedores são autodidatas e conseguem ter coding skills estudando sozinhos, observando o código dos seus colegas mais experientes e fazendo cursos on-line. 

Mas, além dessa característica, é preciso desenvolver uma visão analítica e crítica do produto. Para isso, é necessário começar, passo a passo, estudando, observando, refazendo e validando tudo o que aprendeu. 


Crie seu perfil gratuito na Coodesh e teste suas coding skills.

o que é xUnit

O que é xUnit?

kanban

Kanban: como ele melhora a produtividade?