O que é xUnit?

o que é xUnit

Por trás de um software com bom desempenho há uma série de testes realizados. Por isso, saiba o que é xUnit, uma das opções mais usadas por desenvolvedores quando realizam testes unitários. 

O termo é explicado neste conteúdo do Dicionário Tech da Coodesh. A seção é voltada para os desenvolvedores iniciantes e tech recruiters que desejam se inteirar das tecnologias mais desejadas pelas empresas nas vagas de emprego. 

Definição 

xUnit é uma biblioteca de código aberto usada na realização de testes unitários focados na comunidade para o .NET framework. Você pode conferir todos os detalhes e a documentação neste link

Essa tecnologia surgiu a partir da segunda versão de NUnit (criada por James Newkirk), já que os criadores desta última ferramenta buscavam um recurso mais amplo que o já criado. 

Isso explica as semelhanças entre NUnit e xUnit. No entanto, também há diferenças. É o caso do nome dos atributos. Usando xUnit não é possível tornar uma classe testável como no NUnit. Assim, é preciso decorar os métodos com os atributos a fim de testar métodos com (Theory) e sem parâmetros (Facts). 

Utilização 

O xUnit é voltado para o .NET Framework. Mas ele também pode ser usado com C#, F# e VB.NET. Além disso, também suporta CodeRush, ReSharper, Xamarin e TestDriven.NET. 

Outra possibilidade é a utilização com os sistemas Windows e Linux, enquanto isso os usuários de macOS podem seguir as mesmas instruções usadas no Linux. 

Importância 

Quando se usam testes unitários, se testam pequenas partes do software antes de colocá-lo em produção a fim de verificar sua funcionalidade. Portanto, no lugar do teste geral, se aplicam pequenos testes. 

Nesse quesito, ao descobrir se pequenos detalhes estão funcionando corretamente ou não, é mais fácil encontrar erros e corrigi-los. 

Os desenvolvedores seguem 3 princípios básicos nos testes unitários: 

  • A (Act): ação; 
  • A (Arrange): organização; 
  • A (Assert): assertividade. 

E esses três princípios podem ser adotados com xUnit. Além de suportar esses princípios, o uso do xUnit também envolve vantagens

  • Verificam se o software está funcionando corretamente;
  • Ajuda a identificar erros e corrigi-los;
  • Possibilita a redução de bugs;
  • Melhora a produtividade, com foco na qualidade do produto. 

Conclusão 

Como você leu o que é xUnit, é hora de conhecer outros temas do nosso Dicionário Tech. Aproveite para ler sobre tecnologias usadas no back-end e front-end. 

Conheça também a plataforma da Coodesh para validar as habilidades dos desenvolvedores ou para empresas recrutarem talentos tech.

ETL e ELT

O que são ETL e ELT e quais suas diferenças?

coding skill

Coding skills: 7 habilidades que todo desenvolvedor deve ter